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Notícias

Eleita a primeira diretoria do Conselho de Usuários

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     Ocorreu na tarde desta segunda-feira, 31, a posse dos novos membros da direção executiva do Conselho Municipal de Usuários dos Serviços Públicos. A cerimônia conduzida pela Prefeitura de Franca, através da Comissão de Seleção e Avaliação da Controladoria Interna e Departamento de Ouvidoria, aconteceu no auditório do CEFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional), no bairro Cidade Nova. 
     Esse Conselho Municipal de Usuários é um espaço que possibilitará a participação popular na Ouvidoria, com a avaliação nas ações e programas do município, oferecendo sugestões junto ao Executivo, com mandato de 2 anos.  Depois que os presentes foram apresentados, por aclamação, foram eleitos os membros da direção executiva. Para presidente, o servidor Adílson Marqueti, representando o Poder Público, vice-presidente Letícia Lorena Costa, representando os usuários e secretária, Karla Migani de Andrade Tozi, também, pelos usuários.
     O colegiado é composto por 12 membros, sendo seis representantes dos usuários de serviços públicos municipais e outros seis representantes da administração pública. O espaço do CEFAP foi colocado à disposição para as reuniões que deverão ser realizadas bimestralmente. Dentre as funções, o conselho terá a finalidade de acompanhar a prestação dos serviços, participar da avaliação dos serviços prestados, propor melhorias na prestação dos serviços, contribuir para a definição de diretrizes para o adequado atendimento ao usuário, além de elaborar, aprovar e reformar, quando necessário, o regimento interno.

Prefeito apresenta projeto que reserva 20% de vagas em concursos públicos

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     O prefeito Alexandre Ferreira protocolou na Câmara Municipal nesta segunda-feira, 31, projeto de lei que trata da reserva de vagas para as pessoas negras, na proporção de 20% na cota racial, oferecidas nos concursos públicos e processos seletivos, no âmbito da administração pública do município. Na mensagem ao Legislativo, o prefeito destaca que a população afrodescendente ainda sofre as marcas sociais da exclusão, para a reparação dessa chaga social é imprescindível a implementação de ações afirmativas, que estabeleçam critérios de compensação e ascensão social, dentre eles, postos de trabalho em concursos públicos.
     A institucionalização da política de reserva de vagas para a população negra, na proporção estipulada pelo referido projeto de lei, tem como base a Lei Federal 12.990, de junho de 2.014. 

Creches retornam atendimento nesta segunda-feira (31)

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     A Secretaria de Educação reforça a informação de que as aulas nas creches e creches-escolas parceiras terão início nesta segunda-feira, 31. Em pronunciamento realizado nesta sexta-feira, 28, o prefeito Alexandre Ferreira esclareceu que a família que decidir que seu filho, que já está matriculado na creche, irá ser atendido presencialmente, tendo seu direito garantido.
     Muitos pais trabalham e precisam da creche para ter um local seguro e adequado para deixarem os filhos. Diante desta situação, o prefeito determinou providências urgentes para garantir o atendimento no formato escolhido pela família.
 
Matrículas terminam no dia 31
     As matrículas das crianças contempladas com vagas nas creches terminam nesta segunda-feira, 31. A lista foi divulgada no Diário Oficial, na edição de 20 de janeiro. A secretária de Educação, Márcia Gatti, alerta os pais e responsáveis que ainda não tenham procurado as creches, que entrem em contato com a unidade ou com a Central de Vagas pelo telefone: 3711-9596.
     O não comparecimento no período estabelecido, implicará automaticamente na desistência da vaga. No ato da matrícula, será necessário apresentar original e cópia dos seguintes documentos:
- foto 3x4 da criança
- certidão de nascimento e CPF da criança
- RG e CPF dos pais
- comprovante de endereço (talão de água ou luz)
- cartão Bolsa Família e comprovante de recebimento do mesmo (quando possuir)
- carteira de vacinação da criança

FEAC recebe prestação de contas da iluminação de Natal

 
DSC 1182     A FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura) recebeu nesta sexta-feira, 28, o relatório de execução de trabalhos e documentação de prestação de contas, entregues pela ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), referente ao termo de execução do projeto de iluminação do “Natal da Esperança 2021”.
     Os documentos serão avaliados pela Comissão Especial de Análise de Prestação de Contas da FEAC e pela Controladoria Interna e Compliance da Prefeitura de Franca. 
     De acordo com o contrato, o prazo para análise dos documentos é de até 150 dias, após a entrega da documentação. Porém, por determinação do prefeito Alexandre Ferreira, o prazo para análise dos documentos deverá ser reduzido para até 20 dias.
 

Prefeitura estabelece novo prazo para isenção de IPTU

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     O prazo para solicitações de isenção de IPTU para aposentados  sofreu alterações na legislação. Para este ano, a data  limite para os pedidos será o dia 30 de outubro. Até o ano passado, era permitido fazer o pedido até o último dia útil de dezembro. Com essa medida administrativa, a Prefeitura realiza o lançamento da isenção no sistema de forma antecipada. Com isso, a partir do exercício de 2.023, os contribuintes que fizerem a solicitação este ano e tiverem os seus pedidos deferidos, não receberão mais o boleto. 
     A solicitação de isenção pode ser feita de três maneiras: preferencialmente no site (www.franca.sp.gov.br), através da Central Online; nos 12 postos "Prefeitura Perto de Você", existentes nas cinco regiões da cidade; e ainda, presencialmente, na Central de Atendimento na Prefeitura.   
 
Limites para isenção
     Para pedir a isenção do IPTU, de pessoas aposentadas e pensionistas são necessários: CPF, RG ou CNH; certidão de casamento ou declaração de união estável; certidão de óbito; documentos do imóvel, como escrituras, certidão de matrícula ou contrato particular com firma reconhecida; carta de concessão do benefício; e demonstrativo de crédito do benefício atualizado (não será aceito extrato bancário de conta). Caso o contribuinte seja casado, deve apresentar também o comprovante de renda do cônjuge. 
     Podem ser beneficiados com a isenção do IPTU, as pessoas que recebam renda mensal vitalícia, amparos sociais do idoso ou para pessoas com deficiência, que tenham um único imóvel e nele residam. Para ter direito à isenção, o solicitante deve ter renda bruta pessoal ou conjugal que não seja superior a 35 UFMF (Unidades Fiscais do Município de Franca), que este ano corresponde a R$ 71,96, equivalendo a R$  2.518,60. 
     Cerca de oito mil contribuintes tiveram direito à isenção do imposto em 2.021 e as solicitações devem ser renovadas a cada ano, seguindo os critérios exigidos em lei. Outra condição essencial, é que o proprietário ou usufrutuário não tenha quaisquer débitos junto a Prefeitura.
 
Redução
     A redução é direito de todo contribuinte em Franca, sobre o imóvel em que residir. O pedido para a redução de 10% do IPTU deve ser feito pelo proprietário, usufrutuário ou procurador formalmente constituído, anualmente, até 10 de dezembro. A legislação permite que a redução seja aplicada para o imóvel onde o proprietário resida. Informações ou dúvidas poderão ser esclarecidas pelo Whatsapp 3711-9586. 
 
Postos "Prefeitura Perto de Você"
 
Região Norte
Emeb Profª. Sueli Contini Marques 
Rua Mamede Silva, 2771 – Jardim Tropical Telefone: 3704-2105
 
Emeb Prof. Florestan Fernandes 
Rua Raquel Jacintho Mesquita, nº 900 – Jardim Vera Cruz Telefone: 3704.0288/3703.2247
 
Emeb Profª Olívia Corrêa Costa 
Rua Antonio Miras Molina, nº 4700 – Jardim Paineiras Telefone: 3704.1862
 
Emeb Dr. Valeriano Gomes do Nascimento CAIC 
Rua José Gianesella, 581 – City Petrópolis Telefone: 3703.8024 / 3705.0112
 
SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA
Alameda Vicente Leporace, 4655 – Parque dos Pinhais  3711.9501
 
Região Oeste
Emeb Profª Rita de Cássia Calixto Xavier
Rua Otaides Eurípedes Eleutério, nº 2505 – Jardim Pulicano Telefone: 3723.5464
 
Emeb Profª Dorotea Paulino Ferro 
Rua Joaquim Machado, nº 580 – Jardim Paulo Archetti Telefone: 3722.8817 / 3720.7750
 
Região Sul
Emeb Profª. Vanda Thereza de Senne Badaró     
Rua Alfonso Sanches Simon, 301 – Recanto Elimar II Telefone: 3701.2139
 
Emeb Prof. Hélio Paulino Pinto 
Rua Urias Alves Taveira, nº 6309 – Residencial Ana Dorotéia Telefone: 3704.0935
 
Emeb Prof. Antônio Manoel De Paula 
Av. Gabriela Almeida de Pirajá, nº 671 - Aeroporto II Telefone: 3701.8704
 
Região Leste
Emeb Frei Lauro de Carvalho Borges
Rua Cândido Carlos de Mello, 2860 – Jardim do Éden Telefone: 3705.3445
 
EMEB PROFª LUZINETE CORTEZ BALIEIRO 
Rua Eunice Carmem Gonçalves Rodrigues, 2555 – Jardim Palestina Telefone: 3727.6260
 
EMEB PROF. DR. RUBENS ZUMSTEIN 
Rua Paulo Vieira da Silva, nº 2321 – Jardim Piratininga Telefone: 3706.0063
 
EMEB PROF. CÉSAR AUGUSTO DE OLIVEIRA 
Av. Major Elias Motta, 1830 - Jardim Brasilândia Telefone: 3725-2840 / 3725-9510
 
Região Centro
CENTRO DE ENSINO SUPLETIVO MUNICIPAL - CESUM - Profª Climene Rebelo Novelino Abdala 
Avenida Champagnat, 1808 – Sala 26 - Centro Telefone: 3701.8367
 
 

Educação confirma para fevereiro inscrições de Cursinhos Populares

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     Os estudantes de escolas públicas, de baixa renda e que tenham concluído o ensino médio, poderão ser inscrever a partir do dia 9 de fevereiro, no processo seletivo do programa "Cursinhos Populares", oferecido pela Prefeitura de Franca. Ao todo, são 70 vagas abertas.
     As inscrições serão recebidas entre os dias 9 e 17 de fevereiro, por meio eletrônico a ser definido pela Secretaria de Educação. Outra forma de atendimento será  presencialmente, na própria Escola Municipal "Nair Rocha", que fica na rua Padre Conrado, 1900, Jardim Integração, região oeste.
     O início das aulas está previsto para o dia 7 de março, no período noturno. Neste primeiro semestre, as aulas deverão acontecer na própria unidade.
     A prova do processo seletivo será no formato online e está programada para o dia 21 de fevereiro. A divulgação dos aprovados está prevista para o dia 24, através do Diário Oficial do Município. As matrículas deverão ser feitas nos dias 3 e 4 de março.

Posse do novo Conselho de Usuários será nesta segunda-feira

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     A Prefeitura de Franca, por meio da Comissão de Seleção e Avaliação da Controladoria Interna e Departamento de Ouvidoria, realiza na segunda-feira, dia 31, a Posse dos Membros do "Conselho Municipal de Usuários" do serviço público. A cerimônia será às 14 horas, no auditório do CEFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional), localizado na rua Francisco Barbosa, esquina com a Prudente de Morais, no bairro Cidade Nova. 
     De acordo com as informações da Controladoria Interna do município,  o Conselho Municipal de Usuários vai possibilitar a participação popular na Ouvidoria, com a avaliação das ações e programas do município, oferecendo sugestões junto ao Executivo. 
     O novo colegiado é composto por 12 membros, sendo seis representantes dos usuários de serviços públicos municipais e outros seis representantes da administração pública. O mandato dos conselheiros será por dois anos.

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