Email  

Notícias

Av. Adhemar de Barros recebe nova iluminação

 DSC 8174
     Com o objetivo de melhorar as condições de segurança das pessoas, que circulam pelos passeios e também a visualização aos motoristas, que trafegam pelas duas pistas, a Prefeitura iniciou nesta semana, a substituição das luminárias da Avenida Adhemar de Barros. O trecho, inicialmente a ser contemplado, compreende da rotatória com a Av. Brasil, onde o serviço já foi executado, com a retirada das lâmpadas a vapor de sódio e a colocação de Led com 150 watts de potência e segue por toda a extensão, até na outra rotatória que cruza com a Avenida Hugo Bettarelo, na saída para Ibiraci, no Jardim Palestina.
     "As equipes de elétrica da Secretaria de Meio Ambiente estão com a incumbência de fazer essa troca, que deve ser concluída no decorrer da próxima semana", explicou o secretário Rui Engrácia Garcia Caluz. Ainda segundo ele, essa é uma medida importante que representa mais luminosidade nas duas pistas da avenida, de grande movimentação, mais segurança para os pedestres e também condutores.
      Aliado a estes componentes, existe o fator economia, pois o consumo é bem menor que as luminárias, que estão instaladas nesse trecho. 
 

Saúde Visual atende mais de 750 crianças e chega ao Aeroporto 2

 DSC 4972
     O Programa 'Saúde Visual nas Escolas', mantido pela Prefeitura de Franca, está percorrendo as escolas municipais desde o final do ano passado, onde o objetivo é identificar possíveis estudantes com deficiência de aprendizado, em razão do comprometimento da visão e oferecer assistência. Para isso, existe um trabalho integrado que envolve equipes das Secretarias de Educação e de Saúde, que semanalmente visitam, com um trailler móvel, as unidades de ensino com dois profissionais oftalmologistas que examinam as crianças, previamente triadas pelas próprias educadoras, em sala de aula.
     Para realizar esse trabalho, as profissionais da Educação receberam um treinamento sobre como aplicar o teste chamado de acuidade visual, que consiste em uma avaliação ocular da pessoa, que apresenta sinais de alterações na visão. Quando necessário testar a capacidade visual, este exame é feito e permite detectar o grau de aptidão do olho para perceber os detalhes, se a pessoa consegue ou não discriminar a forma e o contorno dos objetos.  O teste especifica se a visão da criança está ou não funcionando plenamente.
     Iniciado este ano, a partir da Escola Municipal ‘Profa. Emília Tarantelli’, na Cidade Nova, o Programa 'Saúde Visual' já atendeu estudantes das escolas no Parque Progresso, Santa Rita, Jardins Aeroporto, Santa Bárbara e Aviação, Recanto Elimar e, nesta semana, chegará ao Jardim Aeroporto 2, na Escola Municipal ‘Antônio Manoel de Paula’. Nessa unidade, estão previamente relacionados, após triagem interna, mais de 220 alunos. A equipe atende às sextas-feiras e a previsão é permanecer na unidade por,  pelo menos, três semanas.
     Na unidade recém visitada, a Escola ‘Maria Antônia Stevanato’ foram examinados pelos oftalmologistas, 164 estudantes.  Os números de estudantes atendidos somente no primeiro semestre foi de 477, dos quais, 164 receberam encaminhamento e foram contemplados com armações e respectivas lentes, recebendo acompanhamento. Considerando as unidades já visitadas neste semestre, a estimativa dos responsáveis pelo acompanhamento é que o número já ultrapassou 750 alunos examinados.
     A final do semestre é feita a contabilização geral, enquanto que na medida em que são diagnosticados alunos com limitações de visão, os casos são repassados a Secretaria de Saúde, para aquisição das armações, lentes e as famílias orientadas a respeito.
 

Casa da Cultura oferece oficina de Clown

 WhatsApp Image 2022 09 09 at 12.40.24
     Em um dos instantes que a risada aparece, como uma das boas opções para aliviar as tensões e o stress, nada mais sugestivo do que aprender uma nova atividade, a de ser palhaço. É isso que a Casa da Cultura do Artista Francano ‘Abdias do Nascimento’, unidade vinculada à FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), está proporcionando a quem deseja aprimorar suas aptidões artísticas e quem sabe, fazer delas uma forma alternativa de rendimento com shows e apresentações públicas ou particulares.
     A iniciativa é uma parceria da Prefeitura (FEAC), com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Poiesis, denominada de Oficinas Culturais, com atividades programadas para o começo de outubro, nos dias 3, 4 e 5. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na própria Casa da Cultura, com 15 vagas oferecidas para pessoas a partir de 16 anos. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3721-8992. As oficinas serão realizadas no período da tarde, das 13h30 às 16h30.
 
O que aluno vai aprender
     Com a coordenação de uma profissional especializada na arte Clown (circense), Jana Galdi, que é formada em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina e fundadora da Cia. TPK, o candidato inscrito terá a oportunidade de conhecer o vasto universo criativo de um palhaço. Serão oferecidos exercícios de expressão corporal, de jogos teatrais, a partir de esquetes do repertório clownesco clássico. O participante poderá experienciar técnicas de improvisação cênica, conhecer a teoria e a prática da maquiagem, dos figurinos, assim como desenvolver a fantasia, imaginação e a criatividade. 
     Jana Galdi já desenvolveu trabalhos voltados ao público infantojuvenil de diversas partes do país, com destaque para o Festival Internacional de Londrina, além da Mostra Paralela do Festival de Teatro de Curitiba e no Theatro Circo da cidade de Braga, em Portugal. Com mais de 17 anos de profissão, Naldi que é natural de São Carlos, iniciou nesse meio como palhaça quando criança, aos 12 anos de idade e não parou mais, sempre inovando e incorporando os fatos do cotidiano, com a  incorporação da personagem ‘Pipinela’ que a ajudou a ganhar notoriedade nacional, compartilhando alegria com o seu público.
 

Ginástica Rítmica obtém primeiro lugar nos Regionais e se classifica para os Jogos Abertos

 WhatsApp Image 2022 09 12 at 10.36.40
     A equipe de Ginástica Ritmica de Franca ficou em primeiro lugar em todas as provas, nas competições realizadas no último final de semana, marcando o encerramento dos Jogos Regionais. As meninas participaram da etapa, que compreende as 4 Delegacias de Esportes da região, sendo elas Franca, Ribeirão Preto, Araraquara e Barretos.
     O grupo orientado pelas técnicas Dryelle Silva Freitas Lopes, Janaína Garcia Quintanilha e Rebeca Cleynibi, auxiliadas em todos os momentos pela estagiária Isabela Masini, não mediu esforços e conquistou excelentes resultados, tendo o respaldo da Prefeitura e da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura). A equipe esteve composta pelas atletas Maria Clara, Amanda Mascaranha, Larissa Isabelly, Rayssa, Gabrielly e Larissa Lorena.
     Confira as colocações de Franca, com 5 primeiros lugares por categoria:
 
Conjunto 
1⁰ Franca
2⁰ Ribeirão Preto 
3⁰ Araraquara 
 
Dupla
1⁰ Franca
2⁰ Ribeirão Preto 
3⁰ Araraquara 
 
Fita
1⁰ Franca
2⁰ Ribeirão Preto 
3⁰ Araraquara 
 
Maças 
1⁰ Franca
2⁰ Ribeirão Preto 
3⁰ Araraquara 
 
Bola 
1⁰ Franca
2⁰ Ribeirão Preto 
3⁰ Araraquara
 
     Essa classificação permitiu o direito da equipe prosseguir na etapa seguinte, participando dos Jogos Abertos, em outubro, na cidade de São Sebastião, independente dos demais resultados das equipes, que competiram nas outras 3 regionais, Barretos, Araraquara e Ribeirão Preto.
 

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19

 Vacinacao
     Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para a próxima segunda-feira, 12, que contará com 9 Unidades Básicas de Saúde, atendendo das 8 às 19h.
 
1ª DOSE (3 E 4 ANOS) - POPULAÇÃO GERAL - COMORBIDADES - PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E IMUNOSSUPRIMIDOS- CORONAVAC 
     A primeira dose da vacina Coronavac para crianças de 3 e 4 anos, população geral, com comorbidades, deficiências e imunossuprimidos, poderá ser aplicada nas UBS's Aeroporto 3, Brasilândia e Leporace, das 8 às 19h. Os pais e responsáveis deverão acompanhar as crianças, apresentando o CPF, receitas e laudos para a comprovação das comorbidades e deficiência. É recomendável a apresentação do Termo de Assentimento assinado, que está disponível no site da Prefeitura.
 
 
1ª E 2ª DOSES (05 A 11 ANOS) - PFIZER PEDIÁTRIA 
     Nas UBS's Aeroporto 1 e São Sebastião, estarão disponíveis a primeira e a segunda doses para crianças de 5 a 11 anos (Pfizer Pediátrica), a população em geral, comorbidades, PCD e Imunossuprimidos, no horário das 8 às 19h. As crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
 
 
1ª, 2ª e 3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) / 1ª, 2ª , 3ª DOSES - GESTANTES / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - PFIZER 
     A primeira, segunda e terceira doses para 12 anos ou mais, primeira, segunda e terceira doses para gestantes, quarta dose para pessoas, que tenham 40 anos ou mais e 5ª dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas na UBS Horto, no horário das 8 às 19h.
 
 
1ª E 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE  (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - JANSSEN 
      A primeira e a terceira doses estarão disponíveis para pessoas, com 18 anos ou mais, além da quarta dose para 40 anos ou mais, profissionais de saúde e quinta dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais, da vacina Janssen, nas UBS's Paulistano e Santa Terezinha, no horário das 8 às 19h. 
 
 
1ª, 2ª e 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS)  / 4ª DOSE  (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE  / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - ASTRAZENECA 
     A primeira, segunda e terceira doses para 18 anos ou mais, a 4ª dose para pessoas, com 40 anos ou mais, profissionais de saúde e 5ª dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais da vacina Astrazeneca, poderão ser recebidas na UBS Guanabara, no horário das 8 às 19h.

Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina e Influenza)

 WhatsApp Image 2022 09 09 at 14.40.47 1
     A Secretaria de Saúde mantém a programação da Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes.
     Para esta segunda-feira, 12, os atendimentos estarão sendo prestados nas UBS's Planalto, Paulista, Santa Clara, Ângela Rosa, Progresso, Leporace e Estação, das 8h às 19h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Palma, City Petrópolis, Luíza, Esmeralda e Paineiras, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16h.
 
Influenza
      A Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a Influenza para a população em geral, com idade a partir de 5 anos, nas UBS's Horto, Aeroporto 1, Aeroporto 3, Brasilândia, Paulistano, Santa Terezinha e Guanabara, das 8 às 19h.
     Para as crianças de 6 meses a 4 anos, a vacina Influenza estará disponível nas UBS's Planalto, Paulista, Santa Clara, Ângela Rosa, Progresso, Leporace e Estação, no horário das 8 às 19h. Deverá ser apresentada a carteira de vacinação e documentos pessoais.
 

Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação é prorrogada

 DSC 7479 2
     A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação, que seria encerrada nesta sexta-feira, 9, foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 30, deste mês.
     Desta forma, os pais ou responsáveis, que ainda não levaram os seus filhos de 1 ano a menores de 5 anos ou crianças e adolescentes, menores de 15 anos, para atualização da carteira de vacinação terão uma nova oportunidade até o final do mês.
     Segundo a Secretaria de Saúde, até o momento, foram imunizadas contra a Poliomielite na cidade, 12.223 crianças.
     As vacinas estão disponíveis em 7 UBS (Unidades Básicas de Saúde), sendo Leporace, Planalto, Santa Terezinha, Paulistano, Guanabara, Brasilândia e Progresso, funcionando das 8h às 19h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) City Petrópolis, Luíza, Esmeralda e Paineiras, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16h.
     A campanha prevê a imunização de crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade e objetiva também reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes, menores de 15 anos, melhorando a cobertura, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Estão disponíveis para atualização da carteira de vacinação, os imunizantes da Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Meningo ACWY, DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano) e para os adolescentes, os imunizantes HPV, dT (dupla adulto), Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite B. 
     Segundo a Secretaria de Saúde, o público alvo para a vacinação contra Poliomielite na cidade, está em torno de 19 mil crianças.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais