Creches Municipais já contam com fórmula infantil na Merenda

 

    A Prefeitura de Franca concluiu no meio dessa semana, o processo de distribuição da formula infantil para todas as creches municipais conveniadas, cujos produtos são direcionados para as crianças com menos de dois anos. Trata-se de uma inovação de grande importância para a saúde e desenvolvimento das crianças, conduzida pela Secretaria da Educação e sua Divisão de Alimentação Escolar.

   A inserção da fórmula infantil segue o que é preconizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria e faz parte de um programa melhorias na área bem mais amplo, que deverá ter outras novidades em breve. É sabido o quanto é importante o aleitamento materno nessa fase de desenvolvimento das crianças e o que a Divisão de Merenda Escolar, unidade vinculada à Secretaria da Educação está buscando é disponibilizar esses dois ingredientes que terão a função de suprir o que existe de mais próximo em relação ao  leite materno.

    Desde a última segunda-feira, 9, os produtos começaram a ser distribuídos nas mais de 60 unidades espalhadas pela cidade (Nestogeno I e II), de acordo com as demandas de cada unidade, com a supervisão e acompanhamento da nutricionista municipal Cleunice Ramos Domingos Bernardes.  Mesmo com os produtos citados oferecendo em suas embalagens as maneiras de preparo, foram transmitidas orientações aos responsáveis, com o reforço da preocupação da Prefeitura, de proporcionar um desenvolvimento saudável para esse público infantil.

    A diretora da Merenda Escolar do município, Taciane Tamake, salientou que a inclusão desses produtos na rede municipal de Creches é algo presente em poucas cidades do País. Com Certeza vai isso representar um ganho considerável, pois é uma alimentação diferenciada que ajuda no fortalecimento da imunidade das crianças e coloca a cidade nos níveis sugeridos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar.

   Uma outra observação importante de especialistas em alimentação e reforçado pela nutricionista municipal, é que a fórmula infantil ora implantada, é o que mais se assemelha ao leite materno, mas que não o substitui, pois entre outras propriedades não contém anticorpos.  Dentre as novidades para um futuro breve na Merenda Municipal, a Secretaria da Educação deve confirmar a colocação de alimentos sem lactose,  voltados para crianças que tenham alergia à proteína do leite de vaca (APLV).

Espaço de Difusão anuncia programação de atividades

 

   A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Esportes, Arte, Cultura e Lazer, abre o agendamento das atividades do Espaço de Difusão Científica deste ano, para receber caravanas de educadores da cidade e região. Localizado na avenida Champagnat nº 1808, no Centro, o Espaço promove diversas ações educacionais e de lazer para a população.

  O Museu Interativo de Ciências, que está provisoriamente funcionando na sala 18, na Capela, já está recebendo agendamentos para visitas. E o Ciência na Prática, que oferece palestras, uso do microscópio, jogos, experimentos e filmes para os alunos, também já pode ser agendado.

   Mais informações e agendamentos pelos telefones: 3711-9320 ou 3720-6761. Ou na recepção, que fica localizada dentro do Colégio Champagnat no 1º andar, na sala 17.

Curso de informática

   O Centro de Inclusão Digital está com as inscrições abertas para o Curso Básico de Informática. Durante as aulas, os alunos aprenderão a utilizar o Windows, Internet, Word, Excel e PowerPoint.

   As aulas acontecem de 2ª a 6ª, nos períodos da manhã e tarde, na sala 39 no 2º andar no Colégio Champagnat.

   As inscrições devem ser feitas na sala 34, no 2º andar do Colégio Champagnat. Precisando apresentar os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de endereço.

Prefeitura reforça acervos de bibliotecas das escolas

 

    A Prefeitura está adquirindo um novo lote de livros literários que serão disponibilizados para os acervos de todas as bibliotecas mantidas nas escolas da rede. A iniciativa faz parte de um plano incrementado pela Secretaria da Educação que ao confirmar a notícia, observou que a aquisição envolve mais de uma centena de títulos de livros literários, de autores nacionais conhecidos e muito solicitados em vestibulares.

   Esse material tem o propósito de oferecer mais opções de leitura aos alunos matriculados na rede de ensino, pois ao ampliar os acervos de cada uma das bibliotecas das escolas municipais, oferecerá mais opções para quem habitualmente está fazendo suas retiradas. O montante investido é algo em torno de R$ 130 mil, o que representa um atrativo a mais em termos de novos autores. Com esse material será permitido também, que mais leitores sejam atendidos ampliando a opções de rotatividade nos casos dos empréstimos.

Roda Livro

   Nessa semana em que o projeto Roda Livro, idealizado por um grupo de escritoras francanas está completando 5 anos, a notícia de aquisição de obras literárias para a rede de ensino vem ao encontro desse esforço de tornar o hábito pela leitura algo prazeroso e enriquecedor. O Roda Livro começou a partir do Shopping de Franca, com a utilização de uma geladeira, daí ter surgido o nome “Geladeiroteca” e se expandiu por toda a cidade, especialmente nas Unidades Básicas de Saúde onde a adesão dos servidores foi grande e a receptividade do público maior ainda.

    Nesses ambientes, tanto da Prefeitura como demais nas instituições (Hospital do Câncer, Terminal Ayrton Senna), qualquer pessoa pode doar ou retirar livros de acordo com a sua consciência. O conceito compartilhando pelas idealizadoras é o seguinte: retirando um determinado livro, depois da leitura devolva-o no mesmo local ou em outra “Geladeiroteca” e na medida do possível, levar doações, divulgar o projeto para que outras pessoas simpáticas a iniciativa também abracem a ideia e doem os livros que já tenham lido e estejam parados em casa.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

Todos juntos, governo e população, seguindo em frente Compartilhando e Avançando de bem com Franca.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais