Projeto de Inclusão do CEI é premiado

80d28027 d076 439c addb ee940f9e1169 

            O CEI (Centro de Educação Integrada) mantido pela Prefeitura é um espaço de aprendizado vinculado à Secretaria de Educação, que atende mais de 200 alunos, adolescentes e adultos, com uma metodologia própria de ensino para pessoas com limitações intelectuais. Integrado a um trabalho coletivo com a Justiça do Trabalho, Sicoob Credicocapec, a unidade acaba de ser premiada com o Selo Instituto Sicoob, através da Codifa (Cooperativa Social de Pessoas com Deficiência Intelectual, Familiares e Amigos) constituída com outros parceiros, que estão disponibilizando oportunidades de aprendizados para dezenas de estudantes.

            A iniciativa, que tem a participação especial do Juizado Especial da Infância e Adolescência (JEIA) do TRT da 15ª Região, da Gerência Regional do Trabalho e instituições do Sistema S (Senac-Franca e Descoop-SP), tem obtido ótimo resultados e sido referência. 

            Lei de Aprendizagem 

            A educadora Sandra Cristina Pedigone, coordenadora do Centro de Educação Integrada, comentou que o Selo Sicoob é um reconhecimento que enche de orgulho a todos, as equipes linha de frente envolvidas, as instituições parceiras, empresas e em especial, os alunos que têm se superando a cada momento, aguardando por oportunidades. Baseado na Lei de Aprendizagem, Sandra Pedigone sinaliza com boas novidades, em breve,  novos projetos, avançando nessa integração e inclusão gradativas.

            De acordo com a coordenadora do CEI, a ideia da cooperativa surgiu mediante um contato do Sicoob Credicocapec, avançando com a celebração dessa parceria que envolveu também, a Gerência Regional do Trabalho, Justiça do Trabalho TRT/15ª Região e Senac/Franca. O Projeto Incubadora de Cooperativismo conta com 20 aprendizes, com deficiência intelectual, contratados pela Lei da Aprendizagem, por 6 empresas, entre elas, indústrias de calçados, supermercados, correspondente bancário e instituição de ensino particular.

            As atividades práticas são realizadas no espaço do CEI e as teóricas no SENAC e, em determinados períodos, planejados nas empresas contratantes. 

            Atividades on-line no teletrabalho 

            No modelo de trabalho cooperativo, os alunos fabricam e comercializam produtos com papéis reciclado e Kraft, entre eles sacolas para presentes e aniversários infantis, caixa para presentes, portas retratos, blocos, cadernos e outros. 

            Esse trabalho segue com os alunos, por meio de teletrabalho, utilizando as plataformas digitais e aplicativos,  como Google Meet, Zoom, Whatsapp e, também disponibilizando materiais para a confecção dos produtos nas residências, com o acompanhamento pelos professores coordenadores do projeto.  

Educação alerta pais para atualizarem cadastros

creche 

            A Secretaria de Educação conclui nesta terça-feira, 16, o prazo concedido no edital de convocação da segunda listagem de vagas em creches para o agendamento, visando a efetivação da matrícula. 

            De acordo com o documento publicado no Diário Oficial do Município, 443 crianças foram convocadas nesta segunda relação, com o prazo para matrículas sendo iniciado no último dia 10.

            A Central de Vagas em Creches estima que cerca de 400 crianças já foram devidamente matriculadas nesta segunda etapa. Porém, ela fez um alerta, destacando que as diretorias das unidades estão encontrando dificuldades para localizar os pais ou responsáveis para o agendamento de matrículas. "Muitos famílias mudam de telefone e até mesmo de endereço e não atualizam seus cadastros nas creches ou na Central de Vagas. É essencial que essa atualização seja feita para evitar desencontros, o que pode até ocasionar a perda da vaga, fazendo com que o cadastro da criança fique inativo", explicou.

            Para esta segunda convocação de crianças, a Secretaria de Educação reforçou no edital, a recomendação para que caso, o pai ou responsável, cuja nome da criança conste da listagem, não receba o contato da creche, que ligue para a unidade, visando agendar a matrícula. 

            A efetivação da matrícula somente será feita, mediante ao agendamento e o não comparecimento no período estabelecido para o cadastro, implicará, automaticamente, na desistência da vaga.

            Para fazer a matrícula, os pais deverão apresentar, original e cópias, dos seguintes documentos:

Foto 3x4 da criança;

Cópia da certidão de nascimento e CPF da criança;

Cópias do RG e CPF dos pais;

Cópia do comprovante de endereço (talão de água ou luz)

Cópia do cartão Bolsa família e comprovante de recebimento do mesmo (quando possuir);

Cópia da carteira de vacinação da criança.

            A Central de Vagas em Creches, da Secretaria de Educação, disponibiliza o telefone 3711-9596, onde poderão ser obtidas mais informações, atualizados os cadastros e esclarecidas as dúvidas, tendo em vista que não está permitido o atendimento presencial na sede da secretaria, devido a fase emergencial do Plano São Paulo.

Educação analisa documentação de inscritos dos Bolsas Universidade e Medicina

      Os dois programas de auxílio mantidos pela Prefeitura para estudantes universitários, Bolsas Universidade e Medicina, tiveram respectivamente, 197 e 38 inscrições, oficializadas, inclusive com a entrega da documentação exigida. Cumprida essa etapa, a partir de então, as equipes responsáveis já estão trabalhando na análise da documentação apresentada, primeiramente, observando questões pontuais que possam caracterizar situações de impedimento, como tempo de moradia na cidade, renda familiar, onde e em quais condições estudaram, escolas públicas ou particulares, entre outras.
      A previsão é divulgar no dia 20, deste mês, a data da publicação dos classificados, nesse primeiro levantamento, em relação ao Bolsa Medicina e no dia 25, dos 38 inscritos no Bolsa Universidade. A partir de então, será iniciada a etapa seguinte, das entrevistas sociais para a seleção efetiva daqueles que serão os beneficiários. Este ano, estão sendo disponibilizadas 163 vagas para o Bolsa Universidade e 3 vagas para o Bolsa Medicina. Este, exclusivamente, para o Centro Universitário Municipal de Franca - Uni-FACEF.

Matrículas na Creches seguem até terça-feira

pexels pixabay 207665

      A Secretaria de Educação reitera o lembrete aos pais ou responsáveis pelas 443 crianças, cujos nomes constam da listagem da segunda chamada, sobre o agendamento das matrículas que deve ser feito até a próxima terça-feira, dia 16. A publicação pode ser conferida na edição do Diário Oficial do Município, da última quarta-feira.

      No edital, os pais ou responsáveis são orientados a observaram a ordem alfabética e as unidades, em que as crianças serão atendidas. Na primeira chamada foram convocadas e atendidas 1.907 crianças, totalizando 2.350 novas vagas disponíveis neste ano. Esses atendimentos começaram no mesmo dia e, excluindo o sábado e domingo, terão sequência até a próxima terça-feira, mediante o agendamento prévio, feito pelas equipes das Creches e Creches-Escolas, em contato telefônico.

      A Secretaria de Educação chama a atenção para o fato de que os responsáveis aguardem este contato durante este período e, caso não recebam o retorno, que liguem para as unidades pelos contatos disponíveis na publicação. Não haverá a efetivação da matrícula, sem o devido agendamento e o não comparecimento no período estabelecido para a matrícula, implicará, automaticamente, na desistência da vaga.

      Documentos necessários

      Para fazer a matrícula, os pais deverão apresentar, original e cópias, dos seguintes documentos:

Foto 3x4 da criança;

Cópia da certidão de nascimento e CPF da criança;

Cópias do RG e CPF dos pais;

Cópia do comprovante de endereço (talão de água ou luz)

Cópia do cartão Bolsa família e comprovante de recebimento do mesmo (quando possuir);

Cópia da carteira de vacinação da criança.

       A Central de Vagas em Creches, da Secretaria de Educação, disponibiliza o telefone 3711-9596, onde podem ser obtidas mais informações e esclarecidas as dúvidas, tendo em vista que não está permitido o atendimento presencial na sede da Secretaria, devido a Fase Vermelha do Plano São Paulo.

Educação divulga segunda chamada de vagas em Creches

1737 10032021 Pagina 03 

      A Secretaria de Educação publica na edição desta quarta-feira, 10, do Diário Oficial do Município, a listagem da segunda chamada de vagas em creches neste ano. 

      O documento apresenta a convocação de 443 crianças, cujos pais ou responsáveis deverão estar atentos a publicação, que contém a relação nominal, em ordem alfabética e as unidades em que as crianças serão atendidas. Na primeira chamada foram convocadas e atendidas 1.907 crianças, totalizando 2.350 novas vagas disponíveis neste ano. 

      Márcia Gatti, secretária de Educação, informou que a partir desta quarta-feira, 10 até o próximo dia 16, deste mês, excluindo o final de semana, as creches e creches-escolas farão contato telefônico com os pais ou responsáveis para agendar o atendimento para a efetivação das matrículas. Ela ressaltou que é importante que os responsáveis aguardem este contato durante este período e, caso não recebam o retorno, que entrem em contato com as unidades pelos telefones disponíveis na publicação. 

      Segundo a secretária, não haverá a efetivação da matrícula, sem o devido agendamento e o não comparecimento no período estabelecido para a matrícula, implicará, automaticamente, na desistência da vaga.

      Para fazer a matrícula, os pais deverão apresentar, original e cópias, dos seguintes documentos:

Foto 3x4 da criança;

Cópia da certidão de nascimento e CPF da criança;

Cópias do RG e CPF dos pais;

Cópia do comprovante de endereço (talão de água ou luz)

Cópia do cartão Bolsa família e comprovante de recebimento do mesmo (quando possuir);

Cópia da carteira de vacinação da criança.

     A Central de Vagas em Creches, da Secretaria de Educação, disponibiliza o telefone 3711-9596, onde poderão ser obtidas mais informações e esclarecidas as dúvidas, tendo em vista que não está permitido o atendimento presencial na sede da secretaria, devido a fase vermelha do Plano São Paulo. 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais