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Provas para diretores de escola têm 5% de abstenção de candidatos

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     A Secretaria de Administração e Recursos Humanos aplicou na manhã do último domingo, 30, na Faculdade de Direito, as provas objetivas do Processo Seletivo 04/21, que visa a contratação de diretores de escola. Das 80 inscrições confirmadas, 76 pessoas compareceram e 4 faltaram, o que corresponde a 5% de abstenção dos inscritos. Na mesma ocasião, também foram apresentados os títulos dos servidores candidatos às 40 vagas para a função de diretor de    Escola Municipal de Ensino Fundamental e da EMIM (Escola Municipal de Iniciação Musical). 
     Para esta terça-feira, 1º de fevereiro, a Secretaria de Administração informa que será publicado o gabarito das provas, no Diário Oficial do Município, com abertura de prazo para apresentação de recursos, que poderá ser acessado pelo site da Prefeitura, https://www.franca.sp.gov.br/pmf-diario/ .
     Segundo o edital do Processo Seletivo 04/21, estarão classificados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 60% na avaliação e terão os títulos avaliados e somados ao total da nota obtida na prova escrita. Não haverá desclassificação do candidato pela não apresentação dos títulos.
     O processo seletivo terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. Para a função de diretor de Escola Municipal de Ensino Fundamental, que conta com 39 vagas, os pré-requisitos são Licenciatura Plena em Pedagogia, desde que tenha apostilado no verso do diploma, que o curso atende ao disposto no artigo 4° da Resolução CNE/CP n° 1, de 15 de maio de 2006, e experiência mínima de cinco anos no quadro de Magistério do Município. Já a vaga para diretor de Escola Municipal de Iniciação Musical (EMIM), as exigências são as mesmas, acrescentando a Licenciatura em Música. A carga horária será de 40 horas semanais e o salário R$ 5.239,75.

Prefeito sanciona Lei que garante mais de R$ 1 milhão para abertura de 12 leitos de UTI/SUS

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     O prefeito Alexandre Ferreira sancionou a Lei 9.127/22, aprovada pela Câmara Municipal, em sessão extraordinária no último domingo, que permite o repasse de R$ 1.020.600,00, para a manutenção de equipamentos dos novos leitos de UTI/SUS Covid, mediante a celebração de convênio com a Santa Casa de Misericórdia de Franca. 
     Esses recursos serão aplicados, conforme o Plano de Trabalho previamente apresentado, nos serviços de tratamento da Covid para a locação de equipamentos destinados aos 12 leitos de UTI Adulto de Covid-19. A lei foi publicada no Diário Oficial deste domingo.
 
Novos cargos
     Ainda na sessão de domingo da Câmara Municipal, foi apreciado em primeiro turno, o Projeto de Lei Complementar 02/22, dispondo sobre a criação e incorporação de 35 novos cargos na área da saúde, sendo 10 vagas para enfermeiros e 25 destinados para técnicos de enfermagem. 
     Esse projeto deve voltar a ser discutido na primeira sessão ordinária, prevista para essa terça-feira, 1º de fevereiro. A criação dos novos cargos objetiva fazer frente à demanda crescente de atendimentos, devido a síndromes gripais e Covid-19.

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra Covid-19 para esta terça-feira

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     A programação da Campanha de Imunização contra a Covid-19 para esta terça-feira, 1º de fevereiro, contempla 9 postos de vacinação, funcionando das 7h30 às 16h.

 

1ª DOSE (CRIANÇAS DE 5 ANOS – POPULAÇÃO GERAL) / 1ª DOSE (CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS PCD, COMORBIDADES E IMUNOSSUPRIMIDOS)
     Para esta terça-feira, 1º, a aplicação da primeira dose para crianças de 5 anos (população geral) e crianças de 5 a 11 anos - PCD (Pessoas com deficiência) com comorbidades e imunossuprimidos, será realizada na UBS Estação, das 7h30 às 16h. 
     As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar documento com foto, para a comprovação da identidade e faixa etária, CPF, comprovante de residência, além de apresentar o Termo de Assentimento, devidamente preenchido com assinatura do responsável legal, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
     Já crianças, nessa mesma faixa etária com comorbidades, deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.



1ª DOSE (6 A 11 ANOS GERAL) - COMORBIDADES E PCD / CORONAVAC
     A imunização de crianças de 6 a 11 anos será realizada nas UBS's Planalto, Aeroporto 1 e Leporace, das 7h30 às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar documento com foto, para comprovação da identidade e faixa etária, CPF, comprovante de residência, além de apresentar o Termo de Assentimento devidamente preenchido com assinatura do responsável legal, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19
     Já as crianças com comorbidades deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.



1ª DOSE (12 A 17 ANOS) 2ª E 3ª DOSES (ACIMA DE 18 ANOS) / 4ª DOSE (IMUNOSSUPRIMIDOS) - PFIZER
     A primeira, segunda e terceira doses para as gestantes e puérperas, além da aplicação da segunda dose para pessoas acima de 18 anos e também a quarta dose para imunossuprimidos da vacina Pfizer, poderão ser recebidas nesta terça-feira, 1º, nas UBS's São Sebastião, Paulistano, Progresso e Santa Terezinha, das 7h30 às 16h, onde os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de recebimento das doses anteriores.
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
     As pessoas que foram imunizadas com a primeira dose da Pfizer há 8 semanas ou mais e os francanos, que tenham idade de 18 anos ou mais, poderão receber a segunda dose, com o intervalo de 28 dias. Já o intervalo da segunda para a terceira dose para as pessoas, com 18 anos ou mais, deve ser de 4 meses. Também estarão disponíveis a primeira e segunda doses para gestantes e puérperas.
     As pessoas, com 18 anos ou mais, poderão receber a terceira dose do imunizante, após 4 meses da segunda aplicação. O primeiro reforço para imunossuprimidos, maiores de 18 anos, com intervalo de 28 dias, após a segunda dose. Já o segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do pr.imeiro reforço.



1ª DOSE (12 ANOS OU MAIS) / 2ª DOSE (ACIMA DE 18 ANOS) - CORONAVAC
     A primeira dose da vacina Coronavac para pessoas  com 12 anos ou mais e a segunda dose para pessoas acima dos 18 anos, serão aplicadas nesta terça-feira, 1º, nas UBS's Planalto, Aeroporto 1 e Leporace, das 7h30 às 16h. Para a segunda aplicação, deverão apresentar comprovante de aplicação da primeira dose, com intervalo de 28 dias.
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19



2ª DOSE - JANSSEN
     Para esta terça-feira, será aplicada na UBS Ângela Rosa, das 7h30 às 16h, a dose adicional da vacina Janssen. 
 
 
 
Balanço do Mutirão
     A Secretaria de Saúde informou que, no último sábado, 29, aplicou 2.946 doses entre a primeira, segunda e terceira doses das vacinas contra a Covid-19, em 8 postos de atendimento durante o mutirão realizado. 
     Do total contabilizado, a maior quantidade distribuída foi para a terceira dose, com 1.566 pessoas imunizadas. Na sequência, está a primeira dose, com 1.319 francanos vacinados, sendo 1.308 para a faixa etária de 5 a 11 anos, de 12 a 17 anos, foram aplicadas 9 doses e 2 para pessoas de 18 anos ou mais. 61 pessoas receberam a segunda dose. 
     Segundo a Secretaria de Saúde, até o último sábado, 29, foram aplicadas 677.695 doses, sendo 298.977 para a primeira dose, 267.021 para a segunda aplicação e 111.697 para a dose adicional. 

Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)

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     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
     Para esta terça-feira, 1º, estarão disponíveis as UBS's Aeroporto 3, Paulista, Horto e Guanabara,  funcionando das 7h30 às 16h. Também estão disponíveis para atendimento as unidades da ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda, Paineiras, Palma e City Petrópolis, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h.
     Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV), Hepatite A, Varicela, Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Tetraviral, Tríplice Viral, VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.

Arrastão de Limpeza recolheu 24 toneladas de materiais no último sábado

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     A Secretaria de Meio Ambiente realizou no último sábado, mais uma edição do Arrastão de Limpeza, na região Oeste da cidade. Foram atendidos 36 bairros, por 10 equipes, que efetuaram a recolha dos materiais separados pelos moradores. 
    No geral, foram recolhidos móveis velhos, sofás, mesas e utensílios domésticos, além de lâmpadas fluorescentes, que foram destinados para a reciclagem.  Ao final da atividade, houve em média, uma recolha de 24 toneladas de materiais para descarte.  
     Este trabalho é realizado, mensalmente, atendendo as regiões da cidade, afim de manter a limpeza e organização ambiental dos bairros para prevenir o acúmulo de entulhos e principalmente, a proliferação de doenças. Neste período do ano, com o aumento das chuvas, os materiais descartados incorretamente podem servir para criadouros do mosquito da dengue (Aedes Aegypti) e aumento de insetos peçonhentos. 
     O próximo Arrastão de Limpeza acontecerá no dia 26 de fevereiro, contemplando 44 bairros da Região Oeste.
     Mais informações poderão se obtidas pelo telefone (16) 3711- 9440

Eleita a primeira diretoria do Conselho de Usuários

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     Ocorreu na tarde desta segunda-feira, 31, a posse dos novos membros da direção executiva do Conselho Municipal de Usuários dos Serviços Públicos. A cerimônia conduzida pela Prefeitura de Franca, através da Comissão de Seleção e Avaliação da Controladoria Interna e Departamento de Ouvidoria, aconteceu no auditório do CEFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional), no bairro Cidade Nova. 
     Esse Conselho Municipal de Usuários é um espaço que possibilitará a participação popular na Ouvidoria, com a avaliação nas ações e programas do município, oferecendo sugestões junto ao Executivo, com mandato de 2 anos.  Depois que os presentes foram apresentados, por aclamação, foram eleitos os membros da direção executiva. Para presidente, o servidor Adílson Marqueti, representando o Poder Público, vice-presidente Letícia Lorena Costa, representando os usuários e secretária, Karla Migani de Andrade Tozi, também, pelos usuários.
     O colegiado é composto por 12 membros, sendo seis representantes dos usuários de serviços públicos municipais e outros seis representantes da administração pública. O espaço do CEFAP foi colocado à disposição para as reuniões que deverão ser realizadas bimestralmente. Dentre as funções, o conselho terá a finalidade de acompanhar a prestação dos serviços, participar da avaliação dos serviços prestados, propor melhorias na prestação dos serviços, contribuir para a definição de diretrizes para o adequado atendimento ao usuário, além de elaborar, aprovar e reformar, quando necessário, o regimento interno.

Prefeito apresenta projeto que reserva 20% de vagas em concursos públicos

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     O prefeito Alexandre Ferreira protocolou na Câmara Municipal nesta segunda-feira, 31, projeto de lei que trata da reserva de vagas para as pessoas negras, na proporção de 20% na cota racial, oferecidas nos concursos públicos e processos seletivos, no âmbito da administração pública do município. Na mensagem ao Legislativo, o prefeito destaca que a população afrodescendente ainda sofre as marcas sociais da exclusão, para a reparação dessa chaga social é imprescindível a implementação de ações afirmativas, que estabeleçam critérios de compensação e ascensão social, dentre eles, postos de trabalho em concursos públicos.
     A institucionalização da política de reserva de vagas para a população negra, na proporção estipulada pelo referido projeto de lei, tem como base a Lei Federal 12.990, de junho de 2.014. 

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