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'Lanchão' segue sendo preparado para Copinha

lanchao original
 
Desde o último dia 23, o Estádio Municipal ‘José Lancha Filho – o Lanchão’ segue fechado para qualquer tipo de competição, tendo em vista, às melhorias executadas pela FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), conforme as diretrizes definidas pela Federação Paulista de Futebol. Como é do conhecimento geral, mais uma vez, a Prefeitura se habilitou para ser uma das sedes da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que tem início programado para o dia 2 de janeiro de 2025.
Dentre as pré-condições estipuladas estão as adequações gerais no estádio, a partir do gramado, que passou a receber podas semanais e outros cuidados com adubações.  
Paralelamente, a esta manutenção interna que já vinha sendo feita regularmente pelas equipes da FEAC, reforça o o presidente da fundação, Mateus Caetano, estão sendo feitas outras melhorias a partir dos vestiários, com revisão nas instalações elétricas e hidráulicas, cabines de imprensa, dependências sanitárias gerais, no interior do campo e as destinadas aos torcedores. Está previsto também até o mês de dezembro, a pintura completa de todas as arquibancadas e uma revisão geral, com substituições se houver necessidade, nas quatro torres em que estão 72 conjuntos de refletores, sendo 18 em cada uma.
 
Treinos no Champagnat
Por conta dos serviços em andamento no ‘Lanchão’, buscando oferecer um local adequado e condições acessíveis para os treinamentos e toda preparação da Associação Atlética Francana, a FEAC colocou à disposição da equipe o campo do Champagnat. Para tanto, promoveu melhorias gerais na estrutura e no gramado, com podas periódicas e demarcação, para que a Comissão Técnica do clube possa utilizá-lo.

'Arrastão da Limpeza' recolheu mais de 36,7 toneladas de materiais

Arrastao da Limpeza original
 
Em mais um 'Arrastão da Limpeza' realizado no último sábado, atendendo a 18 bairros da Região Sul, foram recolhidas 36,7 toneladas de materiais inservíveis, compreendendo móveis e utensílios domésticos sem condições de uso. Com a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente, as equipes percorreram as ruas do Residencial Morada do Verde até o prolongamento do Jardim Santa Bárbara, abrangendo os Jardins Primavera, Aviação, Atlanta, entre outros.
Com este trabalho que é realizado mensalmente, sempre no último sábado de cada mês, a Prefeitura auxilia os moradores dos mais diferentes bairros, a descartarem corretamente objetos domésticos que tenham em casa e estejam sem condições de utilização.
No total, somadas as 13 edições do ano, incluindo dois 'Arrastões da dengue', foram retiradas das vias públicas, 286,9 toneladas de materiais neste ano.  
O próximo 'Arrastão da Limpeza' será no dia 30 de novembro, abrangendo uma região composta por 61 bairros do Setor Oeste I, que inicia na Vila São Sebastião, às margens da rodovia Cândido Portinari até os bairros Adelinha, Peres Elias, Quinta do Café, Jardins Zelinda, Pulicano, Palmeiras, Júlio D’Elia, entre outros.
 
Recolha agendada
A Secretaria de Meio Ambiente reitera que mantém um serviço gratuito de recolha de inservíveis, móveis velhos, sofás, cadeiras e outros, mediante a solicitação, que deve ser feita pelo telefone (16) 3711-9440. Basta indicar o tipo de inservível e o endereço que serão agendadas data e horário para a retirada, onde a pessoa deve deixar o material a ser descartado sobre a calçada.

Desenvolvimento divulga inscrições para projetos de Pré-Incubação

impera originalCréditos de imagem: Freepik
 
A Secretaria de Desenvolvimento publicou no final de semana, o edital que trata da seleção para o Programa de Pré-Incubação da Impera, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca, gerida pelo Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF).
As empresas de base tecnológica são aquelas que desenvolvem produtos ou serviços inovadores, utilizando pesquisa científica, tecnologia e alto conhecimento técnico, com potencial de desenvolvimento, proporcionando suporte técnico e gerencial para transformar ideias em negócios de sucesso. O Programa de Pré-Incubação busca preparar os participantes para validação de suas ideias, desenvolvimento de protótipos e análise de viabilidade técnica e econômica.
Poderão se inscrever no programa, pessoas físicas ou jurídicas, individualmente ou em equipe, que apresentem propostas inovadoras em qualquer área de atuação, não sendo exigido que as empresas estejam formalmente constituídas no momento da inscrição. O programa terá duração de seis meses, com possibilidade de prorrogação por igual período, mediante solicitação formal e avaliação da equipe gestora da Impera.
 
Formato e inscrições
A modalidade oferecida para a pré-incubação será híbrida, ou seja, com encontros presenciais e remotos. O processo seletivo será realizado em etapas, sendo da inscrição, no período de 31 de outubro e 15 de dezembro deste ano, via plataforma da Impera. Depois análise documental e apresentação do projeto, em que os candidatos selecionados serão convidados para uma apresentação (Pitch) entre os dias 15 de janeiro e 15 de fevereiro de 2025. Cada equipe terá 10 minutos para apresentação e outros 10 minutos para responder a perguntas da banca avaliadora.
O resultado parcial será divulgado no site da Impera até o dia 20 de fevereiro de 2025 e o resultado final, após eventuais recursos, ocorrerá no dia 28, do mesmo mês de fevereiro. Serão selecionados até 10 projetos para o Programa de Pré-Incubação, sendo necessários para a inscrição, os seguintes documentos: formulário de inscrição preenchido https://forms.office.com/r/KBLMcGmeuS - Modelo de Negócios (Canvas ou outra ferramenta); - Curriculum vitae dos membros da equipe; - apresentação resumida da ideia/projeto (até 2 páginas em PDF)
Para mais informações, basta enviar mensagem para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone (16) 3706-6525. Os projetos selecionados para a Pré-Incubação terão acesso a benefícios como mentoria e tutoria dedicada e específica; acesso à infraestrutura da Impera no prédio do Uni-FACEF e Workshops especializados. Após a divulgação dos resultados, os candidatos poderão apresentar recursos no prazo de 24 horas, via e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., que serão avaliados pela comissão examinadora em um prazo de até três dias.
O edital pode ser consultado no link: https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2638-26102024.pdf , página 3 do Diário Oficial do Município.

Biblioteca sedia lançamento de livro infantil de ‘Dôni Ferreira’

Biblioteca Central original
 
Está programado para esta quarta-feira, 30, a partir das 14h30, o lançamento do livro infantojuvenil ‘A Pequena Cápsula do Tempo’, de autoria do escritor francano Dôni Ferreira. Dôni, cujo nome completo é José Donizete Vaz Ferreira, é membro atuante da Academia Francana de Letras e com essa produção, enriquece mais  ainda mais a literatura regional.
A sessão de lançamento ocorrerá na Biblioteca Municipal, instalada na avenida Champagnat, 1808, Centro, com entrada por um dos portões laterais do prédio, junto a guarita e será abera ao público. No livro, os personagens buscam desvendar os mistérios que envolvem a cápsula do tempo e, na medida em que o leitor avança em suas páginas, vai encontrando as respostas para suas perguntas, descobrindo também maneiras de reagir ante as emoções que sentem, como a raiva, o medo e a ansiedade.
Esta produção literária de Dôni Ferreira é resultado do Projeto Tantas Emoções, apoiado pela FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), contemplado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo.

Prefeitura inaugura Centro Dia no Jardim Aeroporto

Centro Dia original
 
A Prefeitura inaugura nesta quarta-feira, 30, em cerimônia marcada para às 14h30, um novo Centro Dia, localizado no Jardim Aeroporto I, na Região Sul, que receberá o nome de ‘Márcio Henrique Silva Nalini’, assistente social, ex-servidor municipal, falecido em 2016. O equipamento ocupa um prédio revitalizado, onde funcionou o 4º DP (Distrito Policial), na avenida Carlos Roberto Haddad, 290, com estrutura e capacidade para oferecer atendimento gratuito para até 60 pessoas nos dois turnos, de segunda a sexta-feira.
O Centro Dia funciona mediante parceria com a Fundação Espírita Judas Iscariotes, que participou de Chamamento Público e é responsável pela administração do serviço. Com uma coordenação geral, a unidade é composta por profissionais, sendo cuidadores, cozinheiro, auxiliar de cozinha, equipe técnica e serviços, treinados e aptos a oferecerem a melhor acolhida a este público.
A unidade acolhe pessoas idosas e com deficiência, acima de 18 anos, previamente triadas e encaminhadas pelos CREAS (Centros de Referência Especializados em Assistência Social). Segundo a Secretaria de Ação Social, o número de pessoas assistidas pode variar, tendo em vista que algumas famílias preferem deixar a pessoa em período integral e outras apenas em uma parte do dia, o que permite acolher maior número de usuários.
 
 
Patrono
O patrono do novo Centro Dia ‘Márcio Henrique Silva Nalini' foi servidor, assistente social, presidiu o Conselho Municipal de Assistência Social, secretário de Ação Social e professor universitário. Nascido em maio de 1962, filho de Luzia Rosa da Silva Nalini e Mário Nalini Júnior, Márcio Nalini faleceu em agosto de 2016, aos 54 anos, deixando a esposa, também assistente social, Neiva Marques de Sousa Nalini e três filhos: Carolina, Caio e Hugo.
Formado pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’, Márcio ingressou na Prefeitura, mediante concurso público, em 1989, como assistente social. Conciliou sua trajetória como servidor no município e professor em dois locais na região, na Fundação de Ensino Superior de Passos e na Fundação Educacional de Barretos, além de uma outra participação prestando serviços no Instituto Democrata de Responsabilidade Social e Cidadania, entre diversas outras ações como conselheiro e voluntário.
 
 
Outras unidades
Mediante outras parcerias com instituições, a Prefeitura mantém na cidade seis outras unidades de Centro Dia com este mesmo perfil de atendimento, idosos, pessoas com deficiência e acima de 18 anos.
As unidades estão localizadas no Parque Continental, Região Oeste; no Jardim Luíza, Região Norte; duas na Região Leste, Jardim Bethânia/Vila Izabel e Palestina; um Centro Dia no Centro e outro na Região Nordeste, próximo ao bairro Nova Franca.
Em todas as unidades, o serviço funciona de segunda a sexta feira, das 8 às 17 horas,  acolhendo pessoas em situações de desproteções e risco, com a finalidade de manter a pessoa em convivência familiar e comunitária. São oferecidas alimentação, atividades de lazer, cultura, com dependências adaptadas, área de descanso e sala de convivência, onde podem assistir filmes, ver TV, contando com o suporte de cuidadores, que auxiliam no uso de medicação e outras necessidades.

Contribuintes têm último dia para pedir isenção do IPTU/2025

 Central de Atendimento original
 
Termina nesta quarta-feira, 30, o prazo para os contribuintes de Franca, aposentados e pensionistas que recebem renda mensal vitalícia, amparo social ao idoso, pessoas com deficiência, além de portadores de neoplasia maligna, solicitarem a isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), exercício de 2025. O pedido pode ser feito durante todo o ano, a partir de janeiro e o benefício é concedido pela Lei Complementar 107, de 20 de outubro de 2006.
A legislação em vigor estabelece que a isenção é concedida a pessoa com renda bruta, pessoal ou conjunta, igual ou menor que R$ 2.792,30, o que representa 35 UFMF (Unidades Fiscais do Município), seja dono de um único imóvel e nele resida. Já para os portadores de Neoplasia Maligna, é necessário apresentar requerimento de isenção assinado pelo proprietário do imóvel ou representante legalmente constituído; atestado médico, com laudo pericial; renda bruta familiar menor que R$ 3.989,00, sendo 50 UFMF; solicitar a isenção até o dia 30 de outubro do exercício anterior; contrato de compra e venda, escritura ou certidão de matrícula do imóvel, se for imóvel próprio; contrato de aluguel, se for o caso.
 
Como solicitar
Os pedidos de isenção podem ser apresentados na Central de Atendimento da Prefeitura ou na Secretaria de Segurança até esta quarta-feira, das 8h30 às 16 horas. A outra opção é pelo site da Prefeitura, na 'Central On-line' até às 23h59, com acesso pelo link https://www.franca.sp.gov.br/centralonline/login, onde a pessoa deverá efetuar um cadastro simples e, posteriormente, selecionar o assunto 'Isenção de IPTU para Aposentados, Pensionistas, beneficiários da Renda Mensal Vitalícia e Amparo Social ao Idoso', anexar os documentos necessários, que devem ser digitalizados e estar legíveis, além de responder ao questionário.
Os documentos que devem ser apresentados são: os de identidade (RG ou CNH); do imóvel, como escritura, contrato de compra e venda ou certidão de matrícula; demonstrativo atualizado de crédito do benefício previdenciário e demais comprovantes de renda, se este for o caso, como exemplo, carteira de trabalho, declaração de renda.
As solicitações de isenção do IPTU para aposentados, pensionistas e portadores de Neoplasia Maligna são recebidas ao longo do ano e devem ser renovadas anualmente. As pessoas que já fizeram o procedimento neste ano, não precisam fazer novamente.      
 
Redução de 10%
Quanto aos pedidos de redução de 10% do IPTU 2025 também podem ser feitos e o prazo limite é até esta quinta-feira, 31. Qualquer pessoa pode ser contemplada com o benefício, desde que o proprietário utilize o imóvel como residência e não tenha débitos com a Prefeitura.
Os documentos necessários são os pessoais (RG ou CNH); do imóvel como escritura, contrato de compra e venda ou certidão de matrícula. Os interessados deverão protocolar os pedidos na Central de Atendimento da Prefeitura, na Secretaria de Segurança e pelo site da Prefeitura, na Central On-line, pelo link https://www.franca.sp.gov.br/centralonline/login  
Os números atualizados pela Secretaria de Finanças apontavam até esta terça-feira, 7.154 pedidos de isenção e 3.616 de redução.
 
Serviço
Central de Atendimento  
Rua Frederico Moura, 1517 - Cidade Nova - Prédio da Prefeitura - 1ª andar
 
Secretaria de Segurança
Alameda Vicente Leporace, 4.655, Parque dos Pinhais

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