Notícias
Secretaria realiza limpeza em áreas com entulhos
O trabalho de limpeza urbana é rotina na cidade e feito sistematicamente, porém em razão de reiteradas práticas de ‘porcalhões’ atirando lixo indevidamente em margens de avenidas, a Prefeitura reforçou esse trabalho nos últimos dias com uma ‘força tarefa’ coordenada pela Secretaria de Serviços e Meio Ambiente. O intuito vem de encontro com os propósitos do programa ‘Cidade Limpa’, porém é preciso que haja mais conscientização e respeito ao meio ambiente e colaboração, resume o secretário Sérgio Dorigan.
Junto com a remoção dessa sujeira que envolve sacos de lixo, que deveriam ser deixados em caçambas (onde elas existem para esse fim) ou então de frente à casa da pessoa que produziu, estão sendo feitas manutenções nos equipamentos públicos. Podas de árvores, varrição e o recolhimento do lixo gerado. O lixo produzido nas moradias devem ser deixados nas calçadas que os caminhões recolhem diariamente em horários de conhecimento de cada região.
Ao que tudo indica, a maior falta de zelo com o bem público envolve pessoas residentes em chácaras ou áreas fora da cidade, que mesmo tendo caçambas nos bairros, preferem atirar os resíduos nas margens das rodovias. Nessa quinta-feira uma força tarefa fazia a limpeza nas margens da Av. Presidente Vargas, próximo ao Jardim do Éden. O lixo deixado atrai animais, cachorros que espalham e causam a pior das impressões.
Guarda Civil atuante
A Guarda Civil recebeu da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, um mapa delimitando aqueles locais mais críticos e que habitualmente são os preferidos dos infratores. Com base nesse diagnóstico algumas estratégias estão sendo montadas no sentido de flagrar e autuar os responsáveis por essas práticas.
Uma outra alternativa é o exercício da cidadania, onde através das denúncias, preferencialmente com indícios (filmagem ou números de placas de veículos), que devem ser enviadas através dos tels. 3724-1033 ou 153, não é preciso se identificar. Todas as pessoas, observando algum comportamento dessa natureza deve ajudar avisando nesses locais sugeridos.
Esportistas serão chamados a ajudar no combate a Covid-19
Os esportistas vinculados ou não a clubes que disputam campeonatos de futebol na cidade, serão os próximos alvos das equipes da Prefeitura, para uma abordagem de parceria e colaboração para que sejam aliados do Poder Público no combate a pandemia da Covid-19. Uma reunião na tarde dessa terça-feira no Gabinete, serviu para que fosse estabelecida uma logística de contatos, pessoais, via telefone e zap com dezenas de agentes esportivos que coordenam grupos de jovens e adultos nos diversos campo espalhados pelos bairros.
A Vigilância Sanitária, o Departamento de Esportes e a FEAC (Fundação do Esporte, Arte e Cultura), junto com a Liga de Futebol Varzeano, estão unidos do mesmo propósito: conscientizar os praticantes de esportes nos campinhos de ‘rapadão’, chácara ou mesmo quadras de futsal, que o momento não é propício. Segundo observações de um dos participantes, o perigo aumenta consideravelmente levando em conta que aquele que vai jogar seu futebol no final de semana com os amigos, ao voltar para casa pode estar levando o vírus para a mulher, os filhos, pais, enfim, seus familiares.
Junto com essas abordagens utilizando os recursos disponíveis, a Prefeitura pretende também desencadear uma campanha com fixação de faixas interditando essas áreas para uso, com dizeres em destaque ‘Praça de Esportes Interditada em razão da Pandemia’, reforçando a advertência das punições previstas com base no último Decreto Municipal que está em vigor, prevendo punições para quem não respeitar.
O objetivo não é punir ninguém, e sensibilizar, diz um dos fiscais, depois de mais de uma dezena de abordagens no final de semana. Em algumas situações há até resistência e se faz necessário o apoio de força policial. Num instante em que os casos positivos crescem a cada dia e o número de morto chega a 28 na cidade, em que os hospitais estão com os leitos em sua capacidade máxima, é preciso que as pessoas também se atentem a gravidade e façam sua parte.
Uma das maneiras é ficando em casa, usando máscaras, aumentando os cuidados com a higiene pessoal e não participando de reuniões e ambientes com aglomerações. As denúncias devem continuar sendo feitas na Guarda Civil Municipal, tel. 3724-1033 ou 153 e também na Polícia Militar, 190, que tem tido papel importante no apoio a essas fiscalizações.