Email  

Notícias

Fundo Social abre inscrições para cursos de Modelagem e Costura

costura 
     O Fundo Social de Solidariedade abriu inscrições para dois cursos, gratuitos, na área de costura e modelagem, com a oferta de 32 vagas, sendo 16 para cada um.
     Os cadastros para os cursos de Modelagem Industrial de Moda Praia e Costureiro de Tecidos Planos, que serão ministrados em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), poderão ser feitos pelo Programa "Caminho para o Emprego", com acesso pelo link https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml .
     Poderão concorrer as vagas disponíveis, pessoas com 18 anos completos ou mais, que tenham concluído ou cursando a quinta série do Ensino Fundamental. 
     As aulas terão início a partir do dia 20, deste mês e serão ministradas até dezembro, com aulas presenciais na sede do Fundo Social, atendendo os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19. 
     O curso de Modelagem Industrial de Moda Praia tem como pré-requisito, que pessoa possua noções básicas de costura em máquinas. Durante as aulas que serão ministradas às segundas e terças-feiras, das 8 às 12h, os alunos poderão desenvolver modelagens de bases para maiô, biquinis, sunga, seguindo a tabela de medida e informações, conforme ficha técnica, normas de saúde e segurança do trabalho, mantendo-se atualizados com as novas tendências do mercado.
     Já para a qualificação de Costureiro de Tecidos Planos, os participantes também deverão apresentar conhecimento básico de costura em máquinas. Durante as aulas que serão realizadas às segundas e terças-feiras, das 13 às 17h, os participantes receberão os conhecimentos fundamentais para o desenvolvimento de operações básicas em vários tipos de tecidos planos, utilizando máquinas específicas, de acordo com procedimentos técnicos, normas ambientais e de segurança. O conteúdo do curso vai auxiliar no desenvolvimento de costura em máquinas específicas como Interloque, Pespontadeira com 2 agulhas, Fechadeira, Máquina de pregar cós, Caseadeira, Máquina de pregar botão, Travete e Ponto invisível.
     Outro curso que ainda tem vagas disponíveis é o de Confecção de Brindes - Artefatos de Couro e Sintético, em parceria com o Senai, cujas aulas serão iniciadas no próximo dia 23. Os cadastros poderão ser feitos pelo Programa Caminho para o Emprego, no site da Prefeitura.
     Atualmente, estão em andamento, 8 cursos gratuitos para capacitação profissional em Depilação, Designer de Sobrancelhas, Auxiliar de Cabeleireiro, Manicure e Pedicure, Tear de Pedal, Temperos e Condimentos, Plantas Medicinais e Modelista de Bolsa de Couro e Sintético. 
     Somente nos primeiros oito meses deste ano, o Fussol já capacitou mais de 1.000 pessoas, com os cursos on-line e presenciais, seguindo os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19. 

Prefeitura inicia Centro de Esportes na Vila Gosuen

DSC 8585 
     A Prefeitura de Franca iniciou nesta segunda-feira, 13, conforme anunciado pelo prefeito Alexandre Ferreira, durante a apresentação do Programa Dignidade para o acolhimento e suporte aos moradores em situação de rua, as obras do Centro Popular de Esportes e Lazer (CEPEL), que ocupará parte do canteiro central entre as avenidas William Azzuz e Dr. Flávio Rocha.  Nesta terça-feira, pela manhã, ao lado da presidente da Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), Milena Bernardino e dos secretários  Gislaine Liporoni Peres (Ação Social), Nicola Rossano Costa (Infraestrutura), Éder Brazão (Meio Ambiente) e Marcus Araújo (Segurança), Alexandre esteve no local acompanhando o andamento dos serviços. 
     A operação de limpeza, nos cerca de 5 mil metros quadrados, feita por máquinas, envolveu a preparação de todo o terreno reservado para esse espaço de lazer. 
     De acordo com as palavras do prefeito Alexandre Ferreira, aquele local vinha tendo uma utilização inadequada e o intuito é oferecer uma opção de lazer a toda população daquela região da cidade, contendo três quadras, sendo uma de concreto para basquete e outras duas de areia, todas elas cercadas com alambrados, além da construção de calçamento nos arredores, com cerca de 360 metros de extensão, que terá função de uma pista de caminhada. Constam ainda, as construções de uma pista de skate e um parque infantil, com área verde.
     As obras estão sendo executadas pela Emdef e os recursos investidos são da ordem de R$ 618,4 mil, com previsão de instalação de um conjunto de 14 postes e luminárias, que permitirão a utilização do espaço no período noturno. 
     Durante sua passagem pelo local, Alexandre Ferreira reforçou que será uma revitalização de uma área que, nos últimos anos, vinha sendo ocupada por barracas de pessoas em situação de rua. 
     A Prefeitura, através das equipes sociais, está buscando meios de oferecer condições dignas de vida para essas pessoas. Agora o esforço é para mudar completamente o aspecto urbanístico e devolver essa área aos moradores das Vilas Gosuen, Santa Terezinha e Jardim Redentor, que esteve abandonada nos últimos anos. 
 
Estação Mogiana
     Na mesma visita, o prefeito de Franca disse que essas obras de revitalização na Vila Gosuen são apenas o começo. Está na programação da Prefeitura, conforme já falou semanas atrás, ao lançar o Programa Dignidade, fazer o mesmo na antiga estação Mogiana, com licitação prevista para o final deste ano.  
     Alexandre Ferreira reforçou para quem deseja ajudar as pessoas em situação de rua, que não deem dinheiro, mas acionem o Serviço de Abordagem Social (tel. 99965-6571), que oferece um acolhimento digno e orientação para essas pessoas.

Passeio Ciclístico Noturno terá novo percurso de 21 quilômetros

bike 
     A FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura) confirmou um novo roteiro  para o 3º Passeio Ciclístico Noturno, que está programado para esta quarta-feira, 15, com concentração e largada, às 19h, no Complexo Poliesportivo, no Residencial Paraíso. A mudança do trajeto faz parte de uma estratégia dos organizadores, permitindo que os participantes circulem por outras vias e bairros diferentes, abrangendo as regiões Sul, Sudeste e Leste da cidade.
     Com as recomendações para o uso de máscara e distanciamento físico, além dos equipamentos de proteção para a prática do ciclismo, os organizadores prometem muita animação desde a largada até o final, contando com os suportes da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, na orientação do trânsito. 
     Saindo às 19h15, do Poliesportivo, os participantes seguirão pela rua Dra. Marília Murta Vieira, em frente ao portão principal e chegarão a avenida Alfredo Tozzi (Batalhão da PM) e dali, vão passar pela Avenida dos Sapateiros até a Unifran, onde entram à esquerda na Av. José Moises Moreira e chegarão na Av. do Bem-te-Vis (em frente a Morada do Verde), seguindo até o Aeroporto, onde à esquerda entram pela Av. Euclides Vieira Coelho, depois Carlos Roberto Haddad, passando sob o viaduto da rodovia Franca – Patrocínio Paulista e pegando a avenida Emílio Paludeto, São Vicente e chegando até o  cafezal no final do Residencial Zanetti, retornando pela avenida Jaime Telini até a região Leste/Palestina, na rotatória de saída de Franca para Ibiraci.
     O percurso de retorno dos 21 quilômetros (seis a mais que os dois anteriores), terá como trajeto a Av. Hugo Bettarelo, passando em frente ao Sesi/Santa Cruz, entrando pelo Jardim Ângela Rosa e saindo na Av. São Vicente, próximo a Escola Estadual ‘Profa. Iolanda Ribeiro Novais”. Dali segue até a avenida ao lado da Associação dos Servidores, entrarão à direita e seguirão rumo ao Parque Castelo, cruzando a Av. Miguel Sábio de Melo, entrando no Parque Progresso até a Av. Paulo VI, através da qual seguirão em frente até o ponto de partida. 

Classificados ao Programa Bolsa Trabalho são convocados para adesão do benefício

Bolsa trabalho 
     A Secretaria de Desenvolvimento divulga que foram selecionados os classificados para o Programa Bolsa Trabalho, disponibilizado pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura. Ao todo, são 80 pessoas que deverão comparecer ao PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) das 8h às 16h30, a partir desta terça-feira, 14 até o próximo dia 16, portando os documentos solicitados no ato da inscrição para a regularização e assinatura do Termo de Adesão. 
     Os classificados neste programa são pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social e se encaixam nos requisitos exigidos. Eles terão acesso a cursos profissionalizantes on-line e gratuitos, diretamente na Universidade Virtual do Estado de São Paulo, além do recebimento de uma bolsa auxilio de R$ 535,00, no período de cinco meses, após o cumprimento da carga horária, desenvolvendo atividades de trabalho nos órgãos públicos municipais.  
     Após a assinatura do Termo de Adesão e regularização da documentação, as próximas etapas serão informadas em breve. 
     Para verificação dos nomes aprovados, o candidato deverá realizar a conferência em seu respectivo e-mail, onde estará constando as informações necessárias. A secretaria informa que, o beneficiário que não comparecer pessoalmente com os documentos em mãos nas datas informadas, será automaticamente desclassificado. 
     Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3723-5444.
 
 
Serviços
PAT 
Avenida Flávio Rocha, 500 - Vila Exposição. 
 

Bolsa do Empreendedor recebe inscrições

 bolsa empreendedor
     O prefeito Alexandre Ferreira assinou o termo de adesão ao  Programa Bolsa Empreendedor, criado pelo Governo do Estado de São Paulo, que será desenvolvido em parceria com as prefeituras. 
     A Secretaria de Desenvolvimento informa que as inscrições já estão abertas e poderão ser feitas até o dia 19 de setembro, pelo site do Bolsa do Povo, através do link www.bolsadopovo.sp.gov.br . Será necessário o preenchimento de um questionário, constando informações e dados pessoais. 
     Poderão pleitear o auxílio, pessoas residentes no Estado, com mais de 18 anos,  desempregadas e que não possuam cadastro de CNPJ como empresário, sócio ou administrador de pessoa jurídica. 
     Este é um programa inédito de apoio financeiro a microempresários, autônomos informais, que se encontram em situação de vulnerabilidade, com prioridade para mulheres, jovens, pretos e pardos, indígenas e pessoas com deficiência, que também vão receber qualificação e migrar para o mercado formal.
     O Programa Bolsa do Empreendedor irá disponibilizar investimentos de R$ 100 milhões para todo o Estado, visando atender 100 mil autônomos, com uma bolsa auxílio de R$ 1.000,00, que será paga em duas parcelas.  Além da bolsa auxílio, os participantes terão acesso a um curso de empreendedorismo, gratuito, pelo Programa Empreenda Rápido, através do SEBRAE SP, com aulas on-line ou presencial e carga horária de 20 horas, com frequência mínima de 80%. Todos também devem obter formalização como MEI (Microempreendedor Individual) ou outra natureza jurídica. As pessoas formalizadas neste ano, pdoerão ser atendidas pelo programa. 
     O resultado será divulgado no dia 22, deste mês, onde os contemplados serão informados, por meio de SMS e e-mail.  A expectativa é de que Franca contemple 1.486 empreendedores com este programa.
     Mais informações poderão ser obtidas na Sala do Empreendedor pelos telefones (16) 3711-9837 ou (16) 3711-9838.
 

Nova viatura para o Procon de Franca

WhatsApp Image 2021 09 14 at 16.21.42 
     A Prefeitura recebeu da Fundação Procon, do Governo do Estado de São Paulo, uma nova viatura já incorporada aos serviços prestados pelo órgão na cidade. De acordo com as informações, o veículo foi obtido através de recursos de emenda parlamentar, ajudando no fortalecimento da estrutura das unidades municipais do Procon em todo o Estado de São Paulo.
     A entrega ocorreu na última semana, em cerimônia realizada com a presença do vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia, no Memorial da América Latina. Trata-se de um veículo Renaut Kwid Zero Km, específico para os atendimentos prestados pelo  Procon do município. 
     De acordo com o coordenador local do órgão, Luiz Antônio Murari, que esteve presente na solenidade, o veículo deverá ser utilizado pelo Procon, obrigatoriamente, no desenvolvimento das atividades de orientação e atendimento ao consumidor, bem como na fiscalização do mercado de consumo. 

Prefeitura entrega nova Central de Habitação

DSC 8487 
     Está em pleno funcionamento, a nova Central de Habitação de Franca. Depois de formalizar uma parceria com o Governo do Estado de São Paulo, através da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), a Prefeitura de Franca reativou e entregou o equipamento, contemplando três moradores com a recomercialização de imóveis, que receberam as chaves, as orientações preliminares sobre a posse e a documentação que está sendo providenciada.
     O prefeito Alexandre Ferreira recepcionou a comitiva do Escritório Regional da CDHU, com quem desde o início da administração, juntamente com o secretário de Infraestrutura, Nicola Rossano Costa, iniciou as tratativas para que esse desejo se tornasse realidade. Dezenas de mutuários, com cerca de 2,5 mil imóveis comercializados na cidade com a chancela da CDHU, com algum tipo de pendência, seja referentes a dívidas, boletos de pagamento, transferência, contrato e outros, não precisarão mais se deslocar para outros municípios para a resolução de pendências. 
     A Central de Habitação ocupa um espaço revitalizado na parte térrea do Paço Municipal, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Na cerimônia, além do prefeito Alexandre Ferreira, participaram o diretor de Atendimento Habitacional e o Gerente Regional da CDHU, respectivamente, Marcelo Hercolin e Adriano Quércia, Mário Sérgio Torres, assessor do deputado federal Baleia Rossi e vereadores da Câmara Municipal.
     Tanto o prefeito Alexandre Ferreira, como o diretor de Atendimento da CDHU, Marcelo Hercolin, foram enfáticos em suas falas, sobre a importância dos esforços conjuntos para a implantação da nova unidade. 
Hercolin pontuou que a população será a grande beneficiada com essa descentralização dos atendimentos e o exemplo estava nos contratos firmados com as mutuárias nesta data. O prefeito disse que a Central de Habitação é o recomeço de um processo que, vai muito além de facilitar o caminho no atendimento dos adquirentes de imóveis, casas e apartamentos construídos na cidade.
     A Central terá como missão reorganizar os cadastros de pessoas que aguardam por uma moradia popular. E será um instrumento de apoio à Prefeitura na busca de soluções, especialmente novas parcerias e empreendimentos que atendam àquelas pessoas que mais precisam. Funcionando de segunda a sexta-feira, a Central de Habitação conta com os telefones 3711-9017 ou 3711-9174. 
 
 
Depoimentos 
     Entre as três pessoas que receberam as chaves, no processo de recomercialização de imóveis, as palavras eram só de alegria e felicidade. Ana Paula da Silva, que obteve seu apartamento na Chácara São Paulo, disse que seu sentimento era inexplicável, algo como a pessoa mais feliz do mundo. "Vou deixar de pagar aluguel e poder investir num cantinho que é meu", disse. 
     Fernanda Liones de Moraes, contemplada no condomínio Dom Pedro, afirmou que pagar aluguel é difícil e não acreditava que seria lembrada um dia, mas estava muito feliz em receber as chaves. "Espero que  outras pessoas possam passar por esta mesma situação, que eu estou vivendo hoje". 
     Já Beatriz Aparecida de Souza, que saiu com um apartamento no bairro City Petrópolis, afirmou que quando foi chamada pela assistente social  para uma entrevista, nem acreditou que dois meses depois, seria contemplada com um imóvel", disse. 
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais