Email  

Notícias

Saúde alerta que mais de 128,2 mil pessoas estão em atraso com as vacinas

DSC 3022 
     A Secretaria de Saúde divulgou nesta quinta-feira, 10, um levantamento da quantidade de pessoas, que ainda não foram vacinadas ou deixaram de receber a segunda e terceira doses dos imunizantes contra a Covid-19 e os números preocupam.
     De acordo com a pesquisa até esta quinta-feira, 128.230 francanos estão em atraso com a vacinação, sendo que 23.162 pessoas ainda não receberam a primeira dose, 16.936 não retornaram aos postos para a segunda aplicação e 88.132 francanos ainda não receberam a terceira dose. 
     Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, ressaltou a importância das pessoas procurarem os postos de vacinação para a complementação do ciclo vacinal, tendo em vista que o imunizante mostrou na prática, o seu importante papel no enfrentamento à pandemia.
     A secretária destacou ainda que as vacinas estão sendo mantidas, diariamente, nas Unidades Básicas de Saúde, sem contar, a realização de vários mutirões aos sábados, ampliando a oferta de atendimento à população. Ela alertou que apesar dos resultados conseguidos com a imunização, as pessoas precisam se manter vigilantes e continuarem cumprindo os protocolos sanitários. "Peço a todos, que continuem utilizando máscara de proteção, higienizem as mãos com água e sabão, álcool gel e evitem aglomerações. Precisamos seguir na batalha contra a doença", alertou a secretária.
 
Doses aplicadas
     Segundo a Secretaria de Saúde, até a última quarta-feira, foram aplicadas em Franca, 700.907 doses das vacinas, sendo 310.240 para a primeira, sendo que 13.860 crinças na faixa etária de 5 a 11 anos foram imunizadas, 268.539 são referentes a segunda aplicação e 122.128 da dose adicional. 
     A programação da Campanha Municipal de Imunização contra a Covid-19 pode ser consultada pelo site www.franca.sp.gov.br e pelas redes sociais oficiais da Prefeitura de Franca. 
 

42% das mulheres não comparecem as consultas de ginecologia

DSC 2055 
     Um levantamento divulgado pela Secretaria de Saúde apontou que  até esta quarta-feira, 9, foram agendadas 1.981 consultas de ginecologia pelo Programa 'Mais Consultas', desde o início do projeto em 13 de dezembro de 2.021, porém foram prestados 1.144 atendimentos, o que representa uma ausência de 837 pacientes, com um percentual de  42,25%. Dos 1.144 atendimentos efetuados, 42 foram para retornos.
     A Secretaria de Saúde informa que estão sendo beneficiadas pelo programa, as mulheres que fizeram o pré-cadastro na rede de Unidades Básicas de Saúde (UBS), que deverão manter os seus telefones atualizados para o agendamento. Os contatos são feitos pela secretaria, que oferece às pacientes, as datas e horários disponíveis para o atendimento com o especialista, que está sendo prestado às segundas-feiras, das 7 às 18h e às terças-feiras, das 13 às 18h.  
     Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, reforça a necessidade das pessoas comparecerem ou então, avisarem com antecedência, pois uma outra paciente pode ser chamada para o atendimento. Os contatos devem ser feitos pelos telefones 3707-4900 ou 0800-540-9000
 
 
O Programa 
     Para a realização do Programa "Mais Consultas", com a oferta de 4,5 mil consultas de ginecologia, a Prefeitura contratou, através do credenciamento público, uma clínica habilitada que está acolhendo as pacientes, com data e horários marcados, com recursos próprios de cerca de R$ 400 mil. O valor unitário pago para os procedimentos é de R$ 66,67, estabelecido pelo Decreto Municipal de novembro passado, tendo como base um levantamento de preços médios de consultas da especialidade, realizado pelos técnicos da Secretaria de Saúde, aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde. 
     

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra Covid-19 para esta sexta-feira

 Vacinacao
     A programação da Campanha de Imunização contra a Covid-19 para esta sexta-feira, 11, contempla 9 postos de vacinação, funcionando das 7h30 às 16h.
 
1ª DOSE (CRIANÇAS DE 5 ANOS – POPULAÇÃO GERAL) / 1ª DOSE (CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS - PCD, COMORBIDADES E IMUNOSSUPRIMIDOS)
     Para esta sexta-feira, 11, a aplicação da primeira dose para crianças de 5 anos (população geral) e crianças de 5 a 11 anos - PCD (Pessoas com Deficiência) com comorbidades e imunossuprimidos, será realizada na UBS Ângela Rosa, das 7h30 às 16h. 
     As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar documento com foto, para a comprovação da identidade e faixa etária, CPF e comprovante de residência.
     Já crianças, nessa mesma faixa etária com comorbidades, deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
 
1ª DOSE (6 A 11 ANOS GERAL) - COMORBIDADES E PCD / CORONAVAC
     A imunização de crianças de 6 a 11 anos será realizada nas UBS's Guanabara, Santa Terezinha, Paulista e Progresso, das 7h30 às 16h.  As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar documento com foto, para comprovação da identidade e faixa etária, CPF e comprovante de residência.
     Já as crianças com comorbidades deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
 
1ª DOSE (12 A 17 ANOS) / 2ª DOSE (12 ANOS OU MAIS) / 3ª DOSE (ACIMA DE 18 ANOS) / 4ª DOSE (IMUNOSSUPRIMIDOS) - PFIZER
     A primeira dose para pessoas na faixa etária de 12 a 17 anos, segunda aplicação para pessoas de 12 anos ou mais, terceira dose para jovens acima de 18 anos, gestantes e puérperas, além da aplicação da quarta dose para imunossuprimidos da vacina Pfizer, poderão ser recebidas nesta sexta-feira, nas UBS's São Sebastião, Horto, Aeroporto 3 e Planalto, das 7h30 às 16h, onde os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de recebimento das doses anteriores.
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, tendo em mãos, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
     O intervalo da segunda para a terceira dose para as pessoas, com 18 anos ou mais, deve ser de 4 meses. Também estarão disponíveis a primeira, segunda e terceira doses para gestantes e puérperas.
     As pessoas, com 18 anos ou mais, poderão receber a terceira dose do imunizante, após 4 meses da segunda aplicação. O primeiro reforço para imunossuprimidos, maiores de 18 anos, com intervalo de 28 dias, após a segunda dose.      Já o segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do primeiro reforço.
 
 
1ª DOSE (12 ANOS OU MAIS) / 2ª DOSE (ACIMA DE 18 ANOS) - CORONAVAC
     A primeira dose da vacina Coronavac para pessoas  com 12 anos ou mais e a segunda dose para pessoas acima dos 18 anos, serão aplicadas nesta sexta-feira, 11, nas UBS's Guanabara, Santa Terezinha, Paulista e Progresso, das 7h30 às 16h. Para a segunda aplicação, deverão apresentar comprovante de aplicação da primeira dose, com intervalo de 28 dias.
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, tendo em mãos, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .

Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)

 WhatsApp Image 2022 02 10 at 14.19.17
    A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
    Para sexta-feira, 11, estarão disponíveis as UBS's Estação, Leporace, Aeroporto 1 e Paulistano, funcionando das 7h30 às 16h. Também estão disponíveis para atendimento as unidades da ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda, Paineiras e City Petrópolis, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h.
     Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV), Hepatite A, Varicela, Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Tetraviral, Tríplice Viral, VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.

Vigilância notifica mais de 190 proprietários para a limpeza de terrenos

 1213
     Enquanto mantém, diariamente, uma frente de trabalho com mais de 50 homens distribuídos por diferentes regiões da cidade, atuando na limpeza dos espaços públicos, canteiros de avenidas e jardins de praças com os serviços de poda e roçada da vegetação, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, publicou no DIário Oficial do Município, o edital contendo a notificação de cerca de 200 proprietários, que deverão providenciar a limpeza de suas propriedades.
     A dinâmica adotada para essas situações, observa o que dispõe a legislação, onde o proprietário tem o prazo de 15 dias para que providencie a limpeza e comprove com fotos, junto à Secretaria de Saúde. Depois desse prazo novamente é feita a constatação, se houve ou não o cumprimento da notificação. Em caso negativo, o processo é remetido para a Secretaria de Meio Ambiente, que inclui em sua programação de serviços, realiza e faz a cobrança, de acordo com o que estabelece a legislação vigente.
 
 
Base para cobrança 
     Pelo descumprimento da notificação, no prazo concedido e deixar o terreno com mato alto, o contribuinte terá que desembolsar o valor de R$ 503,72 para o pagamento da multa, além de R$ 0,064 da UFMF (Unidade Fiscal do Município), que este ano é de R$ 71,96, por metro quadrado da área, pela limpeza, caso seja executada pela Secretaria de Meio Ambiente. Para um terreno, com cerca de 200 metros quadrados, o valor total a ser pago será de R$ 1.439,20.
     A Vigilância Ambiental ressalta que este trabalho nesse período de chuvas constantes é indispensável e cada dono de imóvel precisa cumprir o seu papel. O objetivo é sensibilizar e  fazer com que os proprietários de terrenos realizem a limpeza periódica de seus imóveis. O descumprimento da notificação poderá ocasionar penalidades, de acordo com o Código de Posturas do Município. 

Segurança notifica taxistas sobre suspensão de permissões

 1212
     A Secretaria de Segurança publicou na edição desta quinta-feira, do Diário Oficial do Município, uma resolução assinada pelo secretário da pasta, Marcus Araújo, dispondo sobre a Prestação dos Serviços de Táxi na cidade.  Respeitando a legislação em vigor, a secretaria notifica os autorizatários ou seus representantes legais, que trabalham com táxi, sobre a suspensão das permissões pelo período de 15 dias, contados a partir da data da publicação. 
     Decorrido esse prazo, conforme o contido em um dos parágrafos, não sendo deferido eventuais recursos apresentados, a permissão será cassada. Os profissionais que se sentirem prejudicados devem protocolar seus recursos dentro desse período de 15 dias, diretamente na Secretaria de Segurança (Alameda Vicente Leporace, 4655, Parque dos Pinhais). 
     As vagas remanescentes serão preenchidas nos termos estabelecidos pela legislação vigente. A relação completa com os nomes dos 40 profissionais taxistas pode ser consultada no link: https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/1974-10022022.pdf

Prefeito assina lei de cotas e anuncia Núcleo de Combate a Violência de Gênero e Raça

 DSC 3119
     O prefeito Alexandre Ferreira recebeu na manhã desta quinta-feira, em seu gabinete, um grupo de representantes da comunidade negra da cidade, ocasião em que assinou a Lei Municipal, estabelecendo a reserva de 20% das vagas nos concursos públicos. Em meio ao diálogo mantido com os representantes presentes, entre eles, a secretária de Desenvolvimento, Lucimara Prado, o prefeito aproveitou para anunciar a criação de um Núcleo de Vigilância e Monitoramento para combater a violência de gênero e raça.
     Segundo o prefeito, respeitar a todos é um compromisso que nutrimos dia a dia, respeito que começa com oportunidades para que todos possam ter uma vida melhor e com justiça social, sempre. Na mesma oportunidade, Alexandre externou seus agradecimentos aos vereadores que acolheram a proposta, transformando-a na Lei e sua gratidão aos representantes da comunidade negra de Franca, que tem ajudado muito com suas sugestões.
     A Lei criando as cotas será publicada nesta sexta-feira, no Diário Oficial. 
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais