Email  

Educação comemora 25 milhões de acesso às plataformas digitais de ensino

Tamanho da letra:
Placa comemorativa Educacross original
 
      Foi pensando em melhorar cada vez mais o aprendizado dos alunos em sala de aula que a Secretaria de Educação começou em 2022, o Programa Escola Digital. Foram investimentos na aquisição de equipamentos e ferramentas digitais utilizados em sala de aula, que trouxeram uma linguagem diferente e um maior interesse no aprendizado.
      Uma das aquisições foi a Plataforma de Jogos Digitais Educacross, que propõe o desenvolvimento de habilidades de Língua Portuguesa e Matemática de forma lúdica e envolvente.
      De acordo com Sandra Eliza Fernandes, responsável pelo acompanhamento do uso da plataforma e chefe do Centro de Formação, desde o início deste novo método, os alunos se envolveram muito mais e houve uma melhora expressiva no desenvolvimento de cada um. “Os professores trabalham os conteúdos tradicionais na sala de aula e depois na plataforma. São jogos interativos, que despertam o interesse e ajudam no aprendizado e na assimilação do conteúdo. É uma linguagem tecnológica que os estudantes gostam e têm familiaridade”, disse.
      Desde 2022, o uso de recursos pedagógicos digitais está incorporado na rotina das 737 salas de aula das escolas municipais de Franca, desde a Educação Infantil até o 5º Ano do Ensino Fundamental, impactando na aprendizagem de 16.450 alunos. “Em 2 anos, com o uso da plataforma digital, chegamos à marca de 25 milhões de desafios realizados pelos alunos. Este número mostra a participação e o engajamento das crianças nas aulas que envolvem o uso da tecnologia, reforçando a ideia de que ela pode ser uma grande aliada para a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos”, disse Márcia Gatti, secretária de Educação.
      Ela ressalta ainda que o modelo de ensino tradicional já não supre todas as necessidades dos alunos, que precisam de algo a mais. “A nova geração demonstra que aprende melhor quando, além de ler, estudar ou prestar atenção nas aulas, pode colocar seus conhecimentos à prova de forma lúdica e atual”, completou.
      De acordo com a secretária, o número de 25 milhões de acessos é um marco e precisa ser comemorado. “Mostra o engajamento das escolas na nova metodologia, por isso, estamos recebendo na sede da secretaria, uma placa comemorativa em reconhecimento à marca", finalizou.
      A fundadora da plataforma, Érica Stamato, esteve presente e ressaltou a importância da tecnologia no aprendizado. "As crianças são nativas digitais, ou seja, elas têm um grande envolvimento com a tecnologia. Em 2016, uma pesquisa da FAPESP mostrou que mesmo aquelas crianças que nunca haviam tido contato com um tablet, quando receberam um equipamento, conseguiram manusear com facilidade. Então unir a tecnologia com a educação é um caminho sem volta. É um poderoso aliado para incentivar ainda mais o aprendizado", disse.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais