Email  

Educação

Saúde Visual atenderá crianças da Vila Real nesta sexta-feira

 DSC 4973
     O Programa ‘Saúde Visual’, realizado pelas Secretarias de Educação e Saúde, estará presente nesta sexta-feira, 6, na Escola Municipal ‘Profa. Christiane Dezuani Dias de Oliveira’, localizada na Vila Real, na região Sul da cidade. 
     De acordo com as informações da unidade, os 570 alunos matriculados passaram por uma triagem preliminar em sala de aula feita pelos educadores e desses, 97 crianças serão atendidas pelos dois profissionais oftalmologistas, em dois turnos, a partir das 7h e às 13h.
     A coordenação da escola comunicou todos os pais dos alunos, que deverão passar pelo exame. O objetivo do programa é identificar preventivamente, as crianças que estão com algum tipo de deficiência visual e encaminhá-las para o tratamento, inclusive com o fornecimento de óculos para os alunos que precisarem. 
     Desde o início dessa ação, foram atendidos cerca de 250 alunos de três escolas municipais, na Cidade Nova, Parque Progresso e Vila Santa Rita. Depois de concluída a programação desta semana na Vila Real, os responsáveis trabalham com a possibilidade de atender as crianças da Escola ‘Prof. Fausto Alexandre Teodoro’, no Jardim Santa Bárbara. 

Educação anuncia abertura de novas inscrições para o 'Bolsa Medicina'

 Bolsa Medicina Icone
     A Secretaria de Educação publicou na edição de terça-feira, 3, do Diário Oficial do Município, o edital de abertura de inscrições do Processo de Seleção do Programa Bolsa Medicina Municipal. A publicação poderá ser conferida no site da Prefeitura, pelo link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2028-03052022.pdf .
     O programa ampliado, recentemente, por meio da aprovação pelo Legislativo e sanção da Lei Complementar nº 380, disponibilizará para esta etapa, 3 novas vagas, com a concessão de bolsas de estudos parciais de cursos presenciais superiores de graduação em Medicina, do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef). Atualmente, estão sendo beneficiados pelo programa, 5 universitários, passando com a alteração na legislação para o total de 8, neste ano.
     O Processo de Seleção será composto por duas etapas. O primeiro, com o recebimento de inscrições, será iniciado a partir das 14h, do dia 12 de maio e será encerrado às 23h59, do dia 17, deste mês, cujos cadastros deverão ser feitos pelo site da Prefeitura, acessando o link do Bolsa de Medicina Municipal - https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/educacao/bolsa-de-medicina-municipal,  onde o candidato deverá acessar e baixar o arquivo do formulário de inscrição para preenchimento e impressão. As instruções estarão contidas no Tutorial de Inscrições, que estarão disponíveis no mesmo endereço.  
     A etapa seguinte será realizada nos dias 18 e 19 de maio, onde os inscritos deverão comparecer à sede da Secretaria de Educação (Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550 – Parque Francal), no horário das 7 às 16h, para o protocolo da inscrição e entrega do envelope com toda a documentação exigida no edital. A inscrição somente será validada, após o cumprimento das duas etapas. A entrega dos documentos exigidos para a inscrição deverá ser feita, preferencialmente, pelo próprio candidato que receberá um comprovante de inscrição.
     A Secretaria de Educação alerta que o formulário e a documentação devem retratar, fielmente, a situação de cada estudante e seu grupo familiar. Sem as informações ou documentos corretos e claros, a análise técnica ficará prejudicada, podendo impossibilitar que o candidato prossiga nas etapas de seleção.
     Poderá pleitear uma das vagas, o estudante brasileiro ou naturalizado, residente em Franca, há no mínimo 5 anos anteriores ao primeiro dia do ano de início da graduação, devidamente matriculado neste ano, no curso superior de Medicina, no Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef), que não possua mais de uma disciplina, em regime de dependência e não tenha formação universitária anterior (graduação e/ou licenciatura). O candidato deverá ter renda familiar mensal, per capita, de até 3 salários mínimos vigentes, sendo o grupo familiar formado por três pessoas ou mais. Caso a família seja composta por até duas pessoas, a renda familiar mensal, per capita, poderá ser de até 4 salários mínimos.
     Não poderá participar da seleção, o universitário excluído de qualquer programa governamental ou particular de incentivo ao Ensino Superior, a não ser por motivo devidamente justificado, que tenha sido reprovado na série objeto do benefício e que tenha outro membro do grupo familiar já inscrito no processo de seleção.
     Para esta nova etapa, serão concedidas 3 bolsas de estudo, sendo uma com percentual de 50% de desconto e duas, com 40% do valor da mensalidade, distribuídas conforme a classificação final de pontuação. Os custos para o pagamento das mensalidades são divididos entre a Prefeitura, a instituição de ensino e o aluno.
     A classificação final dos candidatos obedecerá os critérios estabelecidos no estudo social, considerando o número de bolsas disponíveis. A pessoa que omitir, prestar informações inverídicas ou não autênticas para classificação, terá sua inscrição no programa indeferida, sem prejuízo de outras medidas legais cabíveis e estará impedido de participar de novo processo de seleção para obtenção da bolsa futuramente.
 

Prefeitura anuncia ampliação do Programa "Bolsa Medicina Municipal"

 Bolsa Medicina Icone
     O Programa 'Bolsa Medicina Municipal', que consiste na concessão de bolsas de estudos parciais de cursos presenciais superiores de graduação em Medicina em instituições de ensino superior, com ou sem fins lucrativos, incluindo o Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF), será ampliado a partir deste ano.
     A expansão do programa será possível, com a aprovação do projeto de lei encaminhado pelo prefeito Alexandre Ferreira à Câmara Municipal, determinando alterações no programa, sancionado e publicado na edição desta quarta-feira, 27, do Diário Oficial do Município, cuja Lei Complementar nº 380, poderá ser consultada pelo link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2024-27042022.pdf .
     Segundo o prefeito Alexandre Ferreira, com as mudanças na legislação, será possível ampliar a quantidade de estudantes beneficiados, passando de 5 para até 9 universitários, simultaneamente, por instituição de ensino superior, considerando os beneficiários já contemplados, sendo esse total alcançado de forma gradativa. As instituições de ensino superior deverão informar o número de bolsas e seus percentuais antes do início do processo seletivo e a classificação final obedecerá aos critérios estabelecidos no estudo social, considerando o número de bolsas disponíveis.
     Ferreira ressaltou que os custos para o pagamento das mensalidades são divididos entre a Prefeitura, a instituição de ensino e o aluno, de acordo com os percentuais definidos, onde o município e a faculdade arcam com boa parte dos valores. "O valor da mensalidade do curso de Medicina supera o valor de R$ 7 mil, por mês e só tenho a agradecer o professor Alfredo Machado Neto, reitor da Uni-Facef, que tem trabalhado conosco com esse e vários programas, que estamos desenvolvendo em benefício da comunidade", destacou.
     Para pleitear o auxílio, o interessado deve ser brasileiro ou naturalizado, estar devidamente matriculado em uma Universidade ou Faculdade participante do Programa Bolsa de Medicina Municipal, residir na cidade, há no mínimo 5 anos, anteriores ao primeiro dia do ano letivo de início do curso de graduação, não possuir mais de uma disciplina em regime de dependência e formação universitária anterior (graduação e/ou licenciatura) e ter renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos vigentes, sendo o grupo familiar formado por três pessoas ou mais. Caso o grupo familiar seja composto por até duas pessoas, a renda familiar mensal per capita poderá ser de até 4 salários mínimos vigentes.
    A expectativa é que um novo edital, com abertura de novas vagas para o programa, seja publicado nos próximos dias, no Diário Oficial do Município, que pode ser acessado pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/pmf-diario/ . 

Educação normatiza Recuperação Contínua aos alunos da rede municipal

 DSC 0650
     A Secretaria de Educação anunciou a normatização do Projeto de Recuperação Contínua e Paralela de Apoio às Aprendizagens na Rede Municipal de Ensino, por meio da Resolução 28, publicada na última quinta-feira, no Diário Oficial do Município.
     O projeto, que será realizado em 35 escolas municipais de Educação Básica (EMEBs), objetiva oferecer aos estudantes, atividades e situações de aprendizagens significativas que reforcem, retomem ou aprofundem seus conhecimentos para o desenvolvimento das habilidades esperadas para os alunos do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. 
     As ações iniciadas no segundo semestre de 2.021, passarão a contar com acompanhamento criterioso em relação aos avanços dos estudantes, por meio dos registros que serão feitos pelos professores. Todo o histórico do aluno, referente a recuperação, deverá ficar arquivado na unidade escolar para ser, eventualmente, analisado pelos técnicos da Secretaria Municipal de Educação e pela supervisão da Diretoria de Ensino, comprovando por meio de registros e resultados alcançados, que a unidade escolar está assegurando mecanismos de recuperação aos estudantes.
     Márcia Gatti, secretária de Educação, explicou que as atividades serão planejadas, de acordo com os níveis de desempenho dos estudantes em relação às habilidades previstas no mapa de foco. Após dois anos de pandemia da Covid-19, os grupos de alunos estão bastante heterogêneos, o que exige um planejamento de atividades mais costumizadas por parte dos professores. "O foco deverá ser na alfabetização, nas atividades de leitura, produção de texto e nos conceitos mais básicos de matemática", detalhou a secretária.
     Segundo ela, a recuperação paralela terá início no próximo dia 2 de maio e vai se estender até meados de dezembro, no contraturno escolar, com turmas compostas por 10 estudantes, no mínimo e máximo de 20 alunos. As equipes escolares analisaram, identificaram e concluíram a indicação dos estudantes que serão público-alvo dessa ação. Caberá à equipe gestora, a convocação de pais e /ou responsáveis para ciência do encaminhamento do aluno, às aulas de reforço, mediante assinatura de termo. A frequência dos alunos deverá ser registrada pelos professores, controlada e acompanhada pela orientação educacional. A equipe gestora e os professores deverão organizar as ações para a realização do Projeto “Um dia Diferente”, podendo ser estendido para dois dias, considerando o processo de aprendizagem, no intuito de garantir a recuperação da aprendizagem, a equidade no atendimento aos alunos, assim como a oportunidade para a recuperação das habilidades previstas para o ano.
     O professor interessado em ampliar a jornada de trabalho para ministrar aulas de reforço, deverá se inscrever até esta terça-feira, 26, na unidade escolar em que esteja lotado. O profissional poderá atuar em outras escolas, desde que tenha vaga, não haja professor interessado e receba anuência do diretor de sua escola de origem. A seleção dos professores será feita pelo diretor da escola, que deverá encaminhar até a próxima quinta-feira, 28, os nomes indicados para a Secretaria de Educação. 
     Durante essa semana, os profissionais indicados e a equipe gestora, deverão providenciar o planejamento das atividades iniciais, os horários de atendimento aos grupos de estudantes, compartilhando informações com os responsáveis, sobre os objetivos que pretendem desenvolver. 
      Atualmente, estão matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental, 12.656 alunos.

UAB recebe inscrições para 300 vagas do Vestibular Univesp

pexels andrea piacquadio 3807755 
     O Polo da Universidade Aberta do Brasil de Franca informa que serão encerradas nesta segunda-feira, 25, as inscrições para o Vestibular da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).  
    Estão disponíveis 300 vagas para unidade local, divididas entre 100 vagas para cada um dos três eixos básicos de ingresso, via processo seletivo, que são Licenciaturas (com as opções de Letras, Matemática ou Pedagogia), Computação (direcionadas aos cursos de Bacharelado em Tecnologia da Informação, Bacharelado em Ciência de Dados ou Engenharia de Computação) e Negócios e Produção (Tecnólogo em Processos Gerenciais, Bacharelado em Administração e Bacharelado em Engenharia de Produção).
As inscrições poderão ser feitas até às 23h59, de segunda-feira, pelo site - vestibular.univesp.br. Poderão pleitear uma vaga, as pessoas que tenham o Ensino Médio Completo. Os cursos são totalmente gratuitos e na modalidade EAD (Educação à Distância), realizados pela plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem.  O candidato escolherá cinco opções de polo, no momento da inscrição, em ordem de prioridade.  A taxa de inscrição tem o valor de R$ 45. A principal orientação é que o candidato leia o edital para obter as informações necessárias, antes de efetuar a inscrição. 
     As provas do vestibular, objetiva e redação, serão presenciais e estão marcadas para o dia 22 de maio, com duração de 5 horas. A lista completa dos locais de exame estará disponível em vestibular.univesp.br, a partir do dia 13, do próximo mês.  O início das aulas está previsto para 8 de agosto.
     Mais informações poderão ser obtidas pelo site do Polo da Universidade Aberta do Brasil de Franca, pelo endereço http://www.uabpolofranca.com.br/2022/04/atencao-ultimos-dias-para-inscricoes.html .

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais