Antigo Novo

Semana do Idoso terá como tema ‘É Preciso Saber Viver...’

 semana do idoso
     Franca terá este mês, uma Semana de Valorização da Pessoa Idosa, tendo como temática ‘É Preciso Saber Viver...’, cuja abertura está prevista para o próximo dia 26. O evento é organizado, anualmente, por intermédio do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (COMUPI), com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Ação Social. 
     A semana é um espaço que objetiva proporcionar oportunidades de diálogo e reflexões sobre a terceira idade, propiciando encontros e atividades, que valorizem a pessoa idosa, preservando sua autonomia e garantindo oportunidades de acesso à convivência familiar, comunitária e social. É um evento aberto a todas as pessoas da comunidade e seus familiares, profissionais das mais diversas áreas, conselheiros e autoridades.
     A abertura está confirmada para às 14h, do dia 26, com apresentação Cultural do Coral do CCI e logo depois, Coral do CCI Alegria de Viver, seguido da  entrega do Prêmio Valores da Maturidade de 2022. Na mesma ocasião, está prevista a apresentação Cultural, com a Folia de Reis do CCI LIONS Jardim Redentor, na Câmara Municipal, que fica no Parque das Águas, próxima ao Terminal Rodoviário. 
     Conjuntamente, estão envolvidos nas atividades, os Centros de Convivência de Idosos (CCIs), Centros Dia de Idosos (CDIs), Instituições de Acolhimento de Pessoas Idosas (ILPIs), Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos (SCFVs), Centro Jurídico Social da Unesp Franca, Ambulatório de Geriatria da Secretaria de Saúde, E.E. Dr. João Marciano de Almeida, Teatro Municipal José Cyrino Goulart, Teatro da Fundação Espírita Judas Iscariotes (FEJI). 
      O encerramento será dia 30, às 8h30, com o Baile da Amizade, no Salão Green Hall, na rodovia Rio Negro Solimões, próximo a Morada do Verde.

Franca sedia Projeto 'Cidadania Itinerante' neste mês

 pexels andrea piacquadio 3823488
     Franca está incluída na rota da prestação de serviços gratuitos à população e receberá entre os dias 20 e 24, deste mês, em locais que estão sendo definidos, o Projeto 'Cidadania Itinerante', em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. O evento é organizado pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e no âmbito do município, terá o suporte da Secretaria de Ação Social.
     Um ônibus da Cidadania Itinerante estará na cidade, oferecendo diversos serviços, como emissão de documentos e outros atendimentos relacionados a direitos humanos e cidadania, em pontos estratégicos e de fácil acesso à população. 
     Com previsão de prestar de 90 a 100 atendimentos/dia durante os 5 dias que estará em Franca, o Projeto 'Cidadania Itinerante' disponibilizará das 9h às 17h, nos locais que forem estabelecidos, com a estrutura de apoio, entre outros os seguintes serviços:
 
•             Agendamento de 2° via de RG
•             Solicitação- 2ª Vias (levar cópia caso tenha)
•             2° via Certidões de Nascimento (PARCERIA DO CARTÓRIO DO MUNICÍPIO)
•             2° via Certidão Casamento (PARCERIA DO CARTÓRIO DO MUNICÍPIO)
•             2° via Certidão de Óbito
•             Atestado de antecedentes criminais;
•             Baixar Carteira de Trabalho Digital no celular;
•             Entrada de Seguro Desemprego;
•             Emissão de 2ª via de CPF;
•             Emissão de 2ª via de contas:
•             água;
•             luz;
•             Elaboração de Currículo; Vitae.
•             Consulta Serasa
•             Atendimentos;
•             Orientações;
•             Encaminhamentos e acolhimentos de denúncias dos Programas e Coordenadorias da SJC:
•             Coordenadorias de
•             Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS);
•             Políticas para a População Negra e Indígena (CPPNI); 
•             Políticas para a Mulher (CPMULHER);
•             Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP);
•             Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (CRAVI);
•             Coordenadoria Geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania (CGAPDC);
•             Programa de Proteção às Crianças Ameaçadas de Morte.  (PPCAAM);
•             Ouvidoria da Secretaria da Justiça e Cidadania.
 
     O Projeto 'Cidadania Itinerante' tem percorrido os principais municípios do Estado e tem também, parceria com outras Secretarias de Estado, como Desenvolvimento Regional e Desenvolvimento Econômico, sendo que em cada cidade é possível contar com outras parcerias, entre elas a Secretaria de Ação Social, por meio dos  CRAS (Centro de  Referência em Assistência Social) de Desenvolvimento e outras afins. 
     No caso das certidões, trata-se de segunda via, de Nascimento, Casamento e de Óbito. Nesse sentido, contatos estão sendo feitos pela Unidade Móvel Itinerante, com os cartórios locais, que também estarão participando desses atendimentos. 
 

Prefeitura inaugura Núcleo Reconhecer

 IMG 1808
     Foi inaugurado na tarde desta segunda-feira, 15, o 'Núcleo Reconhecer', que será responsável pela execução do Programa de Atendimento, Proteção e Defesa às Pessoas em Razão de Violência de Gênero, de Orientação Sexual e de Raça. O evento contou com a presença do prefeito Alexandre Ferreira, Cynthia Milhim Ferreira, primeira dama, Gislaine Liporoni, secretária de Ação Social, vereadores, Juliana Paiva, delegada da Delegacia da Mulher (DDM), Cláudio Scavassini, promotor de Justiça, PM Aparecida, Patrulha Maria da Penha e representantes dos conselhos municipais Condecon, da Pessoa com Deficiência e Condição Feminina.
     A nova unidade, que vai funcionar em um imóvel na rua General Telles, 642, no Bairro Estação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, terá a gestão da Associação PRO-RE-A-VI  (Projeto de Restaur Ação de Vidas), entidade classificada, por meio de chamamento público, com supervisão da Secretaria de Ação Social. 
     O Núcleo Reconhecer tem o objetivo de identificar e acolher as pessoas em situação de violência de Gênero, de Orientação Sexual e/ou de Raça, garantindo proteção social, apoio e prevenção, promovendo a defesa de seus direitos, como mulheres, população negra e LGBTQIA+ em situação de risco, decorrente das violências causadoras de lesão, sofrimento físico, sexual, psicológico, dano moral e abandono, de todas as faixas etárias, residentes na cidade.
     Marina Borges de Araújo, coordenadora do núcleo, informou que o novo serviço conta com uma equipe multidisciplinar, composta por  coordenador, administrativo, motorista, serviços gerais, educador social,  assistentes sociais, advogado e psicólogo, onde o público beneficiado receberá um atendimento completo, objetivando o rompimento do ciclo de violência, com orientações e encaminhamentos diversos para o Sistema de Garantia de Direitos.
     Segundo ela, a estimativa é atender cerca de 100 pessoas ou famílias, por mês, por meio de demanda espontânea e encaminhamentos da unidade de referência, sendo o tempo de acompanhamento, de acordo com a demanda e as necessidades apresentadas pelo usuário, buscando, prioritariamente, a superação e/ou rompimento do ciclo de violência.
     Durante sua visita ao local, o prefeito Alexandre Ferreira destacou a importância desse novo serviço para a cidade, onde as pessoas acolhidas poderão receber um atendimento completo, buscando mais qualidade de vida. "Aqui, há orientação, encaminhamentos e ações específicas para a defesa de direitos desta comunidade. Para se ter ideia da importância deste novo projeto da Prefeitura, apenas no ano passado, o nosso Centro de Referência em Assistência  Social recebeu 40% mais solicitações para acompanhamento de violências. O que a gente quer é interromper esse ciclo de violência no núcleo familiar, para que no futuro, a criança possa formar uma família bem estruturada e que não seja vítima de violência também, como foram os pais e os irmãos" reiterou o prefeito Alexandre Ferreira.

Prefeitura retira barracas em frente ao Espaço Dignidade

 IMG 1736 1
     Equipes do Serviço de Abordagem Social, Acolhimento Noturno e Espaço Dignidade estiveram nos últimos dias, realizando um trabalho, junto às pessoas em situação de rua, que instalaram barracas em frente ao Espaço Dignidade, na Vila Formosa, disponibilizando a rede de atendimentos oferecida pela Prefeitura. 
     Uma ação da Secretaria de Meio Ambiente e Guarda Civil, realizada no início da tarde desta quinta-feira, 11, objetivou a limpeza do espaço e a instalação de vasos com floreiras para impossibilitar nova ocupação do espaço pelas pessoas em situação de rua.
     A Secretaria de Ação Social estima que, cerca de 20 a 25 pessoas ocuparam o local durante a semana e, após a ação, a maioria delas foi incluída nos serviços como Abrigo Provisório, Acolhimento Noturno, Moradia Primeiro e outros receberam passagens para as suas cidades de origem.
     A Prefeitura ressalta que todas as políticas públicas para o atendimento às pessoas em situação de rua estão em andamento, atendendo às demandas e as necessidades do público alvo. 
   Uma campanha orientativa à população, com o tema "AJUDE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA: NÃO DÊ DINHEIRO", está sendo realizada, com a instalação de placas nos semáforos, banners fixados nos estabelecimentos comerciais e a distribuição de folderes, com o objetivo de conscientizar a população de que a melhor forma de colaborar é acionando os serviços sociais de acolhimento mantidos pela Prefeitura, pelo telefone (16) 99965-6571.

Ação Social e Desenvolvimento unem esforços pela empregabilidade

 DSC 8670
     As Secretariais de Ação Social e de Desenvolvimento começaram um trabalho integrado, direcionado ao público mais vulnerável assistido, por meio dos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social), buscando facilitar o acesso ao emprego. A iniciativa segue as orientações contidas no Acessuas/Trabalho (Programa de Promoção de Acesso ao Trabalho), que busca promover o acesso dos usuários dos serviços de assistência, oferecendo oportunidades e auxiliando nos encaminhamentos aos locais em que podem se qualificar e conhecer mais opções, que os auxiliem em sua colocação no mercado de trabalho.
     A convite do CRAS Leste, no Jardim Brasilândia, uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento esteve participando de um encontro do Programa Acessuas, com usuários dos serviços daquela unidade, onde 15 pessoas estiveram presentes. Junto com as orientações sobre as ações do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), Programa "Caminho para o Emprego", "Emprega Franca" e outros serviços da Prefeitura para auxiliar na qualificação e encaminhamento do trabalho, eles foram convidados a visitar as instalações para conhecerem de perto o trabalho desenvolvido. Na ocasião, eles preencheram currículos e uma van foi colocada à disposição para transportá-los até o Parque Fernando Costa, ode está sediada parte da estrutura da Secretaria de Desenvolvimento, inclusive o PAT. Todos os currículos foram cadastrados e das pessoas que compareceram, um já teve encaminhamento imediato para entrevista de trabalho. 
     "Esse tipo de ação conjunta deve ser repetida e ampliada em toda a rede de CRAS", disse a secretária de Desenvolvimento, Lucimara Prado, onde são compartilhadas informações gerais e ouvidas também as principais necessidades dessas pessoas. 
     A Secretaria de Ação Social mantém 5 CRAS, onde realiza encontros, promove oficinas e outras atividades com os usuários, localizados na regiões Leste, Norte, Oeste, Sul e Centro.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais