Email  

Educação

Educação inicia matrículas para a Educação de Jovens e Adultos

 pexels pixabay 261651 2
     A Secretaria de Educação iniciou nesta quarta-feira, 1º de dezembro, o recebimento das matrículas para a Educação de Jovens e Adultos, nos Ensinos Fundamental ou Médio para o ano letivo de 2.022. Os novos cadastros poderão ser feitos até o dia 31 de janeiro de 2.022.
     Para o Ensino Fundamental é necessário ter acima de 15 anos e para o Médio, a idade mínima exigida é 18 anos completos. Os interessados deverão se apresentar nas unidades escolares para o ensino presencial, portando a documentação necessária, como xerox e original do CPF, RG, certificado de reservista e título de eleitor, comprovante de endereço com CEP, certidão de nascimento ou casamento, certidão de nascimento dos filhos, declaração de trabalho, comprovante de escolaridade anterior e uma foto 3x4. 
     O atendimento está sendo prestado em quatro escolas municipais, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h. 
     Confira a relação das escolas disponíveis, que estão realizando as matrículas: 
 
-Escola Municipal Prof. Antônio Sicchierolli 
Rua Prof. Laerte Barbosa Cintra, 929 - Jd. América
 
-Escola Municipal Prof. José Mário Faleiros
Rua Leandro Fernandes Martins, 1971 – Jd. Aeroporto III
 
-Escola Municipal Prof.ª Maria Helena Rosa Barbosa 
Rua João Francisco Murzi, 5210 – Jd. Redentor
 
-Escola Municipal Prof.ª Nair Martins Rocha
Rua Padre Conrado, 1900 – Vila Santos Dumont
 
     Para o ingresso no ensino semipresencial do CESUM (Centro de Ensino Supletivo Municipal) Prof. Climene Rebelo Novelino Abdala,  as matrículas são permanentes e poderão ser feitas durante todo o ano, no Colégio Champagnat (Av. Champagnat, 1.808 - Centro), das 14 às 20h. 
 

Prefeitura prepara contratação de profissionais de apoio e interlocutores de Libras para a Educação Especial

 DSC 1273
     A Prefeitura de Franca, por meio da Secretaria de Educação, anunciou a contratação de 135 educadores de apoio pedagógico e 8 professores interlocutores de Libras para o atendimento aos alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento, matriculados nas escolas da Rede Municipal de Ensino. 
     Neste sentido, está em andamento o Chamamento Público 011/2021, visando o recebimento e a seleção do plano de trabalho de organizações da sociedade civil, para a assinatura do termo de colaboração com o município para a gestão do atendimento dos serviços. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 3,5 milhões. As propostas poderão ser entregues até o dia 27 de dezembro, no horário das 8 às 16h,  na Seção de Políticas Públicas em Educação Especial da Secretaria de Educação, em envelopes lacrados, na avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal. 
     Os novos profissionais estarão atuando em todas as escolas municipais, com carga horária de 44 horas e 22 horas, visando atender a demanda de 310 alunos, público estimado de atendimento da modalidade Educação Especial, no ano letivo de 2.022.
     De acordo com a Secretaria de Educação, para receber o apoio destes profissionais, o aluno é avaliado, por meio de um protocolo aplicado pela equipe gestora e professores da Educação Especial, para conhecer o  nível de autonomia e processo de aprendizagem do estudante. 
     Márcia Gatti, secretária de Educação, explicou que, por meio do trabalho destes profissionais, a Prefeitura garante não somente a matrícula, mas também a permanência do aluno e a aquisição do conhecimento, uma vez que eles oferecem o suporte necessário para que o estudante desenvolva as suas atividades da sala de aula e efetive a sua aprendizagem. 
 
 
Atendimento 
     Já neste ano, com a retomada das atividades presenciais na Rede Municipal de Ensino, a Secretaria de Educação já oferece o atendimento educacional especializado, com 115 profissionais de apoio pedagógico, que  estão atuando em todas as escolas da rede, por meio de uma parceria com a Associação Interação para a Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social.

Educação inaugura Estúdio Literário

 DSC 1015
     O prefeito Alexandre Ferreira inaugurou na manhã desta sexta-feira, 26, o Estúdio Literário, na sede da Secretaria de Educação, com a presença de educadores e estudantes da rede municipal.
     O ambiente onde, anteriormente, funcionava a Sala de Estudo e Pesquisa, foi remodelado, recebeu equipamentos para gravação, com câmera profissional de alta resolução, microfone condensador, kit de iluminação, painel de fundo 3D portátil, projetor multimídia, tela de projeção, notebook e iluminação e será utilizado por educadores, gestores e estudantes para a gravação de vídeos, envolvendo os conteúdos de leitura, procedimentos, capacidades e comportamento de leitor, que são fundamentais para o desenvolvimento da competência leitora, além de milhares de livros literários.
     Márcia Gatti, secretária de Educação, informou que o objetivo é conectar as comunidades escolares, utilizando como ferramentas os vídeos literários, de mediações de leitura, de contação de histórias, de indicações literárias gravadas, que poderão ser utilizadas com os estudantes em sala de aula e compartilhadas com toda a comunidade escolar.  "Esse novo projeto é resultado de um conhecimento, que a pandemia nos trouxe, onde será possível abranger muitas pessoas, por meio das ferramentas tecnológicas", destacou ela.
     O Estúdio Literário terá funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h e irá beneficiar cerca de 2.000 professores e educadores, além de 29 mil estudantes. "Pensamos em otimizar o tempo e garantir que atividades qualificadas de leitura cheguem às escolas, para complementar as excelentes práticas que os professores realizam", finalizou a secretária. 

Prefeitura assina primeiros termos do Programa Dinheiro Direto na Escola

 DSC 0948
     Melhorar a infraestrutura física e pedagógica das escolas municipais, com ações rápidas para oferecer ambientes mais acolhedores e adequados aos estudantes e a comunidade escolar. Essa é a meta da Prefeitura de Franca, que já está sendo colocada em prática, por meio do Programa Municipal "Dinheiro Direto na Escola" (PMDDE), criado no primeiro semestre deste ano.
    Nesta terça-feira, 23, no auditório da Secretaria de Educação, o prefeito Alexandre Ferreira participou da reunião de assinatura dos primeiros termos de colaboração, com as Associações de Pais e Mestres de 12 escolas municipais, que serão contempladas com recursos do programa, após a aprovação do planos de trabalho avaliados pela Comissão Gestora da Secretaria de Educação e a Procuradoria Jurídica da Prefeitura. A previsão é que, nos próximos dias, todos os processos sejam assinados, chegando a 56 unidades escolares. 
     O Programa Municipal "Dinheiro Direto na Escola" visa destinar um montante superior a R$ 1,95 milhão para a manutenção, reparos básicos e melhorias na infraestrutura física e pedagógica das escolas municipais de Educação Básica, a autogestão nos planos financeiros, administrativos e didáticos, bem como contribuir para a elevação dos índices de desempenho da educação básica em cada unidade, fortalecendo a participação da comunidade escolar. Os recursos serão transferidos, diretamente, às Associações de Pais e Mestres (APM) para o pagamento de despesas de custeio.
     Durante o encontro, o prefeito Alexandre Ferreira ressaltou que as escolas municipais ficaram sem receber a manutenção adequada nos últimos anos e a Prefeitura teve muito trabalho para colocar em ordem, dezenas de unidades e destacou o motivo da criação do programa. "Sentimos a necessidade de modernizar esta gestão e criamos este programa, que repassa o dinheiro direto à Associação de Pais e Mestres de cada escola, para que a comunidade escolar decida os melhores e mais rápidos caminhos para melhorar as condições das unidades, contribuindo para o aprendizado e o bem-estar das crianças", explicou o prefeito. 
     O decreto municipal 11.335, que regulamentou a lei municipal 9.058, de 24 de agosto, que instituiu o Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola (PMDDE), proíbe a utilização dos recursos para o pagamento de funcionários do quadro pessoal da Prefeitura ou contratado pelos órgãos públicos da administração direta ou indireta, para multas, aquisição de gêneros alimentícios, medicamentos, combustível, energia elétrica e taxas de qualquer natureza, além da realização de obras, instalações hidráulicas e reformas estruturais, que necessitem de projetos de engenharia e continuarão sendo realizadas pela Prefeitura. 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais