Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Ação Social

Núcleo Reconhecer completa 1 ano de amparo às vítimas de violência e vulnerabilidade

 Nucleo Reconhecer original

      Desde a sua inauguração, há um ano, o Núcleo Reconhecer, vinculado à Secretaria de Ação Social, já realizou mais de 560 atendimentos e orientações às pessoas em situação de violência de gênero, orientação sexual e/ou de raça, encaminhadas através dos CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) de Franca.
     O espaço, que funciona no bairro da Estação, garante proteção social, apoio e prevenção, promovendo a defesa dos direitos de mulheres, população negra e LGBTQIAPN+ que estão em situação de risco, decorrente das violências causadoras de lesão, sofrimento físico, sexual, psicológico, dano moral e abandono, de todas as faixas etárias.
     Para acabar com o ciclo de violência sofrido, o núcleo traz atendimento completo, com orientações e encaminhamentos diversos para o Sistema de Garantia de Direitos. Neste um ano de atividades, 98% das ocorrências envolveram casos de violência doméstica, sendo as mulheres as principais vítimas. 
    Marina Borges, coordenadora da unidade e assistente social, afirmou que também foram registrados casos de preconceito racial e de orientação sexual. “Aqui, nós temos escuta qualificada, orientações, encaminhamentos diversos, rodas de conversa, oficinas, visitas domiciliares e acompanhamentos em equipamentos de atendimento e segurança, objetivando a superação da demanda inicial e fortalecimento das vítimas de violência”, explicou.
    Atualmente, o Reconhecer é administrado pela Associação PRO-RE-A-VI (Projeto de Restauração de Vidas), a instituição que foi classificada por meio de chamamento público, com supervisão da Secretaria de Ação Social. “O núcleo veio para reforçar a rede protetiva e mostrar às vítimas que há mais um espaço de apoio e atendimento, sendo este local de fala, de escuta e atendimento humanizado”, ressaltou Marina.
    Durante este mês de agosto, os funcionários do Núcleo Reconhecer estão realizando um circuito de ações nas escolas e também no espaço, com oficinas e trabalhos com os usuários. 
   A unidade fica na rua General Teles, 642, Estação, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Interessados em saber mais sobre o serviço podem entrar em contato pelo telefone (16) 4101-5107, que também funciona como WhatsApp.

Ação Social promove Encontro Intersetorial da Região Norte

 IMG 8184 original

     A Secretaria de Ação Social promove nesta sexta-feira, 18, das 8 às 12h, o I Encontro Multidisciplinar Intersetorial da Região Norte, que abrange uma população estimada de 110 mil habitantes, algo em torno de um terço de Franca. O intuito é reunir todos os profissionais, que atuam na área de Assistência Social de, pelo menos, três secretarias, Ação Social, Educação e Saúde e a partir da troca de informações e experiências de cada setor, alinhar procedimentos e aprimorar a articulação dos serviços, que são oferecidos à população.
    A reunião, com a coordenação da equipe técnica do CRAS Norte (Centro de Referência em Assistência Social), instalado no Parque Vicente Leporace, terá como local o Auditório da Secretaria de Saúde (Avenida Dr. Flávio Rocha, 4780, Vila Imperador). Esse tipo de encontro vem sendo realizado, periodicamente, por toda a cidade, tendo como referência as respectivas regiões. 
    O último Encontro Intersetorial aconteceu na Região Oeste, sempre com o mesmo objetivo, de melhorar a sintonia  entre os profissionais da rede intersetorial, avaliando as realidades que podem ser diferentes em cada região e a partir daí oferecer os atendimentos demandados pela população com melhor qualidade.

Guarda Civil ajuda vítima a sair de casa e romper ciclo de violência

 Violencia Mulher original

      A parceria entre a Guarda Municipal e a Polícia Civil resultou em mais uma retirada de vítima de violência doméstica. Os guardas ajudaram uma mulher de 36 anos, que era agredida pelo próprio marido, no City Petrópolis. Agora, ela está na casa de parentes e com medida protetiva. 
     O caso ocorreu na segunda-feira, 7, no City Petrópolis. O fato foi registrado na DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) e a Guarda Civil fez a escolta da vítima até sua casa, para que pudesse buscar seus itens na residência e sair do ciclo de violência, enquanto o caso é investigado pela Polícia Civil, que agora procura pelo autor.
     Essa parceria entre Guarda e Polícia Civil prevê que toda mulher que tenha sido vítima de violência de qualquer natureza tenha disponível uma rede de apoio legal e psicológico, desde o registro da ocorrência até o cumprimento das medidas protetivas. 
     A Guarda Civil faz a escolta das mulheres até suas residências, para que possam retirar seus pertences. Nesses 15 dias de trabalho, três mulheres já foram amparadas e saíram das residências para uma nova vida. 
     Além das forças de segurança, a Prefeitura está participando desta ação com o Núcleo Reconhecer, CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), que são órgãos especializados no atendimento às pessoas em situação de violência e vulnerabilidade.

Deputado visita Franca para conhecer projetos para população em situação de rua

 IMG 8924 original

      Os projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Franca, em prol da população em situação de rua, seguem sendo exemplos para todo o país. Depois da visita da Secretaria dos Direitos Humanos do Governo Federal, nesta quinta-feira, 20, foi a vez do deputado estadual Eduardo Suplicy visitar Franca e conhecer o Programa ‘Moradia Primeiro’, que poderá ser referência para a implementação da iniciativa a nível estadual.
      O deputado e sua equipe foram recebidos pelo prefeito Alexandre Ferreira, em seu gabinete. A visita contou com a participação da secretária de Ação Social, Gislaine Liporoni, servidores da pasta, da Pastoral do Menor e Família da Diocese de Franca, organização responsável pelo Espaço Dignidade e pela Abordagem Social.
     Suplicy verbalizou o reconhecimento pela iniciativa da Prefeitura de Franca na implantação de estratégias, que potencializam a autonomia das pessoas em situação de rua, a exemplo do ‘Moradia Primeiro’, que rompe o ciclo de vida nas ruas, garantindo dignidade aos atendidos.
     O deputado também parabenizou o prefeito e a equipe pelas ações da Política de Assistência Social, incluindo o benefício ‘Família de Origem’ e a redução no número de crianças, adolescentes, pessoas idosas e com deficiência em serviços de acolhimento, mantendo-as junto aos seus familiares.
     Outro projeto da Prefeitura de Franca, que também poderá se tornar exemplo para o estado, é o modelo de acolhimento em Casas Lares para os idosos. Após a reunião com o prefeito, Eduardo Suplicy foi até a casa de um homem assistido pelo Programa ‘Moradia Primeiro’ para saber como funciona e se despediu levando informações dos projetos de Franca para as pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Ação Social faz oficinas preparatórias para aprendizagem

 Design sem nome 3 original

     Com o objetivo de preparar os jovens para os processos seletivos em relação à elaboração de currículos, entrevistas, e também sobre competências e habilidades para o mercado de trabalho, a Secretaria de Ação Social, em parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e Senac, oferecerá oficinas preparatórias para o Dia A. 
     As oficinas serão capacitações intensivas aos candidatos do Dia A a serem ministradas para adolescentes já assistidos pelos CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) da Vila Santos Dumont, Centro e os CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Sul, Leste, Oeste, Centro e Norte, onde ocorrerão as aulas. Com isso, espera-se que os jovens tenham um melhor desempenho durante as entrevistas e consigam acessar as vagas de aprendizagem.
     A primeira oficina será no dia 28 de julho, das 13h30 às 16 horas, para tratar de habilidades e competência dos jovens. Depois, no dia 4 de agosto, no mesmo horário, será feita uma oficina a respeito de entrevistas de trabalho e elaboração de currículo. Já o Dia A será no dia 11, do mesmo mês, no Senac Franca, e será fornecido transporte gratuitamente.
Iniciativa do Fórum Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalhado Infantil e Proteção ao Adolescente (FMPETIPA), em parceria com o Ministério do Trabalho, escolas de aprendizagem e a Secretaria de Ação Social, o Dia A busca direcionar vagas de aprendizagem de empresas que ainda não estão em cumprimento da cota de aprendizes mínima exigida por lei para adolescentes atendidos pela rede de proteção à criança e adolescente

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais