A FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura) prossegue recebendo até o próximo dia 25, deste mês, as inscrições de pessoas interessadas em participar do Processo Seletivo para o cadastramento e concessão de licença de funcionamento para o “Projeto Franca Feito à Mão".
Poderão pleitear uma vaga no projeto, pessoas que tenham mais de 18 anos, residentes na cidade, para as categorias de artesanato, culinária, artes visuais e costura criativa. Cada interessado poderá fazer a inscrição para apenas uma categoria.
O atendimento para o cadastramento está sendo prestado de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 16h, onde os interessados deverão apresentar cópias simples do RG, CPF, comprovante de residência (água, luz, telefone, internet, carnê de IPTU), uma foto 3x4 recente de todos os inscritos para a confecção da credencial, fotos dos produtos que serão comercializados e um produto pronto produzido pelo interessado. Caso o item inscrito seja perecível (menos de 30 dias) no caso da culinária, o candidato deverá assinalar o item “perecível” em sua inscrição. Neste caso, a Comissão de Seleção e Avaliação agendará um dia para que o candidato produza o item, que fará parte de seu cardápio, para análise.
Serão disponibilizadas, ao todo, 30 vagas, sendo que 14 delas serão destinadas, preferencialmente, aos artistas e artesãos que atenderam à convocação para a regularização cadastral feita pela FEAC, em edital publicado no dia 27 de setembro. Porém, eles terão que participar de todo o processo seletivo, com apresentação da documentação solicitada, atendendo aos requisitos determinados, sob pena de não receberem a renovação das licenças de funcionamento. As demais 16 vagas serão destinadas aos candidatos habilitados e classificados no processo seletivo, obedecendo a ordem de classificação.
A Comissão de Seleção e de Avaliação será composta por até cinco membros, que irão analisar a documentação, os trabalhos inscritos por fotos, apresentação e análise da peça produzida pelo candidato, de acordo com os critérios de avaliação do regulamento.
Os classificados que serão contemplados com o Projeto "Franca Feito à Mão", serão conhecidos através de publicação no Diário Oficial do município e no site da FEAC. Será publicada também uma lista contendo os suplentes, por ordem de classificação, que irão substituir, caso haja desistência, irregularidades ou outros itens avaliados pela Comissão Organizadora.
O Projeto "Franca Feito à Mão", que objetiva divulgar o artesanato, a arte, a culinária, a costura criativa e suas técnicas (originalidade, regionalidade e valorizar o fator de desenvolvimento humano), expressões artísticas, preservação da tradição cultural, geração de renda ao artesão e artista francano, contará com a gestão da FEAC, atendendo ao decreto municipal nº 11.330, de 27 de setembro deste ano, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (Fussol). Deverá ser realizado aos sábados, no horário das 9 às 15h, na Praça Carlos Pacheco, em frente à Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento". Em feriados ou datas comemorativas, os dias e horários poderão ser alterados, com prévia autorização pelo gestor do projeto.
Como funciona
Cada contemplado terá direito ao uso de um espaço na Praça Carlos Pacheco, no centro, conforme os locais preestabelecidos para montagem das barracas. Após a definição dos espaços, não será permitida nenhuma alteração por parte dos expositores.
Os locais para a instalação das barracas serão sorteados em audiência pública com todos os participantes presentes ou seus representantes.
A vaga no “Projeto Franca Feito à Mão” entrará em vigor a partir da concessão da licença de funcionamento, podendo ser revogada a qualquer momento, a critério do gestor do projeto.
O selecionado deverá indicar até três pessoas, que serão cadastradas e o substituirão, individualmente, quando da necessidade de sua ausência. Este item é obrigatório para obtenção da vaga.
O espaço deverá sempre estar em funcionamento nas datas de realização da feira e, caso o expositor não possa comparecer, deverá providenciar um dos indicados para substituição. Caso haja total ausência do expositor por cinco vezes, com justificativas (atestado médico, licença maternidade/paternidade e atestado de óbito de familiares), o expositor será automaticamente desligado do projeto.
Todos os contemplados deverão assinar um termo de empréstimo pelo uso das barracas, se comprometendo pela retirada, conservação e entrega da mesma.
Serviço:
Processo Seletivo para Cadastramento e Licença de Artesãos para o Projeto "Franca Feito à Mão
Inscrições: Até o dia 25/11/2021 - Segunda a sexta-feira, das 8 às 16h.
Local: Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento”, rua Oscar Brasilino dos Santos, 1531, Praça Carlos Pacheco - Centro.