A participação do público no 1º Fórum Intersetorial de Saúde Mental Infanto-Juvenil, nesta sexta-feira pela manhã no auditório da Secretaria Municipal da Educação
A participação do público no 1º Fórum Intersetorial de Saúde Mental Infanto-Juvenil, nesta sexta-feira pela manhã no auditório da Secretaria Municipal da Educação
A Prefeitura de Franca, em conjunto com as escolas, segue nos preparativos para a realização de mais uma edição de dois projetos de cidadania. Um deles é voltado para a escolha da ‘Mais Bela Voz Infantil’ e o outro do ‘Prefeito Mirim 2019’. A organização está a cargo da Secretaria de Esportes, Arte e Cultura com a participação da Orquestra Sinfônica de Franca.
O primeiro, da ‘Mais Bela Voz’ tem a sua frente a Orquestra Sinfônica e o maestro Nazir Bittar, com caráter exclusivamente recreativo e cultural, visando fomentar o interesse pela boa música brasileira. A participação neste projeto é voluntária e poderão participar crianças e adolescentes de 8 a 16 anos que estejam matriculadas em escolas da Rede Municipal de ensino, assim como da Rede Estadual de ensino e escolas particulares.
O processo de inscrição dos participantes começou no dia 1º deste mês e segue até o dia 1º de outubro, através do envio de um vídeo de no máximo, 1 minuto, apresentando a criança cantando com acompanhamento instrumental ou à capella. O vídeo deve ser iniciado com a identificação:
- nome da criança candidata, da escola, da música escolhida e sua tonalidade
- caso haja várias versões e gravações da música, indicar a que mais se aproxima da que o candidato irá cantar.
No caso de ser selecionado para a final, o responsável deverá comparecer à Secretaria de Esportes, Arte, Cultura e Lazer (Rua Oscar Brasilino dos Santos, 1531 – CEP 14.400.680 – Fone (16) 3721-8692 – Franca-SP) para preencher termo de responsabilidade pela participação da criança.
Cada escola poderá escolher seus próprios critérios de avaliação, seja através de indicação ou seleção.
Fases de seleção
Os participantes serão selecionados através de processo de avaliação eliminatória feita pela análise dos vídeos enviados para o número de celular (16) 9919-54665 até as 23h59 do dia 30 de setembro de 2019. A inscrição pode ser confirmada até o dia seguinte, 1º de outubro. Os responsáveis pelos finalistas deverão comparecer à Secretaria de Esportes, Arte, Cultura e Lazer para assinar termo de responsabilidade. No ato da assinatura do termo de responsabilidade, está automaticamente autorizada a cessão de uso de imagem e áudio do participante, por prazo indeterminado, a partir da mesma, podendo as imagens serem editadas, adaptadas ou reduzidas para divulgação do concurso.
O ensaio com pianista será dia 10 de outubro a partir das 14 horas na Capela do Champagnat e a final ocorrerá no dia seguinte, às 20 horas, no Teatro Municipal ‘José Cyrino Goulart’, com 15 finalistas. A final será com a banda formada por músicos profissionais.
Prefeito Mirim
Esse é outro concurso organizado pela Prefeitura, que visa resgatar projetos das décadas de 70 e 80, voltados para crianças das escolas municipais, estaduais e particulares. Elas foram convidadas a participar e a se organizarem internamente, elegendo Prefeito, Vice, Chefe de Gabinete e Vereador Mirins, a partir de uma sugestão de entrevista ou redação com os candidatos tendo como tema “Como Posso Melhorar a Minha Cidade”
Após essa etapa os eleitos de cada unidade passarão por uma banca com representantes do ensino, política e sociedade civil que elegerão os 4 membros, que serão levados a tomar uma posse simbólica na Câmara, participando de atos e visitas a Prefeitura para conhecimento das rotinas do prefeito. Os eleitos serão conhecidos dia 30 de setembro, às 10 horas na Casa da Cultura e a posse no dia 9 de outubro, em sessão na Câmara Municipal.
A Prefeitura de Franca, através da Secretaria de Planejamento Urbano, modernizou os procedimentos de Controle do Uso de Solo. A inovação no controle e análises de processos relativos a obras em imóveis - desde construção, reforma e demolição - foi adotada em abril deste ano e, em apenas cinco meses, reduziu em praticamente pela metade – 47% – o número de procedimentos em trâmite.
Entre o início de abril e a segunda semana de setembro, 9.225 processos foram aprovados pelos profissionais da Secretaria de Planejamento, correspondendo a uma média mensal de 1.678 procedimentos liberados.
Os números compravam o sucesso desta inovação implantada pela Secretaria de Planejamento. O resultado prático é o estímulo da Prefeitura de Franca ao setor da construção civil, importante gerador de renda e empregos na cidade.
São mais empreendimentos em construção, mais relações comerciais sendo realizadas e, consequentemente, mais postos de trabalho criados em Franca.
Cartilha de Obras
O número de projetos analisados em 2019 foi maior que a quantidade de novos pedidos. A estimativa de processos tramitados é de 13.700 entradas e 14.200 saídas.
O estoque, ou seja, o número de processos na fila para análise no início de abril era de 1.162 e, até a segunda semana de setembro, ele foi reduzido para 620. Esses processos incluem aprovação de construção, regularização, habite-se e carta de ocupação, demolição, cancelamento de projeto e devolutiva de cartório.
O principal fator para que ainda existam projetos à espera de liberação é o grande número de projetos que necessitam de correção. Apenas na semana passada, 63% dos projetos analisados tiveram de ser devolvidos a seus autores para correções.
Para evitar que os projetos cheguem com incorreções na Seplan, a Prefeitura disponibiliza em seu site uma Cartilha de Obras atualizada.
A Secretaria de Segurança e Cidadania anuncia várias mudanças em trechos de vias próximas à Igreja da Capelinha, abrangendo setores dos bairros São José e de Santo Agostinho, que entrarão em vigor a partir do próximo dia 27. Uma das intervenções previstas é na rua Distrito Federal, que passará a ter sentido único (centro-bairro), do cruzamento da Av. Dr. Ismael Alonso, próximo ao futuro Sesc, até o cruzamento com a Avenida Brasil, ao lado do Tiro de Guerra.
A outra alteração será na rua Rio Grande do Sul, que é paralela à rua Distrito Federal, que passará a ter sentido inverso (bairro – centro), do cruzamento com a rua São Paulo até a rua Manoel Valim, que começa na Praça da Capelinha. Ainda na mesma rua Rio Grande do Sul, do cruzamento da rua Padres Agostiniano e rua jornalista Assis Chateaubriand, o sentido passará a ser bairro – centro.
As adequações necessárias nas sinalizações de solo e aéreas serão feitas oportunamente pelo Departamento de Trânsito e Emdef de maneira a deixar condutores e pedestre bem orientados, dias antes da entrada em vigor. A medida é fruto de estudos prévios, de solicitações dos moradores e objetiva melhorar a fluidez do trânsito e aumentar as condições de segurança para todos, reforçou o secretário de Segurança e Cidadania, Márcio Santos.
O estádio municipal ‘Lancha Filho’ passou a receber um tratamento diferenciando nos últimos 15 dias, como forma de superar esse forte período de estiagem
A movimentação promete ser intensa nesse sábado a partir das 9 horas, com diversas ações da cidadania, envolvendo o Poder Público, entidades representativas do comércio, comunitárias e voluntários, além dos órgãos voltados à segurança com a realização do 2º Mutirão da Limpeza e Campanha de Trânsito. As praças Nossa Senhora da Conceição, Barão da Franca e seus calçadões deverão ser tomados por agentes uniformizados distribuindo materiais com orientações sobre o trânsito e outras pessoas percorrerão a região recolhendo materiais jogados indevidamente pelos passeios e jardins.
Repetindo o trabalho feito o ano passado com ótimos resultados, a Prefeitura fornecerá apoio no 2º Mutirão da Limpeza na área central, idealizado pela Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca) e o núcleo EmpreCentro, com as participações do grupo Teoria Verde, Clube dos Escoteiros Três Colinas, Mulheres do Brasil e pessoas voluntárias simpáticas à causa. Além da mobilização na região central, informou a Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, haverá também uma outra equipe na mesma manhã atuando no bairro City Petrópolis, região Norte, realizando atividade educativa e de cidadania com os mesmos propósitos e participantes.
De acordo com a Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, as equipes fornecerão os sacos de lixo e um veículo de apoio, sendo que no final da ação de limpeza, por volta das 11 horas, todos os resíduos coletados serão juntados em área próxima a Concha Acústica e serão encaminhados nos caminhões, no caso dos recicláveis, para o Centro de Triagem de Materiais Recicláveis e os rejeitos para o Aterro Sanitário. Junto com a conscientização das pessoas a não atirarem lixo a ermo, a mobilização busca orientar e mudar o hábito daqueles que circulam pelo centro e inadvertidamente acabam poluindo o ambiente.
Campanha do Trânsito
Dividindo esse mesmo espaço e com a organização da Secretaria de Segurança e Cidadania, em conjunto com a Polícia Militar e do Detran, neste sábado, motoristas e pedestres poderão saber mais um pouco sobre a Campanha Nacional, iniciada dia 18. Está contemplada no Código de Trânsito Nacional e busca sensibilizar e também chamar os condutores a sua responsabilidade, com zelo e responsabilidade na direção de um veículo.
Serão feitas abordagens, na região central, dos motoristas e distribuídos materiais com orientações. A campanha prossegue pelos próximos dias, até o dia 25, quando se comemora a data nacional do trânsito.
A Prefeitura de Franca, em parceria com a Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana, promoverá a 3ª edição da FamCafé