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Notícias

Manutenção na Praça da Capelinha

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     Equipes da Prefeitura iniciaram nesta quinta-feira, uma completa limpeza e pintura de guias e sarjetas na Praça da Capelinha, entre as ruas Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Local de permanentes encontros e convivência das pessoas, onde os pais costumam levar suas crianças para passear e os adultos utilizam a pista instalada em suas laterais para caminhadas, a praça recebe cuidados contínuos das equipes do município.
     A Secretaria de Meio Ambiente programou a varrição de toda área de circulação e o recolhimento dos resíduos, além da pintura. O local nos finais de semana também é reservado, nas manhãs de domingo, para a realização da Feira do Pequeno Produtor. 
     Em razão das comemorações do Dia da Padroeira (12 de outubro), a Igreja de Nossa Senhora Aparecida está com uma programação de missas, que começará às 5h.

Segurança programa alterações no trânsito

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     A Secretaria de Segurança informa que a partir da próxima quinta-feira, 14, os bairros Chácara Santo Antônio e Jardim Aeroporto passarão por mudanças no sentido de direção de ruas. No bairro Chácara Santo Antônio, a rua Elpídio Benedito Pinto passará a ser sentido único, sentido avenida Paulo Roberto Cavalheiro Coelho para a rua David Oliveira. 
     Já no Jardim Aeroporto, sofrerão alterações as ruas Octávia Neiva Borges e Luís Carlos Martins. Durante toda a extensão, a rua Octávia Neiva Borges será sentido único, da rua Capitão José Pinheiro Lacerda para a rua Zeferino José dos Prazeres. 
     A rua Luís Carlos Martins terá sentido único entre os trechos da rua Capitão José Pinheiro Lacerda para a rua Octávia Neiva Borges. 
     As mudanças estarão sendo realizadas, após estudos para melhorar a fluidez do tráfego e segurança para os pedestres e motoristas. 
 

Vigilância tabula cadastros do Venda Legal

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     A Divisão de Vigilância em Saúde e Posturas Municipais, unidade da Secretaria de Saúde, está trabalhando na fase final de tabulação das informações cadastrais dos comerciantes ambulantes instalados nas Praças Dom Pedro I e Nove de Julho, no centro da cidade. O trabalho da equipe administrativa nesse momento, está sendo de análise dos documentos solicitados, verificando os comerciantes que atendem aos requisitos e poderão ter seus alvarás renovados.
     De acordo com Mariela Toscano, das Vigilâncias Ambiental e Sanitária, nas últimas semanas foi realizado um trabalho de campo por equipes de fiscais, notificando todos àqueles que estavam instalados nas duas áreas do centro da cidade. Foi concedido um prazo para a entrega dos documentos solicitados.
     O objetivo da Prefeitura, com o projeto Venda Legal é ter um diagnóstico real do número de profissionais autônomos e ambulantes, atuando nos dois chamados Mercados Populares Urbanos (MPUs), nas Praças Dom Pedro I e Nove de Julho, ambas no centro e outros pontos descentralizados. E a partir daí, estreitar os contatos e passar a auxiliá-los em seus negócios, por meio de cessão de créditos e suporte nos negócios, via Sala do Empreendedor e Banco do Povo.
     Após a análise dos documentos, a Vigilância deverá divulgar na próxima semana, a relação dos comerciantes que estarão aptos a renovar as autorizações para funcionamento. E os demais, serão orientados sobre as próximas etapas. 
 

Prefeitura regulamenta Programa Dinheiro Direto na Escola

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     O decreto 11.335, assinado pelo prefeito Alexandre Ferreira, publicado na edição desta terça-feira, 5, do Diário Oficial do Município, regulamentou a lei municipal 9.058, de 24 de agosto, que instituiu o Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola (PMDDE).
     O programa lançado pela Prefeitura vai destinar um montante superior a R$ 1,94 milhão para a manutenção, reparos básicos e melhorias na infraestrutura física e pedagógica das escolas municipais de Educação Básica, a autogestão nos planos financeiros, administrativos e didáticos, bem como contribuir para a elevação dos índices de desempenho da educação básica em cada unidade, fortalecendo a participação da comunidade escolar. Os recursos serão transferidos, diretamente, às Associações de Pais e Mestres (APM) para o pagamento de despesas de custeio, manutenção de equipamentos e das instalações físicas, com pequenos reparos. 
     Para aderir ao programa, as escolas deverão apresentar um Plano de Trabalho, aprovado pela Associação de Pais e Mestres (APM), incluindo a cópia da ata de aprovação, formalizarem o termo de colaboração ao programa, adotando o Estatuto Padrão da APM, seguindo o que estabelece o  artigo 22 da Lei Federal 13.019/2014 (Lei das Parcerias), incluindo a documentação estabelecida pelo decreto. A proposta deverá conter, obrigatoriamente, a descrição da realidade que será objeto da parceria, devendo ser demonstrado o nexo entre essa realidade e as atividades ou projetos e metas a serem atingidas, com a execução do projeto, a previsão de receitas e de despesas a serem realizadas na execução das atividades ou dos projetos abrangidos, formas de execução e de cumprimento das metas, além da definição dos parâmetros a serem utilizados para a aferição do cumprimento das metas.
     Os planos de trabalho serão avaliados e aprovados pela Secretaria Municipal de Educação e os recursos serão autorizados, de acordo com a disponibilidade orçamentária, seguindo os critérios, como a quantidade de alunos efetivamente matriculados, valores “per capita” por aluno e fixo máximo de repasse. 
     O decreto estabelece que para este ano, o limite para despesas com o custeio será de 90% do valor total recebido. Sendo que os 10% restantes deverão ser aplicados em despesas de capital. 
     O Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola proíbe a utilização dos recursos para o pagamento de funcionários do quadro pessoal da Prefeitura ou contratado pelos órgãos públicos da administração direta ou indireta, para multas, aquisição de gêneros alimentícios, medicamentos, combustível, energia elétrica e taxas de qualquer natureza, além da realização de obras, instalações hidráulicas e reformas estruturais, que necessitem de projetos de engenharia. 
     Segundo o decreto municipal, a fiscalização da aplicação dos recursos financeiros relativos ao programa será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, mediante relatório técnico de monitoramento e avaliação, sobre a conformidade do cumprimento do plano de trabalho e os resultados alcançados. Caberá a cada escola participante do programa, a apresentação de um relatório completo contendo a prestação de contas do valor investido, seguindo o que foi determinado pelo plano de trabalho. 
     O decreto municipal 11.335 apresenta ainda os modelos, que deverão ser seguidos para a apresentação do plano de trabalho e os critérios para a composição dos valores para os repasses do programa neste ano. 
     O prefeito Alexandre Ferreira destacou que as obras mais complexas continuarão sendo executadas pela Prefeitura.  "Este programa vai facilitar e melhorar muito a qualidade dos ambientes nas nossas escolas", disse ele. 

Franca já aplicou mais de 486 mil doses da vacina contra Covid. 83% da população já recebeu a primeira dose

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     A Secretaria de Saúde anunciou nesta quarta-feira, 6, que já foram aplicadas em Franca, 486.229 doses das vacinas contra a Covid-19, sendo 284.173 da primeira dose, 199.466 da segunda aplicação e 2.590 doses adicionais (terceira dose). Os números são referentes a imunização até a última terça-feira, 5. 
De acordo com a secretaria, já foram contemplados com a primeira dose, 83% da população e completaram o esquema vacinal, 54% dos francanos. 
Para esta quinta-feira, 7, o cronograma de vacinação continua atendendo às pessoas, com idade de 12 a 17 anos,  na UBS Horto, das 07h30 às 16h,  onde os interessados deverão estar acompanhados pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 . 
    Já para as pessoas com 18 anos ou mais, a primeira dose da vacina estará disponível na UBS Guanabara, com funcionamento das 07h30 às 16h, onde os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de endereço. 
    A orientação aos interessados é para que façam o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a disponibilidade de doses. 
 
 
 1ª e 2ª Doses - Gestantes e Puérperas, 18 anos ou mais
    Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses continua nesta quinta-feira, na UBS Paulistano, no período das 7h30 às 12h e das 13 às 16h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
 
 
2ª Dose- Astrazeneca/ Oxford/ Fiocruz
    Após o recebimento de uma nova grade de vacinas Astrazeneca, a segunda dose deste imunizante estará disponível nas UBS Estação, Brasilândia e Paulista, das 07h30 às 16h.
 
 
2ª Dose - Pfizer
   As pessoas que têm o agendamento no cartão de vacinação até o dia 22 de outubro para o recebimento da segunda dose da Pfizer, poderão antecipar a data e comparecer nesta quinta-feira, nas UBS São Sebastião, Aeroporto 1 e Luíza, das 07h30 às 16h, apresentando um documento de identidade com foto e o cartão para a comprovação da primeira dose. 
 
 
2ª Dose - Coronavac/ Sinovac
    A segunda dose da vacina Coronavac estará disponível das 07h30 às 12h e das 13 às 16h, na UBS Paulistano. 
 
 
3ª Dose - Idosos 60 anos ou mais e Imunossoprimidos acima de 18 anos
     A Secretaria de Saúde continua atendendo nesta quinta-feira, os idosos, com 60 anos ou mais, para a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19, que deverão observar o intervalo superior a 6 meses do recebimento da segunda dose e prossegue com o reforço da vacinação para as pessoas imunossuprimidas, com idade de 18 anos ou mais com, pelo menos 28 dias, após a última dose do esquema vacinal, seja segunda dose ou dose única, independentemente do imunizante aplicado, considerando o calendário proposto.
   O atendimento será prestado na UBS Santa Terezinha, das 07h30 às 16h, mediante a distribuição de senhas.
   As pessoas que estiverem aptas a receber a terceira dose, deverão apresentar o cartão para comprovação das duas doses, documento de identidade com foto, além de comprovante médico ou receita, sendo original e cópia para as pessoas imunossuprimidas. 
   São consideradas pessoas com alto grau de imunossupressão:  imunodeficiência primária grave,  quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas, (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3, uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias, uso de drogas modificadoras da resposta imune, pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise) e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias). 
 
 
3ª Dose - Profissionais de Saúde
     A aplicação da dose adicional da vacina contra a Covid-19 para os profissionais de saúde, que tomaram a segunda dose até o dia 26 de fevereiro, há pelo menos seis meses da última aplicação, está prevista para a Escola Industrial (entrada pela rua Campos Salles), das 8 às 17h e das 07h30 às 16h, nas UBS Progresso e Ângela Rosa. Poderão receber a dose extra, os trabalhadores de serviços públicos e privados de saúde, como hospitais, clínicas e ambulatórios, que deverão apresentar um documento de identidade com foto e o cartão para comprovar o recebimento das duas doses. 
 
 

Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)

Vacina de Rotina 
     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. O objetivo é oferecer o acesso às vacinas e os imunizantes que estão em atraso, aumentando a cobertura vacinal, o que contribui para a erradicação de doenças imunopreveníveis em crianças e adolescentes, com idade até 14 anos, 11 meses e 29 dias. 
     Para esta quinta-feira, 7, estarão disponíveis as UBS Leporace, Aeroporto 3, Santa Clara, Planalto e Horto, funcionando das 07h30 às 12h e das 13 às 16h, além dos ESF (Estratégia de Saúde da Família) City Petrópolis, Esmeralda, Paineiras e Palma, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h. 
     Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV),  Hepatite A, Varicela,  Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Influenza, Tetraviral, Tríplice Viral,  VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.
 

Prefeitura publica edital de leilão de espaço para o Dia de Finados

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     Está marcado para o próximo dia 15, no auditório da Secretaria de Saúde, o leilão dos espaços para a comercialização de flores, velas e produtos congêneres para a véspera e Dia de Finados, 2 de novembro, nas proximidades dos cemitérios municipais Saudade e Santo Agostinho. O edital foi publicado no último sábado, no Diário Oficial do Município e pode ser consultado pelo site  www.franca.sp.gov.br.
     De acordo com a publicação assinada pelo secretário de Saúde, Lucas Souza, o procedimento será conduzido pela Divisão de Vigilância em Saúde e Posturas Municipais. As pessoas interessadas em participar deverão se apresentar no dia 15, às 14h30, no Salão Azul da Secretaria de Saúde (Av. Dr. Flávio Rocha, 4780, Jardim Redentor).
     O leilão previsto será do tipo maior oferta, para atribuição de espaços destinados ao comércio de flores e artigos congêneres, nos dias 1 e 2 de novembro.  A Vigilância em Saúde informa que os espaços contam com 6m²  cada e serão atribuídos de forma pessoal e intransferível, sendo vedada a substituição do titular e transferência a qualquer pessoa, sendo exclusivamente, para o período especificado.
     O lance mínimo estabelecido por espaço é de 2 UFMF (Unidades Fiscais do Município de Franca), o que hoje corresponde a R$ 129,56, sem prejuízo da taxa de ocupação de solo. As pessoas deverão comparecer no dia, local e horário estabelecidos, munidos de documento de identidade, CPF e comprovante de endereço. O uso de máscara será obrigatório. Atualmente, o valor da UFMF é de R$ 64,78 e a taxa de ocupação de solo, R$ 1,04 m2 por dia.
 

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