Email  

Notícias

Saúde prossegue imunizando pessoas com 18 anos ou mais contra a Covid

arte vacina 160821 
     Na próxima segunda-feira, 16, a Secretaria de Saúde prosseguirá imunizando as pessoas com idade de 18 anos ou mais, cujo atendimento foi iniciado no último sábado, com a realização de um mutirão.
     Para este dia, estarão disponíveis 5 postos de vacinação, sendo as UBS Brasilândia, Progresso, Santa Clara, Santa Terezinha e o Internacional Esporte Clube (entrada pela rua Cavalheiro Petráglia, 99 – Estação), funcionando das 07h30 às 16h.
     As pessoas que estiverem aptas a receber a vacina, devem fazer o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a quantidade de doses disponíveis. Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto, o CPF e um comprovante de endereço.
     Nesses mesmos locais também deverão ser imunizadas, as pessoas que apresentam comorbidades, profissionais da Educação e Saúde, com 18 anos ou mais. 
 
1ª DOSE COMORBIDADES- As pessoas que apresentam comorbidades, na faixa etária de 18 anos ou mais, continuarão sendo atendidas na próxima segunda-feira, 16, com a primeira dose da vacina, nos mesmos postos já mencionados. A lista com as comorbidades e documentos necessários para a aplicação da vacina está disponível no site da Prefeitura.
 
1ª DOSE PROFISSIONAIS DE SAÚDE- Os profissionais de saúde, com idade de 18 anos ou mais, que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, poderão comparecer na próxima segunda-feira, nos postos já citados e horários para serem imunizados, mediante a apresentação de um documento de identidade com foto, CPF e o comprovante de endereço.
 
1ª DOSE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO- Os profissionais da área de Educação, com idade de 18 anos ou mais, que ainda não foram imunizados, poderão receber a primeira dose da vacina na próxima segunda-feira, nos postos acima citados, mediante a apresentação de comprovante de cadastro, contendo o QRCode para o recebimento da dose, além do documento de identidade com foto e o CPF. Antes de comparecerem ao posto de vacinação, os interessados deverão efetuar o cadastro, acessando o link https://vacinaja.sp.gov.br/educacao, onde será emitido um comprovante que deverá ser, obrigatoriamente, apresentado no ato da vacina.
 
1ª e 2ª DOSES GESTANTES E PUÉRPERAS
Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses (Coronavac) prossegue na próxima segunda-feira, na UBS Paulistano, no período das 07h30 às 12h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
 
2ª DOSE - ASTRAZENECA-  As pessoas que irão receber a segunda dose da Astrazeneca poderão comparecer na próxima segunda-feira, nas UBS Aeroporto 1, Leporace, Paulista e Horto, das 07h30 às 16h.
 
2ª DOSE - CORONAVAC- Já para a Coronavac, o atendimento será prestado das 07h30 às 16h, nas UBS Aeroporto 3, Ângela Rosa, Guanabara e São Sebastião, além da UBS Paulistano, das 13 às 16h.
 
ORIENTAÇÃO - A principal orientação da Secretaria de Saúde é para que antes de comparecerem aos locais, as pessoas verifiquem a data agendada no cartão de vacinação para o recebimento da segunda dose e, caso esteja no dia correto, procurem um dos postos, apresentando o cartão para a comprovação da primeira vacina e um documento de identidade com foto, como o CPF. Os intervalos entre as doses são de 28 dias para a Coronavac e 12 semanas para a Astrazeneca.
 

Vacina contra a Gripe Influenza será aplicada nesta segunda-feira

Vacina Influenza1608 2 
     A Secretaria de Saúde informa que a vacina contra a Gripe Influenza estará disponível a partir da próxima segunda-feira, 16 até quarta-feira, 18, das 10h às 16h, na Escola Industrial, com entrada pelo Hall do Teatro. Poderão receber o imunizante, pessoas acima de 12 anos de idade, portando o documento de identidade com foto ou carteira de vacinação. 
     De acordo com o levantamento da Secretaria de Saúde, já foram aplicadas 69.019 doses, sendo que os maiores percentuais de vacinação, estão entre as puérperas (68,1%), profissionais de saúde (61,4%), crianças (46,9%), idosos (46,5%), gestantes (45,6%) e demais públicos. 
     É importante lembrar que a vacina da gripe só poderá ser aplicada com intervalo de 15 dias, após o recebimento da vacina contra a Covid-19, sendo a primeira ou segunda doses. É necessária a apresentação do cartão de vacinação para avaliação da data. 

Franca registra abertura de cerca de 1 mil empresas e 5 mil empregos gerados em 2021

 boletim materia
     O Boletim Econômico da Secretaria de Desenvolvimento referente ao mês de julho, apontou que neste primeiro semestre de 2.021, a economia da cidade está se fortalecendo a cada dia, com a abertura de empresas e a geração de empregos.
     Segundo o relatório, que apresenta dados da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo) - unidade de Franca, foram abertas neste ano, cerca de 1.000 novas empresas, chegando ao número total de 58.167 CNPJ’s ativos na cidade, incluindo MEIs (Micro e Pequenos Empreendedores Individuais) abertos pelo Portal do Empreendedor, que foram mais 300 novas empresas em média por mês, que atualmente representam em torno de 50% de todas empresas ativas no município.
     Já o número de postos de trabalho, gerados neste ano, foi de cerca de 5.000 trabalhadores, segundo dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
     De acordo com o boletim, a tendência para os próximos meses é de ampliação desse saldo, com a retomada econômica mais efetiva no comércio local. 
     O prefeito Alexandre Ferreira avaliou o boletim econômico e comemorou os resultados obtidos com as ações que foram implantadas, visando estimular e fortalecer a economia da cidade. Dentre os projetos desenvolvidos, Ferreira destacou a abertura de linhas de crédito pelo Banco do Povo, a retomada dos cursos do Programa "Caminho para o Emprego", a implantação do Programa Emprega Franca, com vagas de trabalho e preparação dos candidatos e o Venda Legal, para auxiliar os vendedores informais. "Temos um longo caminho pela frente, mas a primeira batalha da pandemia, que eram os efeitos provocados pela Covid na saúde, nós estamos vencendo. Assim, como estamos também começando a virar o jogo na economia", disse o prefeito.
     A artesã Fátima Mantovani, 63 anos, moradora do bairro Nova Franca, procurou a Sala do Empreendedor, no último mês, para formalizar a sua empresa, como MEI. Há 10 anos, ela confecciona móveis e objetos de decoração, como puffs de isopor e de madeira, e já atende a grandes empresas.
     Segundo ela, a formalização do seu negócio trará inúmeros benefícios, principalmente nas questões previdenciárias, como  a aposentadoria por idade ou por invalidez, auxílio-doença e pensão por morte (para a família). Para ter acesso a esses direitos, a contribuição do MEI é de apenas 5% do salário mínimo, o que equivale a R$ 61,00. Outras vantagens do MEI são a facilidade de abertura de empresas, baixos custos, acessos a créditos bancários, declaração de renda simplificada e a participação em cursos gratuitos de capacitação e geração de renda. 
     A Sala do Empreendedor da Secretaria de Desenvolvimento conta com atendimento especial voltado às orientações para a formalização de microempreendedores individuais, suporte para a obtenção de inscrição municipal e a emissão de notas fiscais de serviços eletrônica.  O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, no térreo do prédio da Prefeitura. 
     O Boletim Econômico divulgado, mensalmente, pela Secretaria de Desenvolvimento, está disponível no site da Prefeitura, pelo link, https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/desenvolvimento-adm/boletim-economico.

Saúde inicia vacinação para jovens com 20 anos ou mais contra a Covid

arte vacina 130821 
     A programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, em Franca, nesta sexta-feira, 13, contempla o atendimento para a aplicação da primeira dose para pessoas com idade de 20 anos ou mais.  
     Os jovens poderão comparecer em 10 postos de atendimento, funcionando das 07h30 às 16h, sendo as UBS Aeroporto 3, Paulista, São Sebastião, Santa Clara, Santa Terezinha, Brasilândia, Guanabara, Progresso e a UBS Ângela Rosa, além do Internacional Esporte Clube (entrada pela rua Cavalheiro Petráglia, 99 – Estação).
     As pessoas que estiverem aptas a receber a vacina, devem fazer o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a quantidade de doses disponíveis. Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto, o CPF e um comprovante de endereço.
     Nesses mesmos locais também deverão ser imunizadas, as pessoas que apresentam comorbidades, profissionais da Educação e Saúde, com 18 anos ou mais. 
 
1ª DOSE COMORBIDADES- As pessoas que apresentam comorbidades, na faixa etária de 18 anos ou mais, continuarão sendo atendidas nesta sexta-feira, com a primeira dose da vacina, nos mesmos postos já mencionados. A lista com as comorbidades e documentos necessários para a aplicação da vacina está disponível no site da Prefeitura.
 
1ª DOSE PROFISSIONAIS DE SAÚDE- Os profissionais de saúde, com idade de 18 anos ou mais, que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, poderão comparecer nesta sexta-feira, nos postos já citados e horários para serem imunizados, mediante a apresentação de um documento de identidade com foto, CPF e o comprovante de endereço.
 
1ª DOSE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO- Os profissionais da área de Educação, com idade de 18 anos ou mais, que ainda não foram imunizados, poderão receber a primeira dose da vacina nesta sexta-feira, nos postos acima citados, mediante a apresentação de comprovante de cadastro, contendo o QRCode para o recebimento da dose, além do documento de identidade com foto e o CPF. Antes de comparecerem ao posto de vacinação, os interessados deverão efetuar o cadastro, acessando o link https://vacinaja.sp.gov.br/educacao, onde será emitido um comprovante que deverá ser, obrigatoriamente, apresentado no ato da vacina.
 
1ª e 2ª DOSES GESTANTES E PUÉRPERAS
Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses (Coronavac) prossegue nesta sexta-feira, na UBS Paulistano, no período das 07h30 às 12h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
 
2ª DOSE - ASTRAZENECA-  As pessoas que irão receber a segunda dose da Astrazeneca poderão comparecer nesta sexta-feira, nas UBS Aeroporto 1 e Leporace, das 07h30 às 16h.
 
2ª DOSE - CORONAVAC- Já para a Coronavac, o atendimento será prestado das 13h às 16h, na UBS Paulistano.
 
ORIENTAÇÃO - A principal orientação da Secretaria de Saúde é para que antes de comparecerem aos locais, as pessoas verifiquem a data agendada no cartão de vacinação para o recebimento da segunda dose e, caso esteja no dia correto, procurem um dos postos, apresentando o cartão para a comprovação da primeira vacina e um documento de identidade com foto, como o CPF. Os intervalos entre as doses são de 28 dias para a Coronavac e 12 semanas para a Astrazeneca.

Prefeitura anuncia distribuição de mais 2,1 mil cestas básicas

 Cesta Cestas Aer 1
     A Prefeitura de Franca confirmou para a próxima segunda-feira, 16, o início do 4º Mutirão para a distribuição de cestas básicas para as pessoas previamente cadastradas, que totalizam mais de 2,1 mil unidades. 
     A Secretaria de Ação Social divulgou nesta quinta-feira, no site da Prefeitura, as listas contendo os nomes das pessoas que serão beneficiadas nesta etapa e que atenderam aos critérios do programa. As relações, com os nomes das pessoas, poderão ser acessadas pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/acao-social/relacao-de-beneficiarios
     Para a entrega dos alimentos, a secretaria irá adotar o mesmo sistema aplicado nas outras edições, com o cronograma para o atendimento, que terá início no próximo dia 16 até o dia 8 de setembro, iniciando a partir das 8h, de acordo com a região, em horários agendados que estão especificados na publicação disponível, no site da Prefeitura.
     A Secretaria de Ação Social ressalta que as cestas serão entregues, exclusivamente, para as pessoas que tiverem seus nomes nas listas. Em razão disso é imprescindível que as pessoas, antes de se dirigirem aos locais de distribuição, consultem se os seus nomes constam das relações publicadas, os últimos dígitos do CPF, bem como o horário e local de atendimento, portando um documento de identidade com foto.
     Caso o beneficiário não possa comparecer, poderá pedir para outra pessoa, maior de 18 anos, retirar a cesta, desde que apresente documento original do beneficiário e da pessoa que está autorizada a retirar os alimentos. 
     Deverão ser observados os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, com distanciamento social e uso obrigatório de máscara de proteção. Os organizadores pedem também, que após a retirada da cesta, as pessoas não permaneçam no local para evitar aglomerações. 
 
Locais de entrega:
 
Região Oeste 
De 16 a 20/8 - (CRAS da rua Orestes Tristão, 1181, Jardim Dermínio).
 
Regiões Central e Rural 
De 16/08 a 8/9 (CRAS-Centro, na rua Dr. Alcindo Conrado, 1813, centro). 
 
Região Norte 
De 16/8 a 23/8 – (CRAS do Leporace I, na rua Ilton Barbosa da Silva, 745)
 
Região Sul 
De 16 a 24/8 – (CRAS-Aeroporto I, à rua Zeferino José dos Prazeres, 750). 
 
Região Leste 
De 16 a 27/8 – (CRAS da rua Porto Velho, 1871, Jardim Brasilândia). 

Prefeitura anuncia suspensão do desfile cívico

     A Prefeitura de Franca informou nesta quinta-feira, 12, que o desfile de 7 de Setembro será suspenso, neste ano, visando a segurança e a saúde da população, com relação a pandemia da Covid-19. A decisão foi adotada para o cumprimento das legislações sanitárias, visando a contenção da transmissão do vírus, sem contar que as aulas e atividades presenciais nas escolas da cidade, sendo municipais, estaduais ou particulares, foram retomadas no início deste mês, o que inviabilizou a programação do evento. 
 

Franca presente na Semana de Prevenção a Leishmaniose

WhatsApp Image 2021 08 12 at 08.46.33 
     A Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde está realizando ações voltadas a Semana Estadual de Leihmaniose Viceral,  iniciada na última segunda-feira, 9. O intuito é alertar e esclarecer dúvidas sobre a doença, especialmente, naquelas residências em que os agentes visitam e constatam a presença de um ou mais animais de estimação.
     Todos os profissionais de saúde, veterinários e demais interessados estão sendo envolvidos, com a distribuição de folhetos de orientação e exposição de material didático nas redes sociais.  Entre os profissionais veterinários, mais de 250 participam desta ação de orientação e prevenção a doença.
     Entre os objetivos da Semana de Prevenção e Controle da Leishmaniose constam a formação de uma Comunicação em Rede, que possibilite acesso ao máximo de pessoas, às informações e interações coletivas com a sociedade para promover conhecimentos sobre a doença. 
     Os dados mais recentes do Governo Estadual, apontam que até o final de 2019, 166 (25,7%) municípios apresentaram transmissão canina confirmada, enquanto 467 municípios sem transmissão de LVC. A situação epidemiológica da transmissão de casos humanos no Estado de São Paulo no período de 1999 a 2019 apresentou 8.553 casos notificados de LV, sendo que destes, 3.046 (35,6%) casos foram confirmados como autóctones, dos quais 266 evoluíram para óbito.
 
 
A doença 
     A Leishmaniose Visceral é uma zoonose de evolução crônica, com acometimento sistêmico, que se não for tratada, pode levar a óbito até 90% dos casos. É transmitida ao homem pela picada de fêmeas do inseto vetor infectado, denominado flebotomíneo e conhecido, popularmente, como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros. No Brasil, a principal espécie responsável pela transmissão é a Lutzomyia longipalpis. Esses insetos são pequenos e têm como características a coloração amarelada ou de cor palha e, em posição de repouso, suas asas permanecem eretas e semiabertas. A transmissão acontece quando as fêmeas infectadas do mosquito picam cães ou outros animais também infectados e depois estes retransmitem as pessoas
 
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais