Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Educação

Educação forma mais de 360 alunos no PROERD

 

          A Secretaria de Educação, em parceria com a Polícia Militar, está promovendo cerimônias de formatura de 361 alunos que fizeram parte do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).
      A primeira entrega de certificados aconteceu na última terça-feira, na EMEB César Augusto de Oliveira. Participaram 77 estudantes que assistiram a uma apresentação musical. “Ter o curso do PROERD na escola foi importante para trabalhar com os alunos as tomadas de decisões que os ajudarão nas escolhas que fizerem”, contou Daniela Paula de Andrade Carrijo Silva, diretora da escola.
      A EMEB Frei Lauro também teve formatura. As cerimônias aconteceram na terça e na quarta-feira, no auditório do Centro Universitário Uni-facef, com 104 alunos recebendo seus diplomas e apresentação musical.
      As formaturas do PROERD serão encerradas nos dias 18 e 19 de dezembro, com a entrega de diplomas a 180 alunos da EMEB Sueli Contini Marques. A diretora, Islen Mari Porfírio, destacou a importância da parceria entre Secretaria de Educação e Polícia Militar. “É um programa que traz à comunidade escolar valores e princípios de suma importância e auxiliam as crianças e os jovens a nortearem suas escolhas para a vida. Para a comunidade é um ganho, pois serve de referência para os pais na formação dos filhos, usando o modelo de tomada de ações, onde as crianças aprendem a definir e analisar suas decisões”, disse.
 
O projeto
      O PROERD tem como objetivo primordial atuar na prevenção ao uso de drogas por crianças e adolescentes, desenvolvendo nos alunos a autoestima, controle de tensões, civilidade; além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões que podem incentivar o uso de entorpecentes. É realizado pela Secretaria de Educação com apoio da Polícia Militar, que ministra palestras e aulas de conscientização aos estudantes.

Educação encerra Exposição ‘Guardiões de Memórias’

 Guardioes da Memoria original

         O hall de entrada da Secretaria de Educação foi palco nos últimos dias, da 1ª Exposição ‘Guardiões de Memórias’, resultado de um trabalho coletivo envolvendo 38 educadores de arte e alunos da rede municipal sobre a cultura Afro-Brasileira.
      A mostra encerrada nesta quarta-feira, 13, reuniu uma coletânea de trabalhos retratando temáticas pertinentes à cultura Africana e Afro-Brasileira, sua história, levando os visitantes a uma viagem no tempo, conhecendo com mais profundidade o assunto em suas múltiplas perspectivas.
      O prefeito Alexandre Ferreira visitou a exposição, acompanhado pelo escritor e poeta Carlos de Assumpção e a equipe coordenadora de Artes da Rede Municipal.
Encantamento
      A gestora da Escola Estadual ‘Michel Haber’, no Jardim Paulistano, Katieli Silva Fonseca, esteve à frente de um grupo de professores, visitando a exposição e disse ter ficado encantada com a riqueza dos trabalhos. Segundo ela, foi uma grata surpresa, pela primeira vez, vista na prática com ações concretas, unindo Arte, Cultura e Educação, dialogando com a Lei Federal (10.639), que estabelece o ensino da História Africana e Afro-Brasileira nas escolas.
      O professor Carlos de Assumpção classificou a mostra como algo de grande significado, considerando que até pouco tempo não se falava em racismo e nem na causa das pessoas negras. "É um projeto que vai mudar Franca para melhor, propiciando um ambiente de harmonia e felicidade entre as pessoas e levar isso para as crianças ajuda a conscientizá-las desde cedo", comentou.
      Também emitiram opiniões a respeito da exposição, Magno Antônio Facirolli, professor de História e Filosofia, que acompanhou a equipe da escola que estava visitando à mostra, realçando a importância da iniciativa, o papel junto aos estudantes e comunidade em geral.
      Diana Gomes e Natália Ricci, coordenadoras de Artes da Rede Municipal, traçaram um histórico deste projeto, observando que antes foi desenvolvido “Nacuã”, sobre a temática dos povos indígenas, suas origens e papel no desenvolvimento da economia e cultura do país. "Guardiões de Memórias veio num segundo momento, um desafio que todos abraçaram, diretores, os primeiros a participarem de uma formação a respeito do tema, os professores e os alunos", explicaram.
      Junto com os estudos, foram feitas pesquisas em salas de aula conduzidas pelos 38 educadores, com o envolvimento dos estudantes da rede.  Com entrada gratuita, o espaço ficou movimentado nestes últimos dias, recebendo visitantes de escolas e dos demais segmentos.

Inscrições para matrículas em creches vão até sexta-feira

 Creches Sec original

          Termina nesta sexta-feira, 15, o prazo para os pais ou responsáveis por crianças com idades entre 4 meses e 5 anos e 11 meses concorrerem a uma vaga em uma das 85 creches municipais.  
      As adesões podem ser feitas das 8 às 17h30, na Central de Vagas, que fica na sede da Secretaria de Educação ou através do WhatsApp (16) 3711-9211.
      Para concorrer é necessário comparecer à Central de Vagas ou enviar via WhatsApp as cópias dos seguintes documentos: certidão de nascimento da criança que será inscrita; comprovante de residência (com CEP) em nome de um membro que compõe a família e que reside no mesmo endereço da criança (talão de energia elétrica da CPFL e outros); RG e CPF dos responsáveis legais; comprovante de renda dos moradores (comprovação de emprego e salário de todos que residem na casa acima de 16 anos); cartão do programa Bolsa Família ou outros programas sociais, caso a família seja beneficiária - comprovante de recebimento do benefício; comprovante de aluguel, financiamento (recibo e contrato) da moradia ou declaração do proprietário acompanhada da cópia do RG do mesmo e carteirinha de vacinação atualizada.
      De acordo com a Secretaria de Educação, as crianças que já estão inscritas continuam concorrendo às vagas e as inscrições seguem abertas o ano todo.
      Para esclarecimento de dúvidas, os interessados poderão entrar em contato pelo WhatsApp (16) 3711-9211.

Formatura da EJA tem aluna oradora de 85 anos

 Oradora original

           Com o auditório da Secretaria de Educação lotado, cerca de 130 estudantes do Projeto 'Educação de Jovens e Adultos' (EJA), mantido pela Prefeitura, receberam os certificados na noite da última segunda-feira.
      Além dos estudantes do CESUM (Centro de Ensino Supletivo Municipal) receberam os diplomas cerca de 90 alunos das demais unidades, que oferecem o ensino semipresencial, as Escolas ‘Prof. José Mário Faleiros’, do Jardim Aeroporto 3; “Prof. Antônio Sicchierolli’, no Jardim América e ‘Profa. Maria Helena Rosa Barbosa’, no Jardim Redentor. Uma parceria firmada da Prefeitura com o Senai, possibilita aos estudantes dos cursos semipresenciais, a participação em especializações técnicas, inclusive com o fornecimento do transporte.
      A cerimônia contou com apresentação da Orquestra do Senai/Franca, sob a regência do maestro Rafael do Reis Silva, que antecedeu a entrega dos diplomas. O destaque foi para a oradora da turma do 9º ano do Ensino Fundamental II e 4º termo do Ensino Médio,  Edith Carrijo Tasso, de 85 anos.
      Amparada pelo filho Alexandre Carrijo, emocionou o público com seu exemplo de perseverança, disposição e otimismo. Edith conclui o ciclo de aprendizado no CESUM (Centro de Supletivo à Distância), unidade que conta hoje com cerca de 2 mil alunos matriculados, que funciona no Colégio Champagnat. Na cerimônia de formatura, 128 alunos dos níveis Médio e Fundamental eram oriundos do Centro de Aprendizado, onde os estudantes fazem a opção pelas disciplinas, conforme a ordem da grade curricular, retiram o material, estudam em casa e quando se sentem aptos vão a escola e realizam as avaliações.
      Nascida em Ibiraci, Edith Carrijo Tasso é viúva do pintor Hélio Tasso, falecido em 2018,  mãe de 6 filhos, 12 netos e 4 bisnetos. Ela disse ter vivido um dos momentos mais felizes da sua vida, ao receber o certificado de conclusão do curso do Ensino Fundamental, agradecendo aos colegas por terem a escolhido como oradora da turma. Incentivada pela nora e o filho procurou a EJA em 2020 e não parou mais de estudar.
      Edith quis preencher o seu tempo e aprimorar o seu aprendizado, paralisado no terceiro ano primário de uma escola rural, onde residia quando criança. Enalteceu a paciência e dedicação dos professores, que muito ajudaram na elucidação das dúvidas.
      O material didático era levado em sua casa na Vila Flores, pelo filho, onde estudava e com dedicação concluiu o curso, o que a deixou feliz e grata a todos que a ajudaram.
Matrículas abertas
      A diretora do CESUM (Centro de Ensino Supletivo Municipal) ‘Profa. Climene Rebelo Novelino’, Leandra Fernandes de Oliveira, relata que as matrículas podem ser feitas o ano todo, contando com uma equipe de educadores aptos a oferecerem todo o suporte para os estudantes em suas dúvidas. A metodologia  é prática e objetiva, permitindo ao aluno completar o seu ciclo de aprendizado em tempo recorde e sem sair de casa, comparecendo apenas para os exames. Todo o material didático é fornecido gratuitamente. A unidade fica no Colégio Champagnat (Av Champagnat, 1808, Centro) e funciona de segunda a sexta-feira, das 14 às 20 horas.
      Nas demais escolas também estão abertas as inscrições para o Programa de Matrícula Antecipada – Ano 2024, para os Ensinos Fundamental e Médio, na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos - presencial e semipresencial) até o dia 31 de janeiro de 2024.
      As adesões para o Ensino Presencial podem ser feitas na secretaria das próprias escolas: Escola Municipal Prof. Antônio Sicchierolli, no Jardim América; Escola Municipal Prof. José Mário Faleiros, no Aeroporto 3 e Escola Municipal Prof.ª Maria Helena Rosa Barbosa, no Jardim Redentor, das 14 às 20 horas.
      No ato da matrícula, os interessados e responsáveis pelo aluno menor de 18 anos deverão apresentar cópias e original do CPF, RG; cópia de um comprovante de endereço com CEP; cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento; cópia da Certidão de Nascimento dos filhos; Declaração de trabalho; Comprovante de escolaridade anterior e uma foto 3x4.
      Para o Ensino Fundamental - Anos Finais, é exigida a idade mínima de 15 anos completos para qualquer ano do Ensino Fundamental. Já para o Ensino Médio, mediante a comprovação de conclusão do Ensino Fundamental, a idade mínima exigida será de 18 anos completos para qualquer série do Ensino Médio. As matrículas para o Ensino Médio atenderão aos critérios do Novo Ensino Médio. No ato da matrícula, o aluno assinará o Termo de Ciência de que concluirá o Ensino Médio em dois anos.
 

Formatura EJA original

 

EJA está com matrículas abertas para 2024

 EJA EAD original

          O Programa de Matrícula Antecipada – Ano 2024, para os Ensinos Fundamental e Médio, na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos - presencial e semipresencial), está com as matrículas abertas até o dia 31 de janeiro de 2024, alerta a Secretaria de Educação.
      As adesões para o Ensino Presencial podem ser feitas na secretaria das próprias escolas: Escola Municipal Prof. Antônio Sicchierolli, no Jardim América; Escola Municipal Prof. José Mário Faleiros, no Aeroporto 3 e Escola Municipal Prof.ª Maria Helena Rosa Barbosa, no Jardim Redentor, das 14 às 20 horas.
      Já para o Ensino Semipresencial, do CESUM (Centro de Ensino Supletivo Municipal) Profª. Climene Rebelo Novelino Abdala, as matrículas são permanentes, com atendimento o ano todo, na unidade que fica no Colégio Champagnat (Av Champagnat, 1808, Centro), das 14 às 20 horas.
Como inscrever
      No ato da matrícula, os interessados e responsáveis pelo aluno menor de 18 anos deverão apresentar cópias e original do CPF, RG; cópia de um comprovante de endereço com CEP; cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento; cópia da Certidão de Nascimento dos filhos; Declaração de trabalho; Comprovante de escolaridade anterior e uma foto 3x4.
      Para o Ensino Fundamental - Anos Finais, é exigida a idade mínima de 15 anos completos para qualquer ano do Ensino Fundamental. Já para o Ensino Médio, mediante a comprovação de conclusão do Ensino Fundamental, a idade mínima exigida será de 18 anos completos para qualquer série do Ensino Médio. As matrículas para o Ensino Médio atenderão aos critérios do Novo Ensino Médio. No ato da matrícula, o aluno assinará o Termo de Ciência de que concluirá o Ensino Médio em dois anos.
      Já o 2º semestre de 2024 terá período de matrículas de 17 de junho a 31 de julho de 2024.
      Confira a relação das escolas para as matrículas da EJA:
Ensino Presencial:
Escola Municipal Prof. Antônio Sicchierolli
Rua Prof. Laerte Barbosa Cintra, 929, Jardim América – 3706-8220 / 3706-8221
Escola Municipal Prof. José Mário Faleiros
Rua Leandro Fernandes Martins, 1971, Jardim Aeroporto III – 3706-7812
Escola Municipal Prof.ª Maria Helena Rosa Barbosa
Rua João Francisco Murzi, 5210, Jardim Redentor – 3706-7985 e 3706-7986
Ensino Semipresencial:
CESUM – Profª. Climene Rebelo Novelino Abdala
Avenida Champagnat, 1808, Centro - 3701-8367, 3706-8210 e 3706-8211.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais