Email  

Gabinete

Em São Paulo, prefeito participa de audiência sobre Hospital Estadual e pavimentação da Rio Negro e Solimões

78b0b0eb e8e9 4ecd b7c4 9032ff0eada8 original
 
     O prefeito Alexandre Ferreira retornou a Franca otimista nesta terça-feira, depois da reunião em São Paulo, com o vice-governador, Rodrigo Garcia, secretários estaduais, deputados federais e estaduais, prefeitos do Aglomerado Urbano de Franca, vereadores e outras lideranças locais e regionais, quando trataram sobre a construção de um Hospital Estadual na região de Franca, que é a única do estado que ainda não conta com uma unidade. Cerca de 100 pessoas estiveram presentes e o resultado é que a Secretaria Estadual de Saúde ficou de apresentar um projeto técnico a respeito da obra e que Rodrigo Garcia virá a Franca para anunciar o resultado, em abril.
     Segundo o prefeito, a perspectiva da obra sair do papel  é grande, pois o governo ficaram convencidos sobre a necessidade do Hospital Estadual. Especialmente, pelos indicativos e informes técnicos apresentados, abrangendo uma população estimada de 750 mil pessoas. 
 
 
RODOVIA RIO NEGRO E SOLIMÕES
 
    Na manhã desta terça-feira, em São Paulo, o prefeito Alexandre Ferreira participou de audiência com a diretoria do DER (Departamento de Estradas e Rodagens) e assessores do vice-governador Rodrigo Garcia, sobre a pavimentação da Rodovia Rio Negro e Solimões, que liga Franca a Batatais. 
     Trata-se de uma via estratégica, que beneficia dezenas de produtores rurais instalados naquela região. Alexandre observou que assim, como o projeto para o Hospital Estadual de Franca, a pavimentação da Rio Negro e Solimões deve estar entre as notícias a serem anunciadas nos próximos dias pelo Governo Estadual.
 

Prefeitura realiza consulta sobre espaço na Praça Barão

4e522cd6 1988 4374 a7a9 57cfc30a169c original

 

     A Prefeitura de Franca pretende dar destinação adequada para um equipamento público construído na Praça Barão, que durante algum tempo funcionou como um espaço de artesanato, denominado de ‘Quiosque do Artesão’. De acordo com o Aviso de Abertura de Consulta Pública – Procedimento de Manifestação de Interesse Social, publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, 10, observando os dispositivos legais, está tornando pública a proposta de manifestação de interesse social da entidade ESAC (Escola de Aprendizagem e Cidadania de Franca) para a administração do espaço.
     Essa instituição, sucessora da antiga Guarda Mirim da cidade, responsável pelo serviço de estacionamento regulamentado na área central (Área Azul), pleiteia em forma de concessão, esse local, onde pretende centralizar parte dos serviços. Como dispõe de uma infraestrutura básica, com sanitários e demais dependências, poderá ser um ponto de referência para os colaboradores que, diariamente, realizam o seu trabalho na área central.
     O processo conduzido pelo Departamento de Acompanhamento de Gestão de Contratos, Convênios e Parcerias, segue os trâmites previstos pela legislação.

Prefeito reúne lideranças sobre Hospital Estadual em Franca

Hospital Estadual original

 
     Empenhado na construção de um Hospital Estadual, em Franca, que garanta  melhores condições de um atendimento humanizado à população local e da região, com acolhimento adequado, o prefeito Alexandre Ferreira recebeu nesta quinta-feira, em seu gabinete, lideranças dos diversos segmentos, como vereadores, representantes de entidades, faculdades e conselhos para tratar sobre o assunto. Ele aproveitou para convidar os presentes para que participem de uma audiência na próxima segunda-feira, com o vice-governador, Rodrigo Garcia, para detalhar o projeto.
     Durante o encontro, o prefeito ressaltou que a região de Franca é a única do Estado, que não dispõe de um Hospital Estadual e, foi mais além, pontuando que a pandemia deixou clara a necessidade de se reforçar a estrutura de atendimento público de saúde. Alexandre Ferreira explicou que toda a região conta com mais de 700 mil pessoas, com a maioria da população instalada em Franca.
     Nessa audiência marcada em São Paulo, com o vice-governador Rodrigo Garcia, o propósito é reforçar a necessidade da cidade ter um Hospital Estadual, com estrutura compatível para o atendimento gratuito dessa população, local e dos municípios da região. 
     O prefeito de Franca destacou por fim, a importância dessa união de esforços, pontuando que será demonstrado ao Governo Estadual, todo embasamento que justifica essa reivindicação. Com a construção de um hospital desse porte, Franca receberá investimentos importantes de tecnologia na área, possibilitando a ampliação de atendimentos cirúrgicos, profissionais e toda a estrutura necessária para atender as necessidades da região. 

Prefeitura e Fundo Social anunciam criação de núcleo contra a violência

         DSC 3774
          O prefeito Alexandre Ferreira e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cynthia Milhim Ferreira, apresentaram na tarde desta segunda-feira, 7, o Programa Núcleo Reconhecer. O evento realizado no Gabinete, contou com a presença de vereadores, representantes de conselhos municipais e entidades. 
          Durante seu pronunciamento, Alexandre Ferreira, informou que esse projeto é uma ideia que foi amadurecida e a criação desse núcleo terá o objetivo de estudar, esclarecer e criar possiblidades de acesso para minimizar os danos causados pelos vários tipos de violência, sexual, moral e psíquica. A nova unidade irá acolher, tratar e cuidar, além de vigiar toda a rede de serviços oferecidos para verificar se o tratamento indicado está correto, envolvendo todas as áreas da Prefeitura. 
          Segundo Ferreira, esse núcleo também vai criar programas de educação nas escolas para que a violência seja diminuída. 
          Durante o evento, o chefe do Executivo assinou o projeto de lei, que será encaminhado a Câmara Municipal e após a aprovação pelos vereadores, a Prefeitura abrirá chamamento público para contratar uma instituição, que será responsável pela coordenação do serviço. O núcleo contará com uma equipe multidisciplinar, com psicóloga, assistente social, estrutura física, advogados para oferecer orientações e assistência jurídica, além do encaminhamento dos beneficiados para os serviços que a Prefeitura oferece, nas áreas da saúde, assistência social e educação, dentre outros.  "O que a gente quer é interromper esse ciclo de violência no núcleo familiar, para que no futuro, a criança possa formar uma família bem estruturada e que não seja vítima de violência também, como foram os pais e os irmãos.
          A gente precisa quebrar esse ciclo", comentou o prefeito.
Cynthia Milhim Ferreira, presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussol), afirmou que o trabalho deve ser iniciado na base das famílias, para que os resultados contra a violência doméstica e de outros tipos, possam ser alcançados a curto, médio e a longo prazo. Segundo ela, na maior parte das situações, a pessoa que é um agressor, foi agredida de alguma maneira. "Ela cresceu, principalmente, na primeira infância, sendo agredida ou vendo violência.
          Ele precisa curar essa ferida. A pessoa também sofre por ser agressor. Nós precisamos cuidar dessa mulher, dos filhos dela que estão vendo esse situação, para que as crianças de hoje não se tornem futuros agressores", comentou Cynthia. 
 
LEVANTAMENTOS SOBRE A VIOLÊNCIA
          Durante essa apresentação, a primeira dama e presidente do Fundo Social, apresentou informações e dados importantes que retratam o quadro de violência no país e na cidade. 
          Segundo ela, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2019), registrou, aproximadamente, 210 milhões de brasileiros convivendo com desigualdades sociais, políticas, raciais, de gênero e de acesso a bens. Essas disparidades, por sua vez, são caracterizadas pela pobreza, desemprego, machismo, racismo, LGBTIfobia, misoginia, capacitismo, violência, entre outras questões relacionadas as adversidades sociais.
         Em 2.020, foram registrados 1.350 casos de feminicídios, no Brasil, um crescimento de 0,7% com relação à 2.019. Desse total, 74,7% das vítimas tinham entre 18 e 44 anos, 61,8% das mulheres eram negras e 81,5% foram mortas pelos companheiros ou ex-companheiros.
          O dados mostraram também que, em 2.020, 60.460 casos de violência sexual foram registrados. Isso equivale a 165 estupros por dia. Desse total, 73,7% foram casos de estupro de vulnerável, sendo que 60,6% das vítimas tinham até 13 anos. Além disso, 86,9% das vítimas eram do sexo feminino e em 85,2% dos casos o autor era conhecido.
          Em Franca, as mulheres representam 51,21% da população local. Em 2.021, as Unidades de Proteção Social Especial – CREAS – receberam 40% a mais de solicitações para acompanhamento de violências relacionadas ao gênero. A maioria dos casos relacionados à ocorrência de violência física contra a mulher. Os encaminhamentos apresentaram alta em decorrência de articulações realizadas entre a Política de Assistência Social, a Polícia Militar, através da Patrulha Maria da Penha, e o  Ministério Público.
          Pelos dados apresentados pela presidente do Fussol, no CREAS I que atende as regiões Centro, Sul e Leste, a violência contra mulher representou a maior violação de direitos da Unidade, requerendo o acompanhamento pela equipe da Unidade Estatal de 176 casos novos de em 2.021.
          Na Unidade CREAS II, responsável pelo atendimento das situações de violação de direitos da região Norte e Oeste, a demanda de acompanhamento nas situações de violência contra mulher totalizou 46 novos casos. Vale anotar que no Estado de São Paulo, no primeiro semestre, o aumento de pedidos de medidas protetivas à Justiça foi de 20%.
Informações da Promotoria Pública destacaram que os pedidos de medidas protetivas distribuídas na Comarca de Franca foram de 257 casos e no ano passado, no período de janeiro a outubro, cresceram 47,82%, chegando a 343 casos. No Estado de São Paulo, no primeiro semestre, o aumento de pedidos de medidas protetivas à Justiça foi de 20%.
          Segundo o Atlas da Violência do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em 2.019, os negros - soma dos pretos e pardos da classificação do IBGE, representaram 77% das vítimas de homicídio. No último ano, a taxa de violência contra pessoas negras foi de 162% maior que entre as não negras. Da mesma forma, as mulheres negras representaram 66%do total de mulheres no Brasil. A população negra em Franca representa, de acordo com o último Censo Demográfico, 30,14% dos francanos. 72% dos/as crianças e adolescentes, em situação de exploração pelo trabalho infantil no município, se autodeclararam como pardas e pretas.

Prefeitura retoma parceria com Hospital Veterinário da Unifran

 DSC 3582
     A Prefeitura de Franca firmou parceria com o Hospital Veterinário da Unifran, para oferecer serivços de atendimento a animais em estado de maus tratos, comprovado por laudo ou acidentados. A notícia foi transmitida nesta quinta-feira pelo prefeito Alexandre Ferreira e atende a uma solicitação antiga da população, onde caberá ao Canil Municipal realizar o encaminhamento de acordo com cada situação.
     O termo de cooperação foi assinado no Gabinete, com a presença da reitora da Universidade, professora Kátia Jorge Ciuffi, do Pró-Reitor Élcio Rivelino Rodrigues, do coordenador do Hospital Veterinário, Lucas de Freitas  Pereira e contou também com a vereadora Lindsay Cardoso. Com esse documento assinado, a universidade passa a oferecer assistência aos animais vítimas de maus tratos ou acidentes, mediante encaminhamento do Canil Municipal.
     A reitora Kátia Ciuffi afirmou que essa parceria representa um grande avanço tanto para a Prefeitura, que amplia a assistência aos animais vitimados, à cidade, como também para a universidade e seus alunos que terão um novo campo de atuação para o aprimoramento do seu aprendizado.
     O prefeito Alexandre Ferreira destacou a importância dessa parceria para o município e ressaltou que os serviços oferecidos deverão respeitar a capacidade operacional do Hospital Veterinário da Unifran e, por essa razão, estará disponível de segunda a sexta, das 8h30 às 17h. 
     O Pró-Reitor, Élcio Rivelo explicou que o funcionamento será mediante a triagem prévia feita pelo Canil e envio a universidade, com a realização de cirurgias e demais procedimentos necessários. Também representa um novo espaço para vivências práticas dos alunos, em contato com situações concretas e das mais diversas. 
     Lucas de Freitas Pereira, coordenador do Hospital Veterinário, disse que os atendimentos prestados serão emergenciais para animais de pequeno, médio e grande porte, a partir da próxima quarta-feira, 2, seguindo os protocolos de recebimento e de realização dos procedimentos, com encaminhamento do Canil Municipal. "É uma parceria que tem tudo para dar certo e servir de modelo para toda a região. Vamos oferecer melhor qualidade de vida para os animais e, consequentemente, para os seus protetores", garantiu ele.
 
 
Capturas e Castrações 
     Ainda nesta área de proteção animal, o prefeito destacou durante o encontro que foi retomado o serviço de captura de animais de grande porte, com 220 animais capturados nos últimos meses, com a realização periódica de leilões e ações para adoção de animais. 
     Para acionar o serviço de captura, as pessoas podem entrar em contato pelos telefones (16) 3724-1033 ou 153, na Guarda Civil, que aciona o Canil e a equipe de captura, indicando o endereço ou ponto de referência.
     Uma outra informação transmitida pelo prefeito é sobre o serviço de castração de animais, com a realização de cerca de 2 mil procedimentos desde o ano passado e a Prefeitura continua com processo licitatório para a contratação de mais 3 mil castrações, sem contar as melhorias que estão sendo executadas no Canil Municipal, como a construção de muros e a instalação de monitoramento eletrônico, já em pleno funcionamento.
     Mais informações poderão ser obtidas no Canil Municipal, pelo telefone (16) 3703-9389.

Franca solicita instalação de nova unidade do Bom Prato

 DSC 3536
     O prefeito Alexandre Ferreira está pleiteando junto ao Governo do Estado de São Paulo, a instalação de uma nova unidade do Bom Prato na cidade. 
     Atualmente, Franca conta com uma unidade, localizada na rua General Carneiro, no centro, que funciona de segunda a sábado, das 7 às 17h, com o fornecimento de três refeições diárias, sendo café da manhã, almoço e jantar, variando de R$ 0,50 a R$ 1.
     Em sua solicitação encaminhada a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Célia Kochen Parnes, o prefeito requisita a implantação de uma nova unidade do projeto, visando atender a alta demanda atual, devido a quantidade insuficiente de refeições servidas. Atualmente, o Bom Prato oferece 1.800 refeições diárias, sendo 300 cafés da manhã, 1.200 almoço e 300 jantares e durante os horários de atendimento, são registradas longas filas no estabelecimento.
     A proposta apresentada pelo prefeito Alexandre Ferreira, propõe que a nova unidade tenha funcionamento de segunda a domingo, com a oferta de mais 1.200 refeições por dia. 

Prefeito anuncia construção de 5 Centros de Esportes

 MVI 2989.00 00 44 02.Quadro001
     O prefeito Alexandre Ferreira anunciou nesta quarta-feira, a partir da ótima receptividade da comunidade da Vila Santa Terezinha e adjacências ao CEPEL (Centro Popular de Esportes e Lazer), a construção de outras 5 unidades nos mesmos padrões, com previsão de início já no mês de março. Para tanto, ele destacou a importância dos vereadores, ajudando nesse processo, onde será aplicada parte dos recursos de emendas impositivas, o que vai possibilitar a oferta de lazer e recreação para milhares de pessoas em diferentes regiões da cidade. 
 
Locais contemplados
     Dentre os locais a serem contemplados, estão os bairros City Petrópolis, na região Norte; prolongamento do Santa Bárbara, na região Sul; Ana Dorotheia e Franca Polo Clube, ambos situados entre as regiões Leste e Sul e no bairro Samel Woods, este situado próximo a Avenida São Vicente e sede da Associação dos Servidores Municipais, entre a Vila Santa Rita e o Jardim Noêmia.
     Ao todo, a Prefeitura pretende construir 24 Centros Populares de Esportes e Lazer, abrangendo assim outras regiões, além dessas já citadas. Cada equipamento, seguindo o padrão do Centro de Esportes da Vila Santa Terezinha, poderá ser contemplado com quadras de areia, quadra de basquete 3x3, pista de skate, iluminação adequada a cada espaço e outros dispositivos, de acordo com a realidade e necessidade de cada bairro.
 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais