Primeira etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo termina nesta sexta-feira
Primeira etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo termina nesta sexta-feira
As equipes da Secretaria de Saúde, vinculadas ao Ambulatório de Saúde Mental adulto, instalado em prédio anexo ao Pronto-Socorro Infantil, promoveram, nesse começo de semana, uma concorrida vivência marcando a programação do Outubro Rosa, compartilhando informações preventivas, bem-estar e também autoestima. Com um trabalho articulado previamente pelas servidoras e colaboradores, a participação de voluntários do Instituto da Mulher, ao longo do dia as pacientes cadastrados na repartição que realizam tratamento periódico participaram de um Dia de Beleza, recebendo atenção e cuidados muito além da assistência psicológica e social.
Para a psicóloga Karina Arantes, da equipe do Ambulatório, foi marcante o envolvimento e sentimento de prazer das pessoas que compareceram, todas elas gratas pelo acolhimento que tiveram e o cronograma de atividades programadas. Enfermeiras compartilharam informes sobre o autoexame e formas simples que a mulher pode utilizar para detectar possíveis sintomas do câncer de mama. A médica Sandra Maria Bueno também se juntou ao grupo, palestrando sobre ‘Cuidados com a Saúde da Mulher’, com informes adicionais sobre os serviços disponíveis no Ambulatório e a importância de cada paciente procurar viver bem com elas mesmas.
Enquanto as usuárias ocupavam assentos organizados na sala de espera, recebendo os cuidados estéticos, como limpeza de pele, maquiagem e outros tipos de serviços da equipe de voluntárias, eram disponibilizadas outros tipos de informações dos locais onde podem ser realizados exames de mamografia. Tudo gratuitamente na rede pública, bastando que dirijam a uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.
Lembrando que aos sábados continua ocorrendo os mutirões de Mamografia e Papanicolau, mediante agendamento prévio feito nas UBSs.
A estrutura de Saúde Mental do município é composta por dois Ambulatórios, o adulto com 3.770 pacientes em tratamento permanente e o NAIA, que funciona no Centro de Saúde I, na região central, voltado ao público infantil.
Está programada para esta quinta-feira, 24, a palestra versando sobre o Câncer de Mama e seus impactos na saúde da mulher, voltada especialmente para as servidoras municipais da Prefeitura. A iniciativa é da própria municipalidade, através da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, com a participação do Sias (Serviço Integrado de Apoio ao Servidor) e ocorrerá a partir das 9 horas, no auditório do Cefap (Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional).
A convidada responsável por compartilhar suas vivências e saberes será a enfermeira Marcela da Matta, do quadro da cooperativa Unimed, parceira da Prefeitura desse evento. Estará explicando em seus detalhes sinais que podem indicar indícios da presença do câncer de mama, as formas de autoexame e outros cuidados, se colocando também à disposição para responder as perguntas das presentes.
. A previsão é que a conversa tenha duração máxima de 50 minutos, intercalada com a participação das servidoras. Outra novidade será o sorteio de vários brindes oferecidos pela instituição parceira. A Prefeitura com essa palestra coloca em evidência mais uma das ações que fazem parte das diversas atividades do Outubro Rosa, direcionadas a difundir informações sobre essa doença que uma vez identificada precocemente tem chances de cura bem maiores.
Mais informações podem ser obtidas no Sias pelo telefone: 3711-9178.
Equipe do Samu de Franca oferece treinamento para atendentes das cidades da região
A campanha de vacinação seletiva contra o sarampo segue seu ritmo normal, até o final deste mês, nos horários habituais em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde. Os dados da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, do sábado último quando ocorreu o chamado dia ‘D’, indicam que foram até as Unidades 1.618 pessoas, porém que precisaram receber a vacina foram apenas 302 crianças.
Os demais não receberam a vacina porque estavam com a carteira em dia. Até o momento desde o início da campanha passaram pelas repartições de saúde da cidade 2.596 pessoas com crianças, das quais 792 foram vacinadas. Essa etapa da campanha é direcionada para crianças entre seis meses e menores de 5 anos.
No mês de novembro, sem prejuízo do atendimento daquelas crianças que precisam ser imunizadas, o foco passará a ser o público adulto, do dia 3 até o dia 30, com a coordenação da Vigilância Epidemiológica.