Email  

Notícias

Prefeitura inicia Festivais com Vôlei neste sábado no Sesi

DSC 0600 
     Está confirmado para este sábado, 6, o início dos Festivais das Escolinhas de Iniciação Esportiva, mantidas pela Prefeitura, sob a gestão da FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura), a partir das 8h, no ginásio do Sesi/Santa Cruz. A programação deve prosseguir até por volta do meio dia, reunindo os jovens na faixa de 8 a 18 anos atendidos nos diversos núcleos mantidos pelo município, com aulas semanais ministradas nos dois períodos. "Para esse primeiro festival são aguardados em torno de 130 atletas", disse o presidente da FEAC, Mateus Santiago Caetano. 
     Os pais e familiares poderão acompanhar os jogos previstos, entre as equipes que serão formadas respeitando a faixa etária de idade citada, sem caráter competitivo, onde são buscados dois objetivos, a oportunidade de interação que esse tipo de evento proporciona entre os atletas e mostrar as habilidades, que adquiriram durante o período de treinamento, superando as adversidades impostas pelos competidores.
     A professora Marli Moreno, que coordena o trabalho diário com os jovens, disse que a ansiedade entre eles é grande, como se fosse uma decisão, pois é o fechamento da temporada. A educadora estimula os familiares a estarem presentes, lembrando que o Sesi liberou o acesso ao público, pela entrada da Av. Santa Cruz. 
     Com observações diárias da evolução de cada atleta, a professora destacou também, que os jovens da iniciação poderão compor as equipes de alto rendimento, representando a cidade nas competições oficiais.
     Todos os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19 serão cumpridos. Portanto, todos os presentes deverão utilizar máscara de proteção.
 
 
Outras competições 
     Os festivais prosseguirão até dezembro. Nos dias 20 e 21, deste mês,  estão previstos para o ginásio do Tiro de Guerra e piscina do Sesi, os eventos de handebol e natação, prosseguindo no dia 27, como parte dos 197 anos da cidade, com as modalidades de futsal, torneio de xadrez, aulão de Mix Dance, Campeonato de Damas, além das apresentações de Ginástica (com aulas demonstrativas). O Festival de Handebol será organizado das 8 às 12h, com cerca de 120 alunos das escolinhas. O de Natação, ocorrerá no mesmo horário na piscina do Sesi e deverá atrair a participação de mais de 150 jovens. 

Ciclismo de Franca obtém 4 pódios em Igarapava

WhatsApp Image 2021 11 03 at 16.35.15 
     A equipe de ciclismo de Franca, contando com o apoio da Prefeitura e da FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura), esteve presente na última terça-feira, no Circuito de Estrada da Copa São Paulo de Ciclismo, disputada em Igarapava. Nas quatro categorias em que esteve presente, conseguiu pódium em todas elas.
     Na categoria júnior-juvenil, Thales Eduardo ficou em terceiro lugar; na categoria sub-30, Antônio Marques ficou em 1º lugar e Edilson Santiago, em 3º lugar.  No Master A, Thiago Branquinho garantiu o 3º lugar, enquanto seu companheiro Caio Augusto Maura cumpriu o percurso e garantiu a 4ª colocação. Já na categoria Elite Feminino, Daiana Ortiz terminou na 5ª posição.
     Na avaliação do atleta e coordenador da equipe, Daniel Spinelli, foi muito positiva a participação dos 20 ciclistas no evento, considerando o ano foi atípico, em que a preparação ficou comprometida por conta da pandemia.  Participaram do evento em Igarapava, delegações de toda região, sendo Ribeirão Preto, Araraquara, Sertãozinho, Orlândia, Batatais, Ituverava, além da equipe da própria cidade.
     Pensando em melhorar a performance para as futuras competições oficiais, especialmente no começo de 2.022, os ciclistas locais voltarão a competir dia 21, deste mês, da etapa regional em Gavião Peixoto, próximo a Ribeirão Preto.

Escolas e creches municipais retornam 100% com aulas presenciais na próxima semana

DSC 8844 
     A Secretaria Municipal de Educação emitiu um comunicado nesta quarta-feira, destacando que as aulas e atividades presenciais, com 100% dos alunos nas escolas e creches municipais serão retomadas a partir da próxima segunda-feira, 8.
     A partir desta data, será obrigatória a frequência dos estudantes nas unidades escolares, em cumprimento as recomendações do Centro de Contingência do Coronavírus, que resultaram no Decreto Estadual 65.597/2021 e a Deliberação CEE nº 204/2021, que trata da retomada das aulas e atividades presenciais da Educação Infantil, dos Ensinos Fundamental, Médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio.       A exceção ficará para os estudantes que apresentarem atestado médico, que indique o impedimento de comparecer às aulas presenciais. Para estes alunos, deverão ser providenciadas as atividades domiciliares, conforme previsto na Deliberação CEE nº 59/2006 e, se possível, manter o atendimento remoto. As ações de busca ativa dos estudantes deverão ser intensificadas neste período.
     Márcia Gatti, secretária de Educação, informou que a partir desta quinta-feira, as equipes escolares farão um trabalho de orientação e conscientização junto aos pais e responsáveis sobre a obrigatoriedade da frequência de 100% dos estudantes, nas aulas presenciais, simultaneamente, a partir do próximo dia 8.
     A secretária aproveitou para enfatizar que, assim como ocorreu em todas as etapas do Plano de Retomada Gradual das Aulas Presenciais, a partir de agosto, todos os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, permanecerão sendo cumpridos, com a obrigatoriedade do uso de máscara durante todo o período (com substituição da máscara), a aferição de temperatura no momento da entrada dos alunos, a higienização constante das mãos e o uso de álcool gel, além das demais recomendações. As escolas devem passar por limpeza e higienização para receber aos estudantes, todos os dias antes e após as atividades presenciais.       Os alunos deverão levar garrafas de água para reposição nos bebedouros durante o período em que estiverem nas escolas e creches. Sempre que for possível, deverão ser priorizadas as aulas e atividades ao ar livre. Os intervalos e os recreios deverão ser realizados, com revezamento das turmas em horários alternados.
     Ainda de acordo com Márcia Gatti, os alunos que apresentarem sintomas de síndrome gripal ou outros relacionados à Covid-19, não deverão comparecer as escolas e deverão ser encaminhados para atendimentos médicos. Todas as unidades de ensino submetidas à jurisdição do Conselho Estadual de Educação são obrigadas a registrar as ocorrências de casos suspeitos e confirmados de Covid-19, no Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para Covid-19 (SIMED). 

Vacinação contra Covid-19 estará disponível em 11 UBS nesta quinta-feira

Vacinacao 
     A Secretaria de Saúde informou que foram aplicadas no mutirão realizado no último sábado, 1.955 doses das vacinas contra a Covid-19, sendo 285 aplicações entre primeira e segunda doses da Coronavac, 134 referente a segunda dose da Astrazeneca e 1.536 entre a primeira dose para pessoas na faixa etária de 12 a 17 anos, segunda e terceira doses para pessoas com mais de 60 anos, profissionais de saúde e imunossuprimidos.
     De acordo com a Secretaria de Saúde, até a última sexta-feira, foram ministradas 527.509 doses, sendo 287.421 destinadas para a primeira dose, 222.839 para a segunda aplicação e para a dose adicional, 17.249 unidades. Os números indicam, que até o momento, 84% da população recebeu, pelo menos, uma dose da vacina e 65% tomaram as duas doses.   
     Para esta quinta-feira, 4, a primeira dose da vacina continuará sendo aplicada para as pessoas com 12 anos ou mais, nas UBS Ângela Rosa, Brasilândia, Planalto, Luíza, Estação, Leporace, Santa Clara e Aeroporto 3, no horário das 07h30 às 16h. Os menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .   
    Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de endereço. Também é importante que façam o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a disponibilidade de doses. 
 
 
1ª Dose - Pessoas com 18 anos ou mais
    As pessoas com 18 anos ou mais poderão receber a primeira dose nas UBS São Sebastião e Progresso, no período das 7h30 às 16h, onde os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de endereço. 
    A orientação aos interessados é para que façam o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a disponibilidade de doses. 
 
 
1ª e 2ª Doses - Gestantes e Puérperas, 18 anos ou mais
       Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses continuará nesta quinta-feira, nas UBS Ângela Rosa, Brasilândia, Planalto, Luíza, Estação, Leporace, Santa Clara e Aeroporto 3, no período das 7h30 às 16h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
 
 
2ª Dose - Pfizer
        As pessoas, com idade entre 12 e 17 anos, que foram imunizadas com a primeira dose da Pfizer há 8 semanas ou mais e os francanos, que tenham idade de 18 anos ou mais, poderão receber a segunda dose, com o intervalo de 21 dias, na próxima quinta-feira, nas Ângela Rosa, Brasilândia, Planalto, Luíza, Estação, Leporace, Santa Clara e Aeroporto 3, no horário das 07h30 às 16h, apresentando um documento de identidade com foto e o cartão para a comprovação da primeira dose. 
 
 
2ª Dose- Astrazeneca/ Oxford/ Fiocruz
         A segunda dose da Astrazeneca estará disponível nas UBS Santa Terezinha, das 07h30 às 16h. Poderão antecipar a segunda dose, as pessoas que receberam a primeira aplicação há 8 semanas. 
 
 
2ª Dose - Coronavac/ Sinovac
       A segunda dose da vacina Coronavac estará disponível das 07h30 às 16h, nas UBS São Sebastião e Progresso. 
 
 
3ª Dose - Idosos 60 anos ou mais e Imunossoprimidos acima de 18 anos
        A Secretaria de Saúde continua atendendo nesta quinta-feira, os idosos, com 60 anos ou mais, para a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19, que deverão observar o intervalo superior a 6 meses do recebimento da segunda dose e prossegue com o reforço da vacinação para as pessoas imunossuprimidas, com idade de 18 anos ou mais com, pelo menos 28 dias, após a última dose do esquema vacinal, seja segunda dose ou dose única, independentemente do imunizante aplicado, considerando o calendário proposto.
        O atendimento será prestado nas UBS Ângela Rosa, Brasilândia, Planalto, Luíza, Estação, Leporace, Santa Clara e Aeroporto 3, das 07h30 às 16h, mediante a distribuição de senhas.
        As pessoas que estiverem aptas a receber a terceira dose, deverão apresentar o cartão para comprovação das duas doses, documento de identidade com foto, além de comprovante médico ou receita, sendo original e cópia para as pessoas imunossuprimidas. 
        São consideradas pessoas com alto grau de imunossupressão:  imunodeficiência primária grave,  quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas, (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3, uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias, uso de drogas modificadoras da resposta imune, pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise) e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias). 
 
 
3ª Dose - Profissionais de Saúde
      A aplicação da dose adicional da vacina contra a Covid-19 para os profissionais de saúde, que tomaram a segunda dose há 6 meses,  está prevista para as UBS Ângela Rosa, Brasilândia, Planalto, Luíza, Estação, Leporace, Santa Clara e Aeroporto 3, das 07h30 às 16h. Poderão receber a dose extra, os trabalhadores de serviços públicos e privados de saúde, como hospitais, clínicas e ambulatórios, que deverão apresentar um documento de identidade com foto e o cartão para comprovar o recebimento das duas doses. 
 
 

Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)

Vacina de Rotina 
      A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, com idade até 14 anos, 11 meses e 29 dias. 
      Para esta quinta-feira, 4, estarão disponíveis as UBS Aeroporto 1, Guanabara, Paulista, Paulistano e Horto, funcionando das 07h30 às 12h e das 13 às 16h, além dos ESF (Estratégia de Saúde da Família) City Petrópolis, Esmeralda, Paineiras e Palma, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h. 
      Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV),  Hepatite A, Varicela,  Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Tetraviral, Tríplice Viral,  VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.

Pronto-Socorro passa por readequação para o retorno de casos clínicos

DSC 9963 
      Conforme anunciado na última semana pelo prefeito Alexandre Ferreira, o  Pronto-Socorro "Dr. Álvaro Azzuz", passará a partir desta sexta-feira, 5, a atender também os casos clínicos e gerais. 
      Tendo em vista a necessidade de readequação dos equipamentos, mobiliário e estrutura física, a Secretaria de Saúde informou que, excepcionalmente, nesta quinta-feira, 4, a tenda para a realização de testes de Covid-19 não estará funcionando e os testes RT-PCR, com a coleta de amostra pelo nariz e garganta do paciente, poderão ser realizados, normalmente, na sexta-feira. 
      O prefeito Alexandre Ferreira explicou que a decisão de retornar com o atendimento dos casos clínicos na unidade de pronto-atendimento, se deve a queda considerável na quantidade de casos de Covid, sem contar o avanço da imunização da população, onde cerca de 84% dos francanos, já receberam, pelo menos uma dose da vacina. 
      Ferreira enfatizou que a Secretaria de Saúde está reorganizando os atendimentos no pronto-socorro e nas UPA’s (Unidades de Pronto-Atendimento) dos Jardins Aeroporto e Anita, aumentando a quantidade de leitos para 30 unidades, visando o atendimento a casos clínicos gerais. 
      Os equipamentos adquiridos pela Prefeitura para o funcionamento dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), no AME (Ambulatório Médico de Especialidades), devido ao encerramento das atividades da Ala Covid, estão sendo instalados no Pronto-Socorro e nas UPA’s, aperfeiçoando a estrutura dessas unidades, o que irá refletir no atendimento aos pacientes, que terão um suporte mais avançado. Dentre os equipamentos estão cardioversor, monitor multiparamétrico, camas, ventiladores pulmonares e de transporte, secadora de traqueia, mesas para refeição beira leito e auxiliares, cadeiras de roda, dentre outros.
      Mesmo com a retomada dos atendimentos a casos clínicos no Pronto-Socorro que, há cinco meses foi transformado em Pólo Covid (maio), a unidade de emergência continuará atendendo os casos da doença, em um espaço independente e reservado dos gerais, desde a recepção e acolhimento aos pacientes com suspeitas, consultórios médicos, setor para medicação, leitos e alas de atendimento. 
      Apesar de todo esse avanço no combate a Covid-19, o prefeito Alexandre Ferreira destacou que a pandemia não acabou e a guerra contra a doença continua. Ele orientou para que as pessoas completem o ciclo vacinal e continuem seguindo os protocolos sanitários de prevenção a Covid, com o uso obrigatório de máscara, distanciamento social e a higienização das mãos. 

Educação divulga reavaliação do Bolsa Universidade

banner bolsa universidade 
     A Secretaria Municipal de Educação publicou na edição do último sábado, do Diário Oficial, o edital que trata do resultado final do processo de reavaliação do Programa Bolsa Universidade. 
     Ao todo, destaca que os estudantes beneficiados do Bolsa Universidade no período de 2.017 a 2.020, somam 248 estudantes que participaram do processo de reavaliação, seguindo as normas dos editais 009 e 010, da Secretaria de Educação, do mês de agosto, deste ano e, portanto, permanecem inseridos no programa por atenderem as condicionalidades estabelecidas.
     De acordo com a Secretaria de Educação, o Programa Bolsa Universidade está atendendo, atualmente, 340 universitários, que foram aprovados neste processo de reavaliação e os inseridos neste ano de 2.021.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais