Email  

Notícias

Trânsito alerta para interdição das Avenidas Champagnat e Ismael Alonso para obras

Obras 

            Um comunicado que será publicado na edição do Diário Oficial do Município desta quinta-feira, pela Secretaria de Segurança, informa que a partir deste dia, os trechos das avenidas Champagnat e Dr. Ismael Alonso y Alonso serão interditados até o dia 16, com exceção do sábado e domingo. No período da noite e final de semana, quando não houver atividades das equipes, o local ficará liberado.

            A medida é justificada por questões de segurança, tanto dos trabalhadores envolvidos com as obras complementares de recapeamento, de conclusão de um dos gradis da segunda ponte e outros serviços inacabados, quanto da população.

            A decisão pela interdição foi tomada pela Secretaria de Segurança, com base na solicitação feita pela Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), que estará executando a pavimentação, tanto das pistas das duas avenidas, como das respectivas alças de acesso. 

            Àquelas pessoas que transitarem pela Av. Dr Ismael Alonso Y Alonso terão como rota alternativa, a rua Gildo de Castro Oliveira, onde ocorrerá a interdição. A rua Jairo Amâncio de Castro continuará com acesso liberado somente aos moradores daquele local.

            A interdição neste trecho, em razão da movimentação das máquinas, terá início todas as manhãs, por volta das 7h e irá permanecer, enquanto as equipes estiverem em ação. Todas as cautelas necessárias estão sendo tomadas quanto à sinalização, com orientações aos motoristas que, podendo nestes dias, devem evitar transitar pelas imediações. 

Franca busca união da região para abertura de novos leitos e vacinas

26 01 2021 VACINAS DE OXIFORD.00 02 57 15.Quadro008 

            O prefeito Alexandre Ferreira participou nesta terça-feira, de uma reunião com vários prefeitos e representantes dos municípios, que compõem a região administrativa de Franca, com o objetivo de buscar a união e o envolvimento de todos, junto ao Governo do Estado para a solução de dois sérios problemas, a abertura de novos leitos de UTI e mais vacinas para a população.

            Alexandre Ferreira ressaltou que, nesta semana, 10 novos leitos de UTI entrarão em funcionamento, sendo 5 no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e 5, na Santa Casa de Ipuã. Para a próxima semana, outros 5 leitos já estão programados para começar a funcionar também no AME. Porém, mesmo com o esforço que está sendo feito, a região necessita da instalação de novos leitos para atender a demanda. 

            Durante sua exposição, o prefeito de Franca fez um alerta, informando que, historicamente, os meses entre abril e julho, são críticos para as doenças respiratórias, por isso, é necessário que as cidades tenham um planejamento, preparando a estrutura hospitalar, principalmente, nesta época de pandemia, já que a cobertura vacinal ainda não é suficiente. "As quantidades de vacinas enviadas são definidas pelo Ministério da Saúde e o Governo do Estado, que também determinam os grupos prioritários para a imunização em cada uma das fases. Precisamos agilizar a aplicação da vacina, ampliando o número de doses para o atendimento de toda a população", disse o prefeito.

            Uma outra medida apresentada por Alexandre, durante o encontro, seria pleitear junto ao Governo do Estado, a implantação de um Hospital de Campanha Regional, exclusivo, para o tratamento da Covid-19, com estrutura de UTI e enfermaria. 

            Franca tem uma estrutura física limitada nos hospitais Santa Casa e do Coração, o que inviabiliza a abertura de novos leitos. "Vamos até o governador, com os prefeitos da região unidos para cobrar e também apresentar soluções. Não podemos ficar parados, enquanto os problemas vão só aumentando", frisou Alexandre Ferreira. 

Prefeito nomeia novos membros do Condephat

Portaria 

Em portaria publicada no Diário Oficial do Município, o prefeito Alexandre Ferreira designou os novos membros que passam a compor o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Turístico do Município de Franca (CONDEPHAT) para o biênio 2021-2023. Ele atendeu a um documento encaminhado pela FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura), comunicando o encerramento no final do ano passado, do mandato anterior, apresentando uma lista tríplice encaminhada pelos órgãos e entidades com representatividade no colegiado.

            Para o mandato destes próximos dois anos, ficam designados os novos membros do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Turístico de Franca, tendo como presidente, o representante do Curso de História da Faculdade de História, Direito e Serviço Social de Franca (UNESP), professor Dr. Pedro Geraldo Saadi Tosi. 

            O Poder Executivo está representado pelo vice-prefeito, Éverton de Paula, o presidente da FEAC, Mateus Caetano e a servidora Marcella Murari Oliveira.

            O conselho conta com representantes do curso de História da Faculdade de História, Direito e Serviço Social de Franca (UNESP), curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Franca (UNIFRAN/Cruzeiro do Sul), Câmara Municipal, Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Franca e Cúria Diocesana de Franca.

            A primeira reunião do conselho está marcada para o próximo dia 17, às 16 horas, no Colégio Champagnat, seguindo todos os protocolos de distanciamento, uso de máscara e álcool em gel. Estarão em discussão, a posse da nova diretoria, situação do prédio da Mogiana, na Estação, Ateliê do pintor Bonaventura Cariolato, além de indicações para tombamento da Academia Francana de Letras e o acervo de Antônio Baldijão

Seixas. 

Canil fará leilão de animais apreendidos

Bovino Canil 10 2 

            A Prefeitura anuncia para o próximo dia 24, a realização do primeiro leilão de animais de grande porte deste ano, que estão recolhidos no Canil Municipal, envolvendo, de princípio, 16 equinos e um bovino. São animais que foram apreendidos pela Vigilância Ambiental, por estarem em condições de abandono, em áreas urbanas, cujos proprietários foram notificados e não compareceram para a retirada. 

            Em razão das medidas de prevenção à disseminação da Covid-19, não está liberada a visitação ao local, o que será permitido apenas no dia do leilão, que acontecerá a partir das 9h30, em sua sede, no bairro City Petrópolis (rua José Gianesella, 415).

            De acordo com as informações, são animais saudáveis, que durante o período em que se encontram no Canil, recebem todos os cuidados necessários, custeados pelo município e uma vez leiloados, serão entregues aos novos proprietários, vacinados e chipados. Os valores básicos, de cada animal levado a leilão, serão conhecidos na hora, variando de acordo com o porte e raça de cada um.

            Mais informações podem ser obtidas pelo 3703-9389. 

Educação abre inscrições para o Programa Cursinhos Populares

banner Cursinhos Populares 

    A Secretaria de Educação inicia a partir desta quarta-feira, 10, o recebimento das inscrições para o Programa Cursinhos Populares com a oferta de 60 vagas. Uma das condições para se inscrever é que estudante more em Franca e se enquadre na situação de baixa renda, ter concluído o Ensino Médio, em instituição pública ou tenha cursado o Ensino Médio, em instituição particular sendo bolsista em 100%. O prazo para as inscrições segue até o dia 19 e elas podem ser feitas, exclusivamente, pela internet, no site www.franca.sp.gov.br, onde estará disponível o ícone ‘Cursinhos Populares’ ou pelo link https://forms.gle/EtCTDxNisAb11MSx6.

    O propósito desse programa é auxiliar o estudante, oriundo de escola pública, em sua preparação para o enfrentamento do Enem e dos principais vestibulares.

    O processo seletivo ocorrerá no dia 23, deste mês, com previsão da divulgação do gabarito no dia 25, às 15h e dos aprovados na mesma data, a partir das 19h. As matrículas, também on-line, serão recebidas entre os dias 1º e 5 de março, com início das atividades no dia 8.

    Outras informações poderão ser obtidas pelos telefones 3711-9219 ou 3711- 9226, das 14h às 19h.

Novo decreto estabelece normativas para atividades comerciais em Franca

DRIVETHRU 

    Foi publicado na edição do Diário Oficial do Município desta terça-feira, 9, o decreto 11.191, que estabelece as normativas para o funcionamento dos estabelecimentos comerciais, bares e restaurantes, academias, igrejas e templos religiosos durante a fase vermelha do Plano São Paulo.

    Este documento revoga o decreto anterior 11.190, de 05 de fevereiro, mantendo-se o disposto no Decreto Municipal nº 11.172 de 16 de janeiro.

    Ao assinar o edital, o prefeito Alexandre Ferreira atende a uma recomendação administrativa feita pelo Ministério Público de São Paulo, após participar de uma videoconferência nesta segunda-feira, com os promotores, onde apresentou as medidas que foram adotadas desde o início da administração para o enfrentamento da doença, como a abertura de novos leitos de UTI e enfermaria, ampliação de atendimento, com alas exclusivas no Pronto-Socorro “Dr Álvaro Azzuz”, a aquisição de oxigênio líquido, reforço na fiscalização para coibir abusos e a ampliação da realização de testes para casos suspeitos.

    O decreto 11.191 publicado nesta terça-feira, estabelece que o comércio, bares e restaurantes poderão funcionar através do sistema de “Drive-thru” e “Take away”, devendo providenciar a colocação de barreiras físicas e rígidas para impedir o acesso de clientes, no interior da empresa ou loja. Não poderão permitir aglomeração na porta do estabelecimento, além de providenciar o agendamento prévio para as situações em que a verificação, in loco, da mercadoria seja imprescindível.

    O edital prevê que o funcionamento dos shoppings e galerias deve seguir o mesmo esquema adotado pelo comércio, com adoção do sistema “take away”.

    Já as academias deverão oferecer aulas e atividades ao ar livre, respeitando o distanciamento social de dois metros entre as pessoas.

Para as igrejas e templos religiosos, fica estabelecido o percentual de 30% de sua capacidade para a realização de missas e cultos.

Todos os estabelecimentos devem seguir e observar os protocolos sanitários previstos no Plano São Paulo, fornecendo equipamentos de proteção para os funcionários, mantendo barreiras físicas de acesso e distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas.

Outra medida importante é afixar cartazes e informativos no estabelecimento sobre as medidas de segurança adotadas, como uso obrigatório de máscaras e álcool em gel, destacando as consequências legais em caso de descumprimento.

As denúncias de aglomerações de pessoas, eventos clandestinos e outros acontecimentos que contrariem as recomendações para o distanciamento físico, poderão ser feitas através do Covizap pelo telefone 99917-2802, com atendimento pela equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária.

Prefeitura destina mais R$ 1,4 milhão para custeio de leitos de UTIs

Prefeito Visita Pronto Socorro 3 

    O prefeito Alexandre Ferreira, em seus esforços para garantir a manutenção dos leitos de UTI, que a cidade tanto precisa para o enfrentamento da Covid-19, encaminhou nesta terça-feira para apreciação legislativa, projeto de lei, destinando mais de R$ 1,4 milhão para a Santa Casa de Franca. Os vereadores acolheram e aprovaram a proposta, na sessão desta terça-feira, o que vai permitir que seja feito o processamento e programado o repasse. Com isso, os 10 leitos contratados pela Prefeitura, permanecerão disponíveis na instituição para o acolhimento daqueles pacientes que necessitam de atendimento de suporte avançado.
   

    De acordo com a Secretaria de Finanças, este é o terceiro aporte de recursos próprios feitos pela Prefeitura à Santa Casa, buscando suprir uma obrigação que seria do Governo Estadual. O prefeito Alexandre Ferreira não tem medido esforços para reforçar a estrutura de saúde e, com isso, evitar um colapso, atuando em diversas frentes, providenciando a instalação de novos leitos através da Secretaria de Saúde, de novos equipamentos no Pronto-Socorro (com oito leitos de UTI de suporte), criando um ambiente separado para acolher os pacientes com suspeitas de Covid, instalando a Central de Monitoramento, que está em contatos permanentes com as pessoas contaminadas e seus familiares, além de gestões junto às autoridades estaduais, no sentido de destinarem os recursos que o município e a região tem necessidade.
   

    Mais recentemente, um outro recurso especial aprovado pela Prefeitura, envolveu mais de R$ 2 milhões, a mesma instituição para a instalação de 20 leitos no AME (Ambulatório Médico de Especialidades), dos quais 5 de UTI foram colocados, em funcionamento, na última sexta-feira. A previsão é que outros 5 entrem em operação essa semana, entre quinta e sexta-feira.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais