Email  

Notícias

Parque do Trabalhador ganha academia para Pessoas com Deficiência

 Academia para PCDs no Parque do Trabalhador

     A Prefeitura de Franca avança na valorização e inclusão das pessoas com deficiência e acaba de colocar à disposição da população um segundo equipamento para prática de esportes em uma região de fácil acesso, o Parque do Trabalhador ‘Papa João Paulo II”, entre os bairros São Tomaz e Parque dos Pinhais.

     O conjunto de equipamentos é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, através da Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência, com quem foi formalizado um Termo de Parceria através do Programa Cidade Acessível. Franca foi contemplada com a transferência de uma academia adaptada no valor de R$ 45 mil, composta por uma máquina de bíceps; uma máquina de puxada alta; uma máquina de supino; máquina de tríceps; uma máquina de twist e respectivas placas orientativas de Pessoas Com Deficiência (PCD).

     Com a preocupação de garantir mais acessibilidade e esporte ao alcance de todos, a Prefeitura executou toda a obra de adequação e estruturação do espaço, garantindo que a instalação dos equipamentos no local, por parte da Secretaria Estadual de Direito da Pessoa com Deficiência, acontecesse.

     Recentemente também foram instalados equipamentos que integram um playground para PCDs no conjunto Poliesportivo, ao lado da quadra de vôlei de praia, espaço pet e do ginásio ‘Amauri Destro’.

Sede do Emprega Franca, PAT e PEI (Polo da Empregabilidade Inclusiva) é inaugurada

 Inauguracao da sede do Emprega Franca PAT e PEI

     Foi inaugurada na quarta-feira, 7, a nova sede do Emprega Franca, PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e PEI (Polo da Empregabilidade Inclusiva), em prédio anexo à Rodoviária de Franca, na avenida Sete de Setembro, 735, Residencial Baldassari.

     O evento contou com a participação do prefeito Alexandre Ferreira; primeira-dama Cynthia Dias Milhim Ferreira; Aracélia Costa, secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Lucimara Prado, secretária municipal de Desenvolvimento; Gislaine Liporoni, secretária de Ação Social; Milena Bernardino, presidente da Emdef; Eloa Patrocínio Assunção, gerente geral do Ministério do Trabalho; e representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência; do Instituto Jó Clemente; da APAE; e do CIEE.

     Além do Emprega Franca e do PAT, o prédio conta com o PEI, que faz parte de uma parceria entre Prefeitura e Governo do Estado, e vai garantir a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, desenvolvimento profissional e cursos de qualificação técnica e empreendedora a essas pessoas em um espaço com estrutura pronta para receber as demandas. A secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Aracélia Costa, disse que, além disso, o PEI fará busca ativa nos CRAS e CREAS do município e garantirá apoio às empresas para contratação de pessoas com qualquer tipo de deficiência.

     Na inauguração, o prefeito Alexandre Ferreira disse que a escolha do local onde está instalada a sede desses projetos veio pela facilidade de chegada e de transporte público garantido para todas as regiões da cidade, e que a meta é garantir plena empregabilidade em Franca.

     Os serviços começam a funcionar já na semana que vem, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Para mais informações, ligue (16) 3723-5444 ou 3723-5317.

Prefeito faz indicação para Hospital Estadual de Franca receber o nome de Onofre Gosuen

 DSC 9610

     O prefeito Alexandre Ferreira enviou, nesta terça-feira, 6, uma indicação ao governador Rodrigo Garcia para que o Hospital Estadual de Franca seja denominado “Onofre Sebastião Gosuen”.

     A nomeação é uma forma de homenagear o ex-prefeito e ex-deputado estadual que iniciou a luta por um Hospital Estadual em Franca ainda na década de 1950, ao apresentar o Projeto de Lei n° 301/ 1959 na Assembleia Legislativa para a criação do Hospital das Clínicas em Franca.

     Hoje, 63 anos após a primeira iniciativa legislativa de se ter um hospital estadual, Franca terá o empreendimento, que fica na Avenida São Vicente, s/n, no Jardim Noêmia.

     O hospital receberá investimentos de cerca de R$ 150 milhões. O projeto prevê atendimento em média e alta complexidade, inclusive na urgência/emergência, garantindo o acompanhamento nas internações e cirurgias. A unidade terá capacidade para 225 leitos, sendo 150 leitos em Clínicas Médica e Cirúrgica, 20 leitos em Hospital Dia, 15 leitos em Psiquiatria, 10 Leitos de UTI Pediátrica e 30 leitos de UTI Adulto. Serão 26,7 mil metros quadrados de área construída em 4 blocos, sendo o principal com 7 pavimentos. Haverá infraestrutura para assistência em saúde na especialidade de Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cabeça e Pescoço e Ginecológica, Cardiologia, Gastroenterologia, Neurologia, Nefrologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Psiquiatria, Pediatria, Proctologia, Traumato-Ortopedia e Urologia.

Prefeitura amplia prazo para regularização de imóveis

 villa house model key and drawing on retro desktop real estate sale concept

     A Prefeitura de Franca estendeu o prazo para que a população continue regularizando as construções concluídas ou iniciadas até 31 de dezembro de 2020. Agora, o prazo, que se encerraria em dezembro de 2022, é de até três anos após a primeira publicação da Lei Complementar Municipal nº 372, de 16 de dezembro de 2021.

     A medida veio através de um Projeto de Lei do prefeito Alexandre Ferreira e enviado para a Câmara Municipal para votação. De modo unânime, os vereadores aceitaram a regularização como instrumento de outorga onerosa do direito de construir. “É uma lei que vem para melhorar a vida das pessoas, pois é importante regularizar seus imóveis para ter a escritura e a garantia de propriedade”, destacou o prefeito.

     Com a nova proposta, ‘os interessados na regularização deverão protocolizar o pedido no prazo de até 03 (três) anos, após a primeira publicação da Lei Complementar Municipal nº 372, de 16 de dezembro de 2021, exceto para as construções de até 140,00 m² (cento e quarenta metros quadrados), que poderão protocolizar pedido a qualquer tempo, desde que preenchidos os requisitos desta Lei, inclusive o disposto no artigo 4º.”

Isenção

     O art. 11 da Lei de Outorga Onerosa estabelece que, para efeito de regularização das edificações, será calculada em conformidade com a seguinte tabela, constando a metragem da construção em que ocorrerá a outorga, o valor do adicional construtivo sobre a restrição administrativa por metro quadrado:

Até 140 m² - Isento

Acima de 140m² a 200 m² - 1 UFMF por m²,

Acima de 200 m² a 300 m² - 2 UFMF por m²,

Acima de 300 m² a 400 m² - 3 UFMF por m²,

Acima de 400 m² a 500 m² - 5 UFMF por m² e

Acima de 500 m² - 10 UFMF por m²

     O conteúdo completo da Lei de Outorga Onerosa pode ser acessado em:https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/1932-16122021.pdf.

Prefeitura finaliza preparativos para Copinha e Francana já tem 1º adversário definido

 Lanchao Copinha

     Por mais um ano consecutivo a Prefeitura de Franca está possibilitando à equipe da Francana jogar a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, em casa. Por meio da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), toda a estrutura e suporte estão sendo oferecidos e a Veterana estreia na competição no dia 2 de janeiro de 2023, às 17h15, enfrentando o Guarani de Campinas no estádio municipal ‘Lancha Filho’.

     A FEAC, instituição gestora das políticas de esportes na cidade, já trabalha na organização de toda logística receptiva das delegações e também na preparação do palco das apresentações, o estádio ‘Lanchão’, no bairro São José. Estão sendo feitas melhorias gerais que vão desde a pintura das arquibancadas, revisões nos sistemas elétricos e hidráulicos, podas internas e externas, nos arredores das arquibancadas, além de demais reparos nas instalações sanitárias, cabines de imprensa e outras instalações.

     O monitoramento do gramado será feito sistematicamente, com podas de controle nos momentos que houver necessidade, como observou o presidente da FEAC, Mateus Caetano. Ele afirmou que o prefeito Alexandre Ferreira está entusiasmado em sediar mais uma edição da Copinha e tratou de alguns detalhes em recente encontro com dirigentes da Francana. Para ele, a Copinha é um evento que abre espaços para os jovens com talento e opção sadia de entretenimento ao público.

Calendário de jogos: 

Dia 02/01 – 17h15: Francana x Guarani de Campinas

                    19h15: Grêmio de Porto Alegre x Cruzeiro de Alagoas

Dia 05/01 – 17h15: Francana x Cruzeiro de Alagoas

                               Guarani de Campinas x Grêmio de Porto Alegre

Dia 08/01 – 15h: Cruzeiro de Alagoas x Guarani de Campinas

                            17h15: Francana x Grêmio de Porto Alegre

     Se classificarão para a etapa seguinte, as duas equipes primeiras colocadas do grupo, iniciando na semana seguinte, a fase chamada ‘mata-mata’, em que seguirá na disputa apenas o time vencedor, cujo adversário só será conhecido após o fim dessa fase.

Biblioteca prepara última Degustação Literária do ano

 biblioteca

     Está programada para a próxima sexta-feira, 16, a última edição do projeto ‘Degustação Literária’, a ser realizado no espaço da Biblioteca Municipal Dr. Américo Maciel de Castro Júnior (Central), na Av. Champagnat, 1808, às 16 horas, ocasião em que o personagem homenageado será o escritor João Cabral de Melo Neto, poeta brasileiro do período pós-modernista da literatura brasileira, natural de Recife-PE e considerado um dos grandes escritores brasileiros de todos os tempos e principal representante da Geração de 45.

     O evento terá a participação da escritora e psicanalista Maria Luiza Salomão, que fará a mediação da leitura e a apresentação dos livros escritos pelo autor selecionado. Entre as principais obras de João Cabral figuram “O Cão Sem Plumas” (1950), “O Rio” (1954), “Quaderna” (1960), “Morte e Vida Severina” (1955), “A Educação da Pedra” (1966), “Museu de tudo” (1975), A escola das facas (1980), “Poesia crítica” (1982), “Agrestes” (1985) e “Andando em Sevilha” (1990), obras em que o poeta revela a sua preocupação com a realidade social, principalmente com a do Nordeste Brasileiro. Além de escritor, trabalhou também como diplomata.

     A Degustação Literária será no formato presencial com a participação limitadas a 30 participantes. Os organizadores orientam as pessoas interessadas em participar do evento que deverão fazer contato com a Biblioteca Central pelos telefones (16)3711-9323 ou 3711-9229 ou poderão realizar a inscrição pelo formulário no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc8fCeXTuNuNIX1ccQoD-NzeInlkeEmyzDONsCzTYnn2A5xHA/viewform?usp=pp_url.

Após alta procura, vacinação no posto itinerante do Terminal Central continua nesta segunda-feira

Vacinacao 

     A Secretaria de Saúde está disponibilizando no Terminal Central de Ônibus “Ayrton Senna” o posto itinerante para vacinação contra a COVID-19. A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso à vacina para a população se imunizar e manter o esquema vacinal atualizado. Entre os dias 6 e 7, deste mês, foram aplicadas 1295 doses de vacina contra a COVID-19.  Devido a alta procura pelos imunizantes, o trabalho será retomado nesta segunda, 12, das 12h às 19h. 

     No posto itinerante, estarão disponíveis a 1ª dose de 6 meses a 2 anos - Pfizer Baby, para crianças com comorbidades ou PCD (Pessoas com Deficiência Física); 1ª e 2ª doses para a idade de 5 a 11 anos- Pfizer pediátrica e 3 a 11 anos - Coronavac Pediátrica, para população geral, comorbidades, PCD e imunossuprimidos, além da 1ª, 2ª, 3ª doses- Pfizer e Coronavac para população geral, acima de 12 anos e gestantes, 4ª dose para +30 e profissionais de saúde e, 5° dose para +18 imunossuprimidos. Os interessados poderão comparecer portando um documento com foto e a carteira de vacinação Covid com as doses anteriores.

     As UBS's (Unidade Básica de Saúde) também estão em atendimento, das 8h às 19h. Confira a programação: 

1ª DOSE (6 MESES A 2 ANOS, 11 MESES E 29 DIAS) COMORBIDADES E PCD / PFIZER BABY

     A primeira dose da vacina Pfizer Baby para crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, estará disponível nas UBS's Horto, Planalto e Santa Clara, das 8 às 19h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais e responsáveis, que deverão estar munidos da carteira de vacinação e o comprovante de comorbidades e deficiência.

1ª E 2ª DOSES (05 A 11 ANOS) - PFIZER PEDIÁTRICA

     Na UBS Guanabara, estarão disponíveis a primeira e a segunda doses para crianças de 5 a 11 anos (Pfizer Pediátrica), a população em geral, comorbidades, PCD e Imunossuprimidos, no horário das 8 às 19h. As crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.

1ª E 2ª DOSES (3 A 11 ANOS) - POPULAÇÃO GERAL - COMORBIDADES - PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E IMUNOSSUPRIMIDOS- CORONAVAC

     A primeira e a segunda doses da vacina Coronavac para pessoas de 3 a 11 anos, população geral, com comorbidades, deficiências e imunossuprimidos, poderão ser aplicadas na UBS Aeroporto 1, Santa Terezinha e Paulistano, das 8 às 19h. Os pais e responsáveis deverão acompanhar as crianças, apresentando o CPF, receitas e laudos para a comprovação das comorbidades e deficiência. É recomendável a apresentação do Termo de Assentimento assinado, disponível no site da Prefeitura.

1ª, 2ª, 3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) / 1ª, 2ª, 3ª DOSES - GESTANTES / 4ª DOSE (30 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - PFIZER

     A primeira, segunda e terceira doses para 12 anos ou mais, primeira, segunda e terceira doses para gestantes, quarta dose para pessoas, que tenham 30 anos ou mais e 5ª dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas na UBS São Sebastião e Brasilândia, no horário das 8 às 19h.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais