Email  

Educação

Educação realiza mutirão de matrículas para a EJA

 pexels andrea piacquadio 3807755 1
     A Secretaria Municipal de Educação está mobilizada em atrair novos alunos para a EJA (Educação de Jovens e Adultos), cujas matrículas para o segundo semestre se encontram abertas e seguem até o dia 3 de junho.  Nesse sentido, realizará o Mutirão Itinerante de Matrículas, no próximo sábado, 28. A EJA é um formato de ensino diferenciado, conduzido por equipes de professores da própria rede, disponibilizado nas escolas municipais, onde o aluno pode abreviar o curso escolhido, com aulas presenciais à noite, de segunda a sexta-feira.
     O intuito da iniciativa é de facilitar o acesso das pessoas e dar conhecimento  sobre a importância de avançar nos estudos, concluírem o ciclo de aprendizado nos Ensinos Fundamental e Médio e seguirem aprimorando seus conhecimentos. Assim, neste sábado, equipes de atendimento estarão presentes em 5 regiões diferentes da cidade, das 8h30 às 14h, para oferecerem essa oportunidade de levar informações aos potenciais candidatos para que possam garantir sua vaga. 
     Junto, a Secretaria de Educação informa que está sendo oferecido aos futuros estudantes da EJA, um Curso de Qualificação Profissional e Reforço para ENEM e Vestibulares. A Prefeitura disponibiliza todo o material que o aluno tem necessidade, contando com um suporte diário dos professores e uma equipe comprometida, com lanche e a opção de transporte para algumas unidades de ensino.
     Locais pontos de matrículas no sábado:
 
Região Norte
Av. Dr. Abrahão Brickmann, s/n - Parque Vicente Leporace I – Em frente ao Poliesportivo 
 
Região Sul
R. Geraldo Bassoteli, 643 - Jardim Aeroporto III – Em frente ao Ginásio de Esportes
 
Região Leste
Av. Adhemar Pereira de Barros - Jardim Brasilândia - Próximo à Agrofan/Clinicão
 
Região Oeste
Av. Nelson Nogueira, 2211 – pátio da Farmácia Droga Raia
 
Expoagro
Av. Dr. Flávio Rocha, 500 – Em frente ao Parque Fernando Costa]
 
Matrículas no Champagnat
     Independente desse mutirão, as matrículas continuam abertas até 3 de junho e poderão ser feitas no Colégio Champagnat, de segunda a sexta-feira, no horário das 16h30 às 20h30, na sala 17 - 1º andar. No ato da inscrição, os alunos, pais e responsáveis, caso o estudante seja menor de 18 anos, devem apresentar xerox e o original do CPF; Certificado de Reservista; Título de Eleitor; cópias e o original do RG, comprovante de endereço com CEP, Certidão de Nascimento ou Casamento, Certidão de Nascimento dos filhos; declaração de trabalho; comprovante de escolaridade anterior (Histórico Escolar) e uma foto 3x4.
     Para o Ensino Fundamental dos Anos Finais é exigida a idade mínima de 15 anos completos para qualquer ano do Ensino Fundamental. Já para o Ensino Médio, mediante a comprovação de conclusão do Ensino Fundamental, a pessoa deve ter 18 anos completos para qualquer série do Ensino Médio, conforme disposto no inciso II do artigo 1º da Resolução SE nº4/2017. 
     Segundo a Portaria 18, da Secretaria de Educação, as matrículas para a 1ª Série do Ensino Médio, a partir deste ano, atendem aos critérios do Novo Ensino Médio. No ato da matrícula, o aluno assinará o Termo de Ciência, de que concluirá o curso em dois anos, ou seja, em quatro semestres. Para a 2ª Série do Ensino Médio, o aluno optará por um dos Itinerários Formativos, que compreendem o Aprofundamento Curricular ou Curso de Qualificação Profissional.  

Educação divulga classificação final do Programa 'Bolsa Universidade' e convoca beneficiados

 Bolsa Universidade2
     A Secretaria de Educação publicou nesta sexta-feira, 20, no Diário Oficial do Município, o edital contendo o resultado final, em ordem alfabética,  do Processo Seletivo do Programa 'Bolsa Universidade'. A publicação poderá ser consultada pelo site da Prefeitura, no link 'Diário Oficial', https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2041-20052022.pdf .
     Os 84 universitários selecionados estão sendo convocados e deverão comparecer na próxima terça-feira, 24, às 7h30, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550 – Parque Francal, munidos de um documento de identidade (RG); número de conta corrente ou poupança em nome do estudante, caso tenham; papel e caneta para anotações, onde participarão de uma reunião com a equipe do Programa, visando receber as orientações necessárias para o recebimento do benefício, as condicionalidades para a permanência do programa e assinatura de documentos. O não comparecimento dos alunos convocados no dia e horário estabelecidos, poderá implicar na desclassificação automática e irrecursável do interessado, conforme estabelecido na Lei Complementar nº 379, de 20 de abril de 2022. Os benefícios serão pagos retroativos ao mês de janeiro deste ano.
     O Programa Bolsa Universidade oferece bolsas de estudos aos universitários de baixa renda, regularmente matriculados em instituições particulares da cidade, que não tenham formação universitária anterior. O valor da mensalidade é dividido entre Prefeitura, faculdade e estudante e o desconto poderá chegar a 70%, dependendo dos valores das mensalidades dos cursos escolhidos. O universitário poderá ser contemplado pelo programa até a conclusão da graduação, desde que ele permaneça dentro dos critérios estabelecidos pela legislação do programa.
    Segundo a secretaria, neste ano, foram registradas 139 inscrições e destas, 112 estudantes foram classificados para a segunda etapa de entrevistas sociais. Atenderam aos critérios do projeto, 84 universitários que serão contemplados pelo programa neste ano.
 
Bolsa Medicina Municipal
     A Secretaria de Educação concluiu nesta semana, o recebimento das inscrições e o protocolo, com a entrega da documentação exigida pelos candidatos interessados em pleitear as bolsas do Programa 'Bolsa Medicina Municipal'.
     Ao todo, foram confirmadas 28 inscrições. Nesta etapa, estão sendo oferecidas 3 novas vagas, tendo em vista que o programa foi ampliado recentemente, de acordo com a Lei Complementar nº 380. 
    A Secretaria de Educação orienta que os 28 candidatos deverão acessar o site da Prefeitura, no link 'Bolsa Medicina', no próximo dia 3 de junho para conferirem a data em que será divulgado o resultado da primeira etapa e o cronograma para a segunda fase, composta pelas entrevistas sociais e as visitas domiciliares. 

Educação realiza a 1° Semana do Brincar

 brincar
     No período de 23 a 26, deste mês, a Secretaria de Educação estima receber cerca de 400 alunos da Educação Infantil e Creches, acompanhados pelos professores para a 1° Semana do Brincar, que será realizada no auditório e Estúdio Literário da Secretaria Municipal de Educação. 
     A semana terá como tema “Lá fora...ou em qualquer lugar” homenageando o poeta Manoel de Barros. O intuito deste evento será valorizar o brincar das crianças, aproximando os alunos do poeta, apresentando a sua vida e obras, leitura de seus poemas, contação de histórias, laboratório inventivo contextualizando as engenhocas/robóticas e a concretização da construção dos alunos, por meio de materiais que serão oferecidos para ampliar os horizontes.  
     De acordo com a Secretaria de Educação, a realização desta semana será para fomentar a experiência de brincar, em diversos espaços e garantir as vivências sociais em contextos variados para as crianças, trazendo aos professores a reflexão de que é possível oferecer momentos lúdicos em diversas situações. 

Inscrições para o Programa 'Bolsa Medicina Municipal' terminam nesta terça-feira

 Bolsa Medicina Icone
     A Secretaria de Educação alerta que as inscrições para o Programa 'Bolsa Medicina Municipal', serão encerradas às 23h59, desta terça-feira, 17. 
    A principal orientação é para que os candidatos, acessem o site da Prefeitura, no link do programa, https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/educacao/bolsa-de-medicina-municipal, onde deverão ler atentamente o edital para consultar as exigências do programa, verificando se enquadram nas normas estabelecidas. Posteriormente, deverão fazer o download do formulário de inscrição, em arquivo Word,   para que sejam digitadas as informações, tendo em vista que não será permitido o preenchimento manual. O formulário deverá ser impresso, assinado e juntado à toda a documentação descrita no edital.
     Para confirmar a inscrição, o universitário deverá comparecer nesta quarta e quinta-feiras, dias 18 e 19, à sede da Secretaria de Educação (Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550 – Parque Francal), no horário das 7 às 16h, para protocolar a inscrição e entregar o envelope com toda a documentação exigida no edital. É importante destacar que a inscrição somente será validada, com a entrega do formulário e a documentação solicitada no edital, que devem retratar, fielmente, a situação de cada estudante e seu grupo familiar. Sem as informações ou documentos corretos e claros, a análise técnica ficará prejudicada, podendo impossibilitar que o candidato prossiga nas etapas de seleção.
     Poderá pleitear uma das vagas, o estudante brasileiro ou naturalizado, residente em Franca, há no mínimo 5 anos anteriores ao primeiro dia do ano de início da graduação, devidamente matriculado neste ano, no curso superior de Medicina, no Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef), que não possua mais de uma disciplina, em regime de dependência e não tenha formação universitária anterior (graduação e/ou licenciatura). O candidato deverá ter renda familiar mensal, per capita, de até 3 salários mínimos vigentes, sendo o grupo familiar formado por três pessoas ou mais. Caso a família seja composta por até duas pessoas, a renda familiar mensal, per capita, poderá ser de até 4 salários mínimos.
     Não poderá participar da seleção, o universitário excluído de qualquer programa governamental ou particular de incentivo ao Ensino Superior, a não ser por motivo devidamente justificado, que tenha sido reprovado na série objeto do benefício e que tenha outro membro do grupo familiar já inscrito no processo de seleção.
     Para esta nova etapa, serão concedidas 3 bolsas de estudo, sendo uma com percentual de 50% de desconto e duas, com 40% do valor da mensalidade, distribuídas conforme a classificação final de pontuação. Os custos para o pagamento das mensalidades são divididos entre a Prefeitura, a instituição de ensino e o aluno.
      A classificação final dos candidatos obedecerá os critérios estabelecidos no estudo social, considerando o número de bolsas disponíveis. A pessoa que omitir, prestar informações inverídicas ou não autênticas para classificação, terá sua inscrição no programa indeferida, sem prejuízo de outras medidas legais cabíveis e estará impedido de participar de novo processo de seleção para obtenção da bolsa futuramente.
 
Programa Bolsa Medicina Municipal
     O Programa 'Bolsa Medicina Municipal' objetiva a concessão de bolsas de estudos parciais de cursos presenciais superiores de graduação em Medicina, do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef). O programa foi ampliado recentemente, por meio da aprovação pelo Legislativo e sanção da Lei Complementar nº 380 e disponibilizará para esta etapa, 3 novas vagas. Atualmente, estão sendo beneficiados pelo programa, 5 universitários, passando com a alteração na legislação para o total de 8, neste ano.
 

Educação incentiva francanos para o retorno aos estudos através do EJA

 eja
     Os francanos, que não concluíram seus estudos na idade adequada ou interromperam as atividades escolares, estão sendo convidados pela Secretaria de Educação para retornarem às salas de aula, visando a finalização dos Ensinos Fundamental e Médio.
     Já estão abertas até o dia 3 de junho, as inscrições para as aulas presenciais do EJA (Educação de Jovens e Adultos), em cinco escolas, sendo a Escola Municipal Professor Antônio Sicchierolli, no Jardim América; Escola Municipal Prof. José Mário Faleiros, no Aeroporto III; Escola Municipal Prof.ª Maria Helena Rosa Barbosa, no Jardim Redentor; Escola Municipal Prof.ª Nair Martins Rocha, no Jardim Integração e a Escola Estadual Torquato Caleiro, no Centro.  Durante a matrícula, o estudante poderá indicar duas escolas de sua preferência, por ordem de prioridade, para a retomada de seus estudos. 
     As matrículas poderão ser feitas, exclusivamente, no Colégio Champagnat, de segunda a sexta-feira, no 16h30 às 20h30, na sala 17 - 1º andar. No ato da inscrição, os alunos, pais e responsáveis, caso o estudante seja menor de 18 anos, deverão apresentar  xerox e o original do CPF; Certificado de Reservista; Título de Eleitor; cópias e o original do RG, comprovante de endereço com CEP, Certidão de Nascimento ou Casamento, Certidão de Nascimento dos filhos; declaração de trabalho; comprovante de escolaridade anterior (Histórico Escolar) e uma foto 3x4.
     Para o Ensino Fundamental dos Anos Finais, será exigida a idade mínima de 15 anos completos para qualquer ano do Ensino Fundamental. Já para o Ensino Médio, mediante a comprovação de conclusão do Ensino Fundamental, a pessoa deve ter 18 anos completos para qualquer série do Ensino Médio, conforme disposto no inciso II do artigo 1º da Resolução SE nº4/2017. 
     Segundo a Portaria 18 da Secretaria de Educação, as matrículas para a 1ª Série do Ensino Médio, a partir deste ano, atendem aos critérios do Novo Ensino Médio. No ato da matrícula, o aluno assinará o Termo de Ciência, de que concluirá o Ensino Médio em dois anos, ou seja, em quatro semestres. Para a 2ª Série do Ensino Médio, o aluno optará por um dos Itinerários Formativos, que compreendem o Aprofundamento Curricular ou Curso de Qualificação Profissional.  

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais