Email  

Notícias

Educação inicia pesquisa com pais sobre volta as aulas

 

            A Secretaria Municipal da Educação iniciou nesta segunda-feira a pesquisa de campo com os pais dos cerca de 27 mil alunos da rede de ensino, buscando levantar informações se desejam retomar as atividades presenciais, em sala de aula ou seguir no formato remoto. Uma segunda pergunta constante do questionário refere-se à condição de saúde de cada aluno, se tem alguma comorbidade e qual é, de modo que sejam adotadas as medidas preventivas para oferecer a estrutura de proteção que se faz necessária.

            A secretária da Educação, Márcia Gatti, explicou que estão sendo adotadas duas formas de realização da pesquisa, cujas respostas devem ser devolvidas até o próximo dia 20: uma online, pela plataforma digital da Secretaria utilizada pelos alunos para seus estudos e outra presencial, nas próprias escolas para aquelas pessoas sem acesso a esse recurso. As equipes estão orientadas a auxiliar as famílias no preenchimento e fazerem o encaminhamento dentro desse prazo.

            Paralelamente a essa pesquisa com os pais, uma equipe técnica da Secretaria da Educação permanece realizando um trabalho de campo, verificando as condições das instalações de todos os próprios (Escolas e Creches), no sentido de ver como se encontram e promover as adequações que se façam necessárias.  Com as informações em mãos, os responsáveis tabularão esses dados cujo conteúdo servirá de base para definir a data para  retorno ou não das aulas presenciais, seguindo os protocolos

Prefeito reúne com Observatório Social

 

            O prefeito Alexandre Ferreira recebeu nesta segunda-feira, 11, membros da diretoria do Observatório Social de Franca para uma reunião, no gabinete.

            O encontro serviu para estreitar as relações com este órgão, visando um trabalho integrado com o governo, a fim de prezar pela transparência e o controle social da administração pública.

            Durante a reunião, o prefeito Alexandre Ferreira garantiu que o Observatório terá uma sala e toda a estrutura necessária, no gabinete, para  desenvolver o seu trabalho de forma independente, com acesso a todas as ações e áreas da administração. "A ideia é colocar no site da Prefeitura, todo e qualquer material que possa ser alvo de observação e de pesquisa, através do Portal da Transparência, facilitando o acesso de qualquer cidadão a toda informação que considerar relevante", declarou.

Prefeitura define ações com moradores de rua

 

            Depois das recentes determinações a Secretaria de Ação Social e FEAC, para que realizassem um censo dos moradores em situação de rua, apurando as condições em que vivem e quantos são na cidade, nesta sexta-feira, o prefeito Alexandre Ferreira autorizou a abertura de um chamamento público para contratar instituições que vão realizar um trabalho com este público. O intuito é levantar os locais e condições que estão vivendo e oferecer opções de acolhimento à noite, sem ficarem expostos às intempéries e outros riscos de violência.

            Também a Secretária de Ação Social está incumbida de concluir outro levantamento, este dos pedintes que atuam em semáforos e cruzamento de vias de grande movimento. Além de identificá-los e cadastrá-los em um sistema social de atendimento, eles serão incluídos no programa Renda Franca, recebendo um auxílio em dinheiro, temporariamente. Para isso, deverão participar de cursos profissionalizantes. O objetivo é que eles possam garantir o seu próprio sustento, sem que tenham que pedir dinheiro nos semáforos.

Educação prepara estrutura pra volta as aulas

 

            A Prefeitura de Franca está trabalhando através da Secretaria da Educação, na preparação da estrutura para a volta as aulas em 2021, sem uma data definida. Uma das primeiras medidas será a realização de uma pesquisa a partir da próxima segunda-feira, dia 9, com o envio de um questionário aos pais, em que eles responderão se preferem o retorno presencial das crianças nas escolas ou o ensino remoto, disse a Secretária Márcia Gatti. Também serão convidados a responder um histórico de saúde da criança, se tem alguma comorbidade ou outra dificuldade que deva ser observada. O prazo para devolução desse questionário é o dia 20 deste mês.

            Com esse material em mãos as equipes da Secretaria da Educação cuidarão de tabular as informações, definindo as estratégias para a retomada das atividades com segurança.  Isso tudo seguindo rigorosamente os protocolos sanitários, discutidos conjuntamente com a Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária. Márcia Gatti, Secretária da Educação, pontuou que uma equipe técnica está cuidando de vistoriar as instalações municipais, Escolas e Creches, no sentido de ver as condições de cada prédio.

            Ela também informou que os equipamentos de proteção individual (EPIs), tanto para os estudantes, quanto para os colaboradores, professores e funcionários, estão sendo adquiridos. Por fim, a Secretária lembrou que a preocupação maior nesse momento é em organizar a estrutura e não em definir a data de retorno das aulas. ‘Queremos organizar tudo para que quando voltarmos, estejamos prontos e com segurança’, finalizou.

Recapeamento também no Jardim Guanabara

 

            O cronograma de recapeamento asfáltico reorganizado pela Secretaria de Infraestrutura Urbana, seguindo as orientações do prefeito Alexandre Ferreira, atendeu nos últimos dias um dos corredores de tráfego mais movimentados da região Norte, as ruas pistas da Avenida João Gonçalves, no Jardim Vera Cruz. Um dos acessos preferenciais dos moradores daquele setor, a benfeitoria foi implantada a partir dos semáforos existentes no cruzamento da avenida que margeia a rodovia Cândido Portinari.

            Concluída essa etapa no Vera Cruz na quarta-feira, no dia seguinte, as equipes já se encontravam no Jardim Guanabara, primeiramente realizando a limpeza geral da Avenida Nicolau Del Monte e, logo depois, nesta sexta-feira começaram a aplicação da massa asfáltica.  A exemplo do Vera Cruz essa é uma via de grande fluxo, servindo de meio de ligação entre os bairros Santa Luzia/Conceição Leite com a Vila Exposição, Jardim Guanabara e o pontilhão sobre a rodovia Cândido Portinari.

            Ao investir nesse trabalho de recapeamento, a Prefeitura busca satisfazer dois objetivos principais: o primeiro deles é garantir conforto e segurança aos usuários, evitando que pessoas sejam vitimadas por acidentes e, o segundo, é evitar gastos maiores com manutenções tardias.  A Secretaria de Infraestrutura está avaliando aqueles locais em piores condições, com maior de volume de tráfego e inserindo com prioridade na programação. O contrato de recapeamento em vigor, na ordem de R$ 3 milhões, tem previsão de duração até meados de abril próximo.

Prefeitura reforça ações para coibir avanços da Covid

 

            A Prefeitura de Franca segue trabalhando firme e de forma integrada para coibir o avanço dos casos de Covid-19, colocando em prática as diretrizes estabelecidas no início dessa semana pelo prefeito Alexandre Ferreira.  Aliado as medidas já em curso a nível das Secretarias de Saúde e Ação Social, abrangendo melhorias no atendimento no Pronto Socorro e levantamentos (censo) sobre a situação dos moradores em situação de rua, no curso dessa semana pelo menos duas reuniões focadas nessa temática foram realizadas. Uma com a direção da Santa Casa de Misericórdia e equipes do DRS e outra com representes da Guarda Civil Municipal, Vigilância Sanitária e Polícia Militar.

            O esforço coletivo, dentro do espírito da campanha ‘TODOS CONTRA A COVID’, é de conscientizar as pessoas do perigo que representa o vírus, o impacto que ele pode causar e, com isso, conscientizar todos a manter o distanciamento físico e respeitar os protocolos sanitários.   A partir dessa atenção o esforço é para reduzir a curva de crescimento dos casos positivos, que na última quinta-feira chegou a 196 e um óbito.

            Nesse encontro com representantes da Guarda, Polícia Militar e Vigilância foram estabelecidas algumas estratégias de ação que estarão sendo adotadas já a partir dessa sexta-feira e, no final de semana, com mais rigor para coibir os abusos, aglomerações que representem risco à saúde das pessoas e as festas clandestinas. Essas práticas, indicam os números, têm contribuído para aumentar os registros de Coronavírus na cidade.

Intenção não é prejudicar ninguém

            Em que pese essa linha de ação conjunta para coibir as práticas abusivas, durante a reunião que conduziu na Prefeitura, Alexandre Ferreira pontuou, com clareza, que a intenção não é impedir ninguém de trabalhar, nem fechar nenhum estabelecimento, que esteja cumprindo os protocolos sanitários.  Será imprescindível que observem aos protocolos, destacando que os órgãos de apoio e fiscalização não vão tolerar desrespeito às normas de proteção. “Primeiro, estamos orientando. Mas, se necessário, vamos acionar administrativamente e criminalmente os responsáveis.  Estamos colocando em prática o nosso programa ‘Todos Contra a Covid’, para tanto peço que a população nos ajude”, finalizou o novo prefeito da cidade.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais